Oi gente, tudo bem?
Eu não quero discordar do Zique que tem grande experiência na área, mas veja só.
Mesmo sendo apenas uma ilustração do projeto arquitetônico, eu acho que o certo é fazer o modelo da alvenaria num programa de CAD, porque tem coisas que só em 3D vai poder perceber e corrigir enquanto ainda está no projeto, porque se não fizer o projeto realmente em 3D só vai ver esses problemas no campo quando a obra estiver de pé, a não ser que a pessoa faça um corte a cada 5 cm do projeto, porque só com os cortes normais não tem como perceber certos problemas.
Fora isso você pode fazer muitos outros estudos se tiver com um modelo nas medidas exatas, como projeto de iluminação, ensolação da residência e muito mais.
O Max não oferece facilidades para esse tipo de trabalho, enquanto que qualquer programa de CAD oferece muitas, mas não estou falando do AutoCAD, porque quem modela arquitetura no AutoCAD puro também passa canceira em certos pontos, mas tem programas específicos para modelagem arquitetônica que dão um banho no 3DS Max de longe, de muito longe, como o Arq3D, o Architectural Desktop, o Revit e muitos outros.
Veja como o Zique faz, ele primeiro desenha no AutoCAD e leva as linhas para o Max, caso contrário passaria a maior canceira para fazer apenas a planta baixa.
só que não é apenas essas linhas da planta baixa que vão permitir que todo o resto saia de acordo, e a inclinação correta do telhado por exemplo, a altura certa do oitão, o tamanho certo do beiral, teria que trazer linhas de tudo para poder sair tudo certinho como no projeto.
Então acaba sendo mais fácil fazer logo num programa de CAD, não toda a modelagem, apenas a alvenaria, e usando um Arq3D por exemplo, nem tem que aprender nada, é dentro do CAD mesmo que a pessoa já está acostumada.
Depois importa essa lavenaria no Max e modela nele os objetos de decoração e tudo mais, que não precisam de medidas exatas.
Não é apenas pela precisão nas medidas que é melhor fazer num programa de CAD, além disso é muito mais rápido, mas muito mais rápido mesmo, e fica perfeito sem o menor esforço, o Arq3D por exemplo gera o telhado completo com telhas e madeiramento em 3D, imagine o tempo que leva para fazer o mesmo no Max! Por melhor que seja a pessoa no Max, não tem como fazer mais preciso mais rápido que uma pessoa boa num programa de CAD, é impossível.
Sei como é difícil mudar de programa e interface, também começei no AutoCAD e apanhei muito do 3D Studio for DOS na época.
O pessoal aqui sabe que eu acho o sistema do Sandro o correto e o melhor possível, e olhando os trabalhos dele podem ver o resultado maravilhoso que consegue, além de uma ótima foto do projeto, ele pode até falar para o cliente em que dia do ano e em que hora a sombra vai entrar dentro da piscina por exemplo, se faz meio no olho não pode falar isso, se o telhado não está na altura certa não pode falar isso.
O Max foi feito para vídeo, tanto que renderiza a 72 DPI, não aceita CMYK que é próprio para impressão, não tem nada a ver com projetos técnicos. É o mesmo que tentar desenhar com vetor no PhotoShop, dá certo, tem algumas ferramentas, mas nem se compara ao Corel Draw, Free Hand e Illustrator, você consegue fazer e pode ficar lindo como já vi muitos, mas certamente demorou muito mais do que se fosse feito no Corel Draw, que é próprio para isso.
A cada ano que passa o Max oferece mais facilidades nessa área, hoje já é muito melhor do que era antes, mas ainda está a anos luz de distância de qualquer programa de CAD, veja a Alias por exemplo, tem o Maya e o Studio Tools, esse último é o Maya para projetos técnicos, porque são duas áreas muito diferentes, que acabam se encontrando só no final, na renderização.
A partir do Max 6 tem o Meassure Distance no menu Tools, ele é o Dist do AutoCAD, que sempre usei como argumento para mostrar a diferença de facilidade entre um sistema de CAD e um sistema Free Form Modeler como o Max, agora não posso usar mais esse argumento, porque já pode medir facilmente como faria no CAD, mas só depois de pronto, enquanto que em sistemas de CAD você já faz na medida exata sem esforço nenhum, usando coordenadas.
Abraços