continuo com duvida da modelagem (desculpas a todos)

Por: segundo  

Em: 05/11/2004 09:50

o que eu quero dizer é que por exemplo, se vou criar uma cena animada ou nao, de um quarto, com cama, telefone, televisao, mesinha, almofadas, guarda-roupa e etc. se fosse voces que criasem se seguiriam o tamanho real das coisas ou nao, ex: tirar medidas de um guarda-roupa real pra fazer um em 3d ou simplesmente vao ajustando as coisa no olho mesmo, o tamanho do armario é esse, o da cama é essa e assim vai. por que pensei que quando iam fazer isso voces tiravam a medda real das coisa tipo um guardo roupa tem 1,90 dealtura com 2,30 de largura e por ai vai... desculpas desde de já a todos pelas perguntas.
e ae brother blz... seguinte, no max eh ruim de trabalhar com medidas, ai se vosse fazer toda cena com medida seria bom usar outros sofwares, eu particularmente uso o max, modelo tudo nele, se vou criar uma cena eu crio no olhometro mesmo, pois a cena que ira apresentar sera apenas para visualizacao, ficando com as proporcoes correta ta legal, abracos Testa
_____ Senior 3D Artist https://www.linkedin.com/in/fabianoferrari/
Oi segundo, primeiramente (não resisto :lol: ), se trabalha com vizualizações independente de ser artístico ou não tem que ter sua devida proporção. Eu trabalho com arquitetura, e tudo que faço está na sua correta dimensão, como no caso que citou do guarda-roupa. O max não é muito bom de medidas, mas dá pra conseguir resultados precisos, você pode usar por exemplo (não inteligente eu acho, mas funcional) no caso do guarda-roupa um [i:5bb3822ba1]box [/i:5bb3822ba1]com a dimensão de 2,30x0,45x1,90m e encaixar seu guarda-roupa dentro desse box ;) , outra maneira é no menu [i:5bb3822ba1]Utilities panel > Utilities rollout > Measure button [/i:5bb3822ba1]ir trabalhando olhando o [i:5bb3822ba1]Measure[/i:5bb3822ba1] que vai mostrando as medidas do objeto selecionado
Aê, brow!!! Eu também trabalho com arquitetura e uso o max direto. Antigamente modelva tudo no autocad e exportava pro max (3d studio 4, na verdade). Usava o 3d studio e gora o max, só prá texturizar e renderizar. Mas quando aprendi a dar a precisão necessária no max, passei a modelar só nele. É claro que ele não tem a precisão estúpida do AutoCad, mas para a representação a que se presta está mais do que suficiente. O que ajuda bastante é vc desenhar a planta, mesmo que sumária, no cad em suas medidas reais e depois importar no max. Aí vc tem uma base bastante precisa como referência podendo, inclusive, se utilizar das splines importadas como parte da modelagem... Fui!!!
ói nóis aí trá-veis
Bom taí algo que estou precisando fazer..sair do CAD e começar a modelar direto no MAX. Mas é complicado quando se trabalha há 8 anos em um programa e depois tentar fazer o que vc faz em um outro...bom eu uso o MAX para renderizar, texturizar, iluminar, e fazer algumas coisinhas..agora um projeto inteiro eu nunca fiz..mas tenho maior vontade..esses dias estava tentando fazer um quardo inteirinho no MAX, se nenhuma vírgula do CAD..mas pra falar a verdade que dureza..que vontade de fazer no CAD...mas não consegui..tive que fazer no CAD e renderizar no MAX..aliás estou terminando estes dias. Mas pra mim está sendo difícil, fazer tudo só no MAX. :(:( ;) ..mas eu chego lá...
Dino, vc não sabe como eu te entendo. Não foi fácil migrar a modelagem. Mas não foi fácil encarar uma interface diferente. Eu também trabalho com autocad há muitos anos, 12 prá falar a verdade. Meu primeiro contato foi com a versão 1.3. Eram 03 disquetinhos de 5 1/4" que a gente carregava num PC XT (???!!!???) :00: Mas aprendi na versão 9.0 e comecei a trabalhar realmente na versão 11. Ainda trabalho com o autocad.É minha principal ferramenta de trabalho. Mas na hora da modelagem, Max na veia (hehehehe). Fui!!!
ói nóis aí trá-veis
Ae segundo e a galera que respondeu. Acredito que para vc conseguir as modelagem de um mesmo tamanho x dentro do max, o correto é vc primeiro, treinar seu olho, usando formas simples, e depois, aprender a usar a camera, ela tb dá uma realizada nas coisas, dependendo de como colocar e configurar a camera, bingo a imagem fica top. Outra coisa o bom senso, se o quarto é um box faz ele bem grande, depois faz uma janela para ter uma idéia de tamanho, depois faz a cama, para ter + ou - uma noção de q tamanho as outras coisas vão ter. depois faz a estante, que é maior que a cama, e a largura, um pouco mais ou não assim vc vai montando sem precisar ficar calculando, nada. Se as peças forem construidas separadamente, tudo bem, dá um merge, no que vc precisa manda pra dentro da tela que vc está trabalhando depois, dá uma escala nela, assim ela vai ficar do tamanho que vc precisa e certinho. Ae não sei se ajudei, mas a idéia foi essa que tive, do papo seus ai. Até mais.
Oi gente, tudo bem? Eu não quero discordar do Zique que tem grande experiência na área, mas veja só. Mesmo sendo apenas uma ilustração do projeto arquitetônico, eu acho que o certo é fazer o modelo da alvenaria num programa de CAD, porque tem coisas que só em 3D vai poder perceber e corrigir enquanto ainda está no projeto, porque se não fizer o projeto realmente em 3D só vai ver esses problemas no campo quando a obra estiver de pé, a não ser que a pessoa faça um corte a cada 5 cm do projeto, porque só com os cortes normais não tem como perceber certos problemas. Fora isso você pode fazer muitos outros estudos se tiver com um modelo nas medidas exatas, como projeto de iluminação, ensolação da residência e muito mais. O Max não oferece facilidades para esse tipo de trabalho, enquanto que qualquer programa de CAD oferece muitas, mas não estou falando do AutoCAD, porque quem modela arquitetura no AutoCAD puro também passa canceira em certos pontos, mas tem programas específicos para modelagem arquitetônica que dão um banho no 3DS Max de longe, de muito longe, como o Arq3D, o Architectural Desktop, o Revit e muitos outros. Veja como o Zique faz, ele primeiro desenha no AutoCAD e leva as linhas para o Max, caso contrário passaria a maior canceira para fazer apenas a planta baixa. só que não é apenas essas linhas da planta baixa que vão permitir que todo o resto saia de acordo, e a inclinação correta do telhado por exemplo, a altura certa do oitão, o tamanho certo do beiral, teria que trazer linhas de tudo para poder sair tudo certinho como no projeto. Então acaba sendo mais fácil fazer logo num programa de CAD, não toda a modelagem, apenas a alvenaria, e usando um Arq3D por exemplo, nem tem que aprender nada, é dentro do CAD mesmo que a pessoa já está acostumada. Depois importa essa lavenaria no Max e modela nele os objetos de decoração e tudo mais, que não precisam de medidas exatas. Não é apenas pela precisão nas medidas que é melhor fazer num programa de CAD, além disso é muito mais rápido, mas muito mais rápido mesmo, e fica perfeito sem o menor esforço, o Arq3D por exemplo gera o telhado completo com telhas e madeiramento em 3D, imagine o tempo que leva para fazer o mesmo no Max! Por melhor que seja a pessoa no Max, não tem como fazer mais preciso mais rápido que uma pessoa boa num programa de CAD, é impossível. Sei como é difícil mudar de programa e interface, também começei no AutoCAD e apanhei muito do 3D Studio for DOS na época. O pessoal aqui sabe que eu acho o sistema do Sandro o correto e o melhor possível, e olhando os trabalhos dele podem ver o resultado maravilhoso que consegue, além de uma ótima foto do projeto, ele pode até falar para o cliente em que dia do ano e em que hora a sombra vai entrar dentro da piscina por exemplo, se faz meio no olho não pode falar isso, se o telhado não está na altura certa não pode falar isso. O Max foi feito para vídeo, tanto que renderiza a 72 DPI, não aceita CMYK que é próprio para impressão, não tem nada a ver com projetos técnicos. É o mesmo que tentar desenhar com vetor no PhotoShop, dá certo, tem algumas ferramentas, mas nem se compara ao Corel Draw, Free Hand e Illustrator, você consegue fazer e pode ficar lindo como já vi muitos, mas certamente demorou muito mais do que se fosse feito no Corel Draw, que é próprio para isso. A cada ano que passa o Max oferece mais facilidades nessa área, hoje já é muito melhor do que era antes, mas ainda está a anos luz de distância de qualquer programa de CAD, veja a Alias por exemplo, tem o Maya e o Studio Tools, esse último é o Maya para projetos técnicos, porque são duas áreas muito diferentes, que acabam se encontrando só no final, na renderização. A partir do Max 6 tem o Meassure Distance no menu Tools, ele é o Dist do AutoCAD, que sempre usei como argumento para mostrar a diferença de facilidade entre um sistema de CAD e um sistema Free Form Modeler como o Max, agora não posso usar mais esse argumento, porque já pode medir facilmente como faria no CAD, mas só depois de pronto, enquanto que em sistemas de CAD você já faz na medida exata sem esforço nenhum, usando coordenadas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138518

Últimos membros registrados: Mvyeira , luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 1295, sendo 10 membro(s) e 1285 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: aljamenjitu, MarcioBottega, Geraldo Nunes, Alessandro.Marcos, Willmitnick, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Vladis, Victor Mendonça, Frederico Wagner N. R..

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.