Mental ray - Algumas Dúvidas (HDRI, Luzes, GI)

Por: CarloZ!  

Em: 11/05/2012 00:22

Olá galera, queria tirar algumas duvidas, quando temos uma Daylight mr sun/mr sky na cena, se colocarmos uma HDRI no Enviroment ele tbm ajuda a iluminar a cena?
Ele soh vai influenciar no reflexo neh, mais sem gerar luz, ou vai tbm?

--------------------------//--------------------//-----------------------------------

Quando trabalhamos com o GI, na distribuição do mapa de photons, na luz temos a opção de configurar Manualmente ou deixar no Automatic... No caso do Automatic eu sei que
a quantidade de photons que ela vai emitir vai depender da intensidade dela...
Por exemplo:

Configs:

Render Setup:
Average Gi photons per light: 10.000 (10 mil)

Temos 2 luzes na cena:

1 Omni / Multiplier: 1
2 Omni: / Multiplier: 0.5

Eu sei que no total da cena vai ser os 10 mil vezes a quantidade de luzes na cena,
ou seija, 10.000 x 2 = 20.000, Logo vamos ter 20 mil photons na cena.

Então ali a omnni com multipler 1 vai emitir muito mais photons na cena do que a com
0,5, supondo, a omni multiplier 1 vai emitir 15 mil e a com multiplier 0,5 vai emitir os outros 5 mil, totalizando 20 mil!
E a pergunta é, no modo Manual, a quantidade de photons que eu estabelecer nela vai ser exatamente a quantidade que ela vai emitir, ou a intensidade do multiplier da luz, tbm vai influenciar, que nem no Automatic?

Se eu colocar 10 mil em cada omni elas vão emitir 10 mil cada uma exatamente ou vai depender tbm da intensidade!

--------------------------//--------------------//-----------------------------------

O correto eh configurar cada luz pra emitir a msm quantia de photons neh? pois percebo
que quando uma luz estah emitindo mais photons que as outas, essas que estão emitindo
menos, o FG ñ consegue suavizar e fica manchado com pontos luminosos!

Desculpa eu explicar tudinho ai, issu é o que eu aprendi,
eh que serve tbm se eu tiver errado pra vcs me corrigirem, grato a todos! abrçss
E aí Unai!
HE!HE!

Sobre a 1ª pergunta, se tu for fazer um teste rápido aí já vai perceber e encontrar a resposta. HE!HE! Foimal pela resposta. É porque num testei aqui não. HE!HE!

-----------------------------//-----------------------//-----------------------

2ª pergunta, se vc configurar no mental ray para emissão de 10.000 photons,
omni com intensidade 1,0 irá emitir a quantidade total de photons que vc configurou, ou seja, 10.000
omni com 0,5 na intensidade irá emitir, possivelmente, a metade, ou seja (5.000 photons), mas neste caso não sei lhe informar se seria exatamente isso. Pois con certesa irá emitir bem menos que a outra omni com intensidade 1,0, mas fica difícil de lhe dizer se será exatamente a metade dos photons.

sobre a questão da configuração manual dos photons.
Se tiver no automatico o valor 1,0 (energia e quantidade dos photons) significa que terá a mesma intensidade e a quantidade que foi configurado no mental ray.
valor 0,5 significa que será terá a metade da intensidade e quantidade configurada no mental ray
valor 2,0 significa que será o dobro da intensidade e quantidade que está configurada no mental ray.
se tiver no manual as configurações de intensidade quantidade de photons configuradas no mental ray são desprezadas e passam a valer os valores que estiverem no modo manual. Exemplo: se no mental ray tiver com 1,0 na intensidade e 10.000 na quantidade dos photons, e se no modo manual tiver com 2,0 na intensidade e 20.000 na quantidade de photons nos parâmetros da(s) luz(es), então serão emitidos 20.000 photons com 2,0 de intensidade desta(s) luz(es). As demais luzes que não tiverem com o modo manual habilitado serão emitidos e com a intensidade que estiver configurado no mental ray.

uma coisa importante: neste exemplo eu tratei a intensidade com valor 1,0 no mental ray e valor 2,0 no modo manual. Isto não quer dizer que o valor 2,0 terá o dobro de intensidade do que está configurado no mental ray. Veja que no mental ray está por padrão o valor 1,0 no Multiplier, e no modo manual das luzes está com valor 50.000,0 no Energy (Energy era o antigo nome do Multiplier no mental ray). Apesar de serem números bem diferentes, na questão de intensidade é a mesma coisa. Isso se deve porque, na verdade, o valor 1,0 que está no mental ray é um multiplicador do valor 50.000,0. Por isso que, tanto o valor 1,0 no Multiplier do mental ray e o valor 50.000,0 no Energy do modo manual, terão o mesmo efeito, a mesma intensidade.

Entendi New, hehe algumas coisas que vc falow eu jah estava ciente...
Mais a questão que me referia era de intensidade da luz no multiplier dela,

pq esta diretamente ligado tbm e interfere na quantidade photons q ela vai emitir,
eu sei q no modo automatico acontece issu, dai queria saber se no modo
manual o multipler da intensidade dah luz tbm interfere, na quantia que ele vai emitir,
ou se eu botar ali 10.000 photons ele vai emitir exatamente issu independentemente do
multiplier da intensidade da luz!
O Multiplier da luz sempre irá influenciar na quantidade e intensidade dos photons, seja configurado os photons pelo mental ray ou pelo modo manual. Esqueci de dizer lá em cima, que a intensidade da luz interfere não somente na quantidade dos photons, mas também na intensidade deles.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 311

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.