jcbahia Boa Noite...
Existem varias maneiras:
1° Essa seria a forma de modelar de verdade mas é unusual - Voce pode usar o zbrush, atravez de uma técnica chama \"Alpha\", \"Alpha\" nada mais é do que uma imagem preto e brando, sendo que onde for mais escuro menos relevo e quanto mais claro mais relevo, sobre a malha só que essa técnica a malha vai ficar com muitos poligonos mesmo, só deve ser usada quando a visualição é muito proxima e o objeto é de destaque na cena, se não não compensa.
2° Bump - \"Bump\" é um relevo ilusorio criado pelo max, ele funciona com mapa da mesma forma que o \"displacement\" ou \"Alpha\" preto e branco, sendo que onde mais claro, mais relevo e quanto mais escuro, menos relevo, a ilusão se da pela entrancia da luz nas fendas do mapa (partes escuras) dando a ilusão de profundidade, mas nas bordas sera plano (sem relevo) o ideal é esconder as pontas.
3° Displacement - Essa é a melhor maneira no seu caso, se for parede para maquete eletronia, há o displacement padrão que é aplicado no material, so que este apresenta limitaçãos, em curvas ele rasga a malha, o modificador VrayDisplacementmod opte por ele caso use Vray ele tem muitas opções, uma delas excepcional é a opção \"Keep continuity\" ele solda as bosdas nas curvas e não resga permite que o relevo continue, e modificador Displacement que é parecido com tecnica \"Alpha\" do zbrush, mas muito pior, alem da malha ficar \"Hi\" ele é limitado a mapeamento de forma primaria.
VrayDisplacementMod - site com parametros http://www.spot3d.com/vray/help/150SP1/displMod_params.htm
Só umas dicas ae, minha humilde colaboração, pessoal pesso que me corrijam se estiver errado ae... vlw t+