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Dúvidas Render Mental Ray

Por: guilhermeaumello  

Em: 18/09/2012 19:56

Olá boa tarde a todos. agradeço desde já a atenção de todos. Tenho uma duvida referente a duas imagens e ao 3DS Mas Design 2012. bom estava começando a trabalhar com o 3ds max 2010 porem agora estou usando o 3ds max design 2012 e estou me batendo bastante para me adaptar a biblioteca de materiais. Gostaria de saber se tem algum modo de voltar a como era a do 3ds max 2010. estou perdidaço não consigo entender a criação de materiais naquela biblioteca.

outra duvida é a ajuda que eu gostaria. é que estou trabalhando com projetos no revit e descobri a possibilidade de importar para o 3ds max no formato fbx com todos os materiais, sun, cameras, tudo bonitinho. Porem gostaria da ajuda para aprender a melhorar as imagens feitas. vou postar duas imagens uma interna e outra externa e gostaria de opiniões e a ajuda de vocês para melhorar estas imagens, mais a interna que não consigo fazer com que a iluminação interior fique melhor. Obs. não houve alteração nenhuma nos materiais importados do revit, e o estou renderizando com o mr photographic exposure (algo assim né) pois a cena importada do revit sem esse controle de exposição fica clara, quase branca.

desculpem o texto grande e se estou pedindo demais.

obrigado, e novamente agradeço a colaboração.

obs.: depois que aprender a mudar a biblioeca do max para a antiga, ou me adaptar a nova, pretendo fazer novos renders destas duas imagens com materiais melhorados. Detalhe que este projeto não é meu, é apenas um modelo que vem junto na instalação do revit. Grato.
o material editor basta mudar para Compact que fica igual as versoes anteriores e aconselho e nao usar nada do revit apenas a modelagem e refazer materias e iluminação no max...
Boas Guilherme tudo bem? faça o que o Juliano disse, modele no revit e o resto deixe para o max, você tem aqui muitos tutoriais sobre iluminação tanto interior como exterior o próprio Juliano tem tutos muito bons sobre isso é só fazer uma pesquisa e no que diz respeito aos materiais um conselho, crie os seus, só mesmo em casos específicos utilize materiais já prontos isso vai distinguir o seu trabalho.
Olá bom dia.

Obrigado Juliano e freenando pelas considerações.
Bom consegui mudar a biblioteca para o modo como era nas versões anteriores. E a respeito dos materiais, pretendo usar os materiais do 3DS Max mesmo nos renders, só o bom que eu achei de importar do Revit com os materiais já, é que eu posso apenas ir na biblioteca te materiais do Max e pelo objeto selecionado consigo mudar o material de todo a cena, visto que ele já esta aplicado. Agiliza bastante o trabalho.

Agora quanto a criação de materiais, vou ter que estudar ainda bastante pois não sei como configurar materiais bons, apenas o básico. Mas já vou tentar fazer algumas alterações e postar pra vocês comentarem e darem dicas se possível.

Obrigado pessoal, me ajudaram muito. Vou tentar fazer alguns renders com outros materiais e postar pra vocês comentarem e se possível me ajudarem com sugestões. Até mais.
cara. se clicar no botão de materiais e segurar, vai aparecer o modo padrão de materiais..

e outra, se estiver usando o expousoure photography.... para esterna, tem q ser um valor alto, tipo 14 a 15... e se for interna.. 2 a 4 mais ou menos.
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Prezado Guilherme, eu trabalho com o MR a um ano e tenho algumas dicas para você:

- Procure criar os materiais que você utilizar na sua cena e não usar a biblioteca do próprio max devido que o seu tempo de render irá aumentar muito, mesmo você configurando um pré render o material que você utiliza da biblioteca esta com uma configuração alta;
- Em relação a imagem interna referente a iluminação, faça como o Wagner comentou e acrescenta na janelas um skyportal, para que a iluminação consiga entrar dentro da sala e no bounces coloca valores de 7 a 9, acredito que a sua imagem interna ficará mais nítida;
- A respeito de estar utilizando um arquivo do Revit com os seus materiais, tome cuidado que tem algumas situações que o área fica um pouco manchada, ai a solução seria você deletar o modelo feito no revit e substituir com um feito no max e texturizar novamente, acredito que se você fazer como o freenando comentou, em texturizar tudo no max direto você não tenha muito retrabalho para estar fazendo.

Espero que com essas informações você consiga melhorar os seus renders e posteriormente coloca as imagens que eu irei acompanhar esse tópico.

Qualquer dúvida é só dar um grito e espero ter ajudado.
Aeou brother! Tem algumas coisas que tu pode estudar. Olha aí:

Os recursos do MR
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-de-interna-no-mental-ray


Iluminação Externa com Mental Ray (MR)
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-avancado/physical-sky-com-nuvens
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-avancado/caustics-em-piscina
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-de-cena-externa-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-externa-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/mental-ray-iluminacao
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/ambient-oclusion-archdesign
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/mr-photographic-exposure-control
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-externa-com-daylight-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-avancado/physical-sky-e-daylight


Iluminação Interna com Mental Ray (MR)
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-avancado/global-illumination-photons
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-avancado/global-illumination-final-gather
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-avancado/shader-photon-basic-e-diagnostic
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-avancado/shader-glare
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-avancado/shader-beam
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-de-cena-interna-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/texturizacao-e-iluminacao-de-internas
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-interna-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-plug-ins/mental-ray-global-illumination-gi-plug-in
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-e-texturizacao-de-cozinha
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/tecnica-de-linear-work-flow-lwf
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-interna-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-cena-interna-no-mental-ray

controle de exposição:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/mental-ray-,-photographic-exposure-control
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/controle-de-exposicao

os parâmetros do daylight
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/video-tutorial-sistema-daylight

material arch design (mental ray ou v-ray)
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/material-arch-design-parte-1
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/material-arch-design-parte-2
mudando o material editor para o modo 2010 ou inferior.
Valeu galera..muitas dicas e muitos materiais para estudar.
Então, eu na verdade uso os materiais da biblioteca do max por não saber criar os meus proprios.. até sei, mas não ficam com uma boa qualidade, sei só o básico.
Uma coisa que notei trabalhando com o arquivo em FBX exportado do revit, é que eu não consigo fazer nenhuma modificação no 3d, não consigo converter pra poly nada, pois oo arquivo é link. nessa parte ficou um pouco ruim pra mim..
Mas depois das dicas de vocês para criar meus proprios materiais, acredito que eu vá exportar o modelo em dwg para abrir no max e ai mapear e texturizar por conta mesmo, acredito que será mais facil.

Uma duvida quanto a usar os materiais da biblioteca do max... é apenas pelo fato do render ficar demorado mesmo como disse o RENATO RAP ou porque os materiais tambem não são muito bons?

Wagner Souza nesses renders que eu postei ambos estavam com a exposição em 15..

RENATO RAP na imagem interna que eu postei estava com um skyportal porem não deu diferença..

bom vou tentar renderizar novamente com alguns materias que eu conseguir criar, e ver como vai ficar.. ai vou postar novamente para voces verem..

MUITO obrigado pelas ajudas..


Ah outra duvidazinha.. no 3ds max design 2012 eu não achei onde fica o GI para renderizar com photons..

Obrigado.

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