Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Shal   São Paulo
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
Eme-M   São Paulo - AC
Alex Sandro Boschetti   são domingos - SC
Leonardo   Poços de Caldas

pergunta muito imbec?l!!!! Como ajustar o tamanho em cm!!!

Por: ebasilio  

Em: 06/11/2004 11:13

Olá pessoal, até que eu já estou fazendo muitas coisas no 3ds max, mas quando a gente começa a querer fazer nas proporções corretas aí que o bicho começa a pegar. Parece brincadeira, mas não estou conseguindo acertar o tamanho da peça pela unidade. quando clico no scale, ele me dá a medida em porcentagem (100) agora se eu quiser acertar por cm por exemplo, onde eu vou? Juro pra vcs que não encontrei. Quando vc acaba de criar a peça, até que dá pra ajustar o tamanho na paleta modify ou no parameters, mas depois que vc transforma pra poli ou mesh, aquela propriedade some e não dá mais pra modificar por lá. Se alguem me ajudar eu agradeço. Novamente valeu pessoal.
cara.. vai no menu "Customize / Units Setup" e escolhe a unidade de medida que lhe for mais conveniente :-P
explicit, a unidade já esta em cm e mesmo assim o eixo x, y e z continuam em 100.
E ae ebasilio jóia. Quando vc aplica o mesh ou poly, essa função some mesmo. Eu tb penei muito um tempo com isso, a maneira mais prática que achei, foi antes de começar a modelar, imagino a peça, e ae coloco, as quantidade de vertex, no modelo primário... mas pra isso tem que imaginar, pq depois que vc deu um edit... Bau bau, sem chances de voltar atrás... A maioria das vezes modelava várias peças para saber a quantia correta que eu realmente ia precisar, é duro, mas acredito que nesse ponto, e díficil. Até mais
Oi ebasilio, tudo bem? Como sempre falo aqui, o Max não é para modelagem com medidas precisas, não tem a menor facilidade para isso, não foi feito para isso, não é adequado para isso. O Max é um programa Free Form Modeler, ou seja, é para modelagem artística no olhometro, como qualquer trabalho artístico, um artista não precisa medir um rosto para desenha-lo, o mesmo se aplica a todos os programas de modelagem Free Form como o Max, Maya, SoftImage XSI, Light Wave, Houndini, Cinema 4D e muitos outros. Para modelar projetos técnicos com medidas deve usar um programa de outra linha, conhecida como CAD (Computer Aided Design), ou seja, projeto assistido por computador. Neste tipo de programa você tem todas as facilidades e recursos do mundo para modelar com precisão o que desejar, entre estes progamas estão o AutoCAD, o Architectural Desktop, o Rhinoceros 3D, o Catia, o SolidWorks e muitos outros. Cada área usa um tipo de programa, e o programa específico para aquela área oferece as facilidades que precisa para aquele tipo de trabalho, enquanto que programas de outras áreas não oferecem. Como disse num outro tópico, é o mesmo que tentar desenhar no PhotoShop com vetor, até dá, tem algumas ferramentas para isso, mas não chega nem perto dos recursos e facilidades que um Corel Draw, um FreeHand ou um Illustrator oferece para desenhar com vetores. Portanto se souber muito bem modelar no Max, vai levar 20 vezes mais tempo para fazer um projeto com medidas do que levaria mesmo sem saber nada num programa de CAD, porque um progama de CAD foi feito para isso. Abraços
EBASILIO, O SCALE SO TRABALHA com porcentagem mesmo, se precisar diminuir o tamanho do objeto para um valor menor, teria que fazer uma continha usando regra de três tipo: 1) Tamanho atual = 100% Tamanho desejado = X 2) tamanho atual*x=tamanho desejado * 100 3) x=tamanho desejado * 100 / tamanho atual <<<Formula Final na pratica: Digamos que tenho uma mesa com 100cm de comprimento por 70 de largura. legal, mas depois de uma conversa com o cliente decidiu-se que a mesa teria 120 cm de comprimento. blz, mas ja convertemos o chamfer box para edit poly. nesse caso, usariamos o nonuniformscale (o segundo tipo de scale na lista) no eixo y na viewport perspective. mas que valor colocar na porcentagem??? Aplicando a fórmula: x= 120(Tamaho desejado) *100 / 100(tamanho atual) x=12000/100 x= 120 Nesse caso colocariamos 120 no campo de y do lado direito da janelinha de scale. existem outras formas de scalar um objeto, mas usando o scale transform desse jeito que falei funciona. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707749.

Total de membros registrados: 135339

Últimos membros registrados: Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART.

Usuário(s) on-line na última hora: 425, sendo 15 membro(s) e 410 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Vladis, Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, Cledson, Philaraujoo, Victor Mendonça, Eng Damasceno, Abilio, Pedro Juliato, Daniel Monteiro, Baldo, gago, emersonforentin, Adalberto Rocha, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.