Oi gente, tudo bem?
Eu não chamaria de limitações, o aabb até usou entre áspas, porque a palavra mais adequada é incompatibilidade, se o pessoal dessas empresas desenvolverem shaders do MR para seus plugins, o Mental Ray passa a aceita-los normalmente, e tenho certeza que isso vai acontecer, pode demorar um pouco, mas é certeza que vai acontecer.
Sobre o Brazil, realmente ele parecia mais limitado na versão 1, já na versão 1.2 melhorou muito, tem Shaders que permitem uma maior configuração de materiais, antes só tinha os dois materiais dele, na versão 1 nem tinha Motion Blur, usava o do Max, na 1.2 já tem Motion Blur, não testei para ver se é bom, mas tem.
É nessas partes que você começa a sentir a diferença entre os renderizadores, porque se você só faz imagem estática, como maquete eletrônica, nunca vai perceber o real poder do render e seus problemas, é na animação que afunila o negócio.
O Final Render só foi para o saco quando tentaram animar com ele, até tentarem animar com ele era considerado uma revolução.
O V-Ray tem um ótimo Motion Blur, mas dá pau direto, o Monte Carlo dá erro direto, o Adaptative também da erro, menos que o Monte Carlo, mas a qualidade é pior.
Agora você pega um Mental Ray para animar, é perfeito, não gera flicker, é rápido em renderfarm, foi feito para isso, os outros tem problemas com render em rede, o V-Ray por exemplo tem que fazer o Irradiance Map em todas as máquinas, demora o mesmo tempo que render em uma só, veja o Motion Blur e o Dof do Mental Ray, é perfeito em animações em qualquer situação, é essas coisas que fazem a diferença quando uma produtora de cinema escolhe o render que vai usar.
Abraços