Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
Rodrigo   Salvador, BA - BA
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Daniel   Rio Grande do Sul - AC
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

Vincius   Salvador - BA
duni   São Paulo - SP
PauloRamos   Mogi Das Cruzes São Paulo

Dúvida - Vray Proxy

Por: luis.omar  

Em: 16/12/2012 23:36

Fala galera, beleza?
Estou com um projeto que tem muita vegetação, então resolvi converter tudo pra vray proxy (vegetação, carros, telhado) pois a cena estava muito, mas muito pesada na viewport e no tamanho do arquivo (900mb![:o]). Converti e a cena ficou livre, leve e solta! hehehe, só que na hora do render quando chega nos objetos que são proxy o negócio trava, fica muito lento pra renderizar. Alguém sabe se existe alguma maneira de minimizar esse problema?
Desde já agradeço a ajuda!
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Ola!! Na Aba Settings do Vray aumenta o Dynamic memory limits. O pessoal recomenda colocar a metade da sua quantidade de memoria ram. Tenta tambem passar a Default Geometry para Dynamic na mesma aba. Espero que ajude. Abs.
E ai Luiz blz!

Kra quanto a resolver esse problema eu não sei não, ja passeio por isso no Mental Ray, uma coisa que eu faço é o seguinte, seleciona todos os objetos da cena (sem converter em Proxy) e da um Save Select. Depois deleta todos eles e vai na opção Object X-ref, que fica ali no File, References. ai vc entra nessa opção e importa a sua cena, tudo vai ficar no devido lugar, se vc quiser aliviar a Viewport, tem um botão para desativar o x-ref, ai só vai aparecer na tela uns \"X\" que são as referencias do Objetos, na hora do render não vai travar.

Pelo menos pra mim resolver sabe!

Testa ai, e manda noticias ok!
Tenta tambem passar a Default Geometry para Dynamic na mesma aba.

A primeira parte esta correto, mas não é recomendado deixar o default geometry em dynamic, deixa em auto e o vray vai decidir o que é dynamic e o que é static por conta própria, proxy e displace por exemplo é sempre dynamic, por isso não precisa mudar.

Pra entender o problema, o proxy em vez dele ficar armazenado todo na memória ele é carregado e descarregado dinamicamente conforme o bucket passa por ele (isso é um objeto dinâmico) enquanto que os outros objetos ficam sempre armazenados na memória (isso é objeto estático). O que acontece é que esse armazenamento do proxy é no HD, que é muito mais lento que a memória do computador, então essa parada do bucket é o render lendo o arquivo do proxy do HD. Ele então vai armazenando na memória esses objetos dinamicos até o limite setado (o famoso dynamic memory limit), chegando no limite ele descarrega pra carregar outros objetos dinamicos.

Um detalhe que ajuda e muito é converter pra proxy e instanciar esse proxy quando possível, assim ele é carregado somente uma vez, se a cena tiver milhares de proxys diferentes ele fica nessa de carregar e descarregar o tempo todo, deixando o render lento.
rodlb: Valeu brother, mas aqui já estava com o Dynamic memory limits na metade da minha memória.

Eddy: Como essa cena já estava meio urgente pra entregar, tive que ficar até de madrugada esperando o render terminar pra fazer a pós. A que estava no render, que era a fachada demorou mais de 3 horas por conta disso, na seguinte eu deletei todos os proxys e mandei pro render limpo mesmo. Mas valeu a dica man! Na próxima vou fazer o teste e posto o resultado aqui. [:D]

Fla3DMadness: Muito interessante a informação velho, obrigado! Quanto a instanciar o proxy isso vai ajudar mesmo se eles tiverem em posição ou escala diferentes?
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Quanto a instanciar o proxy isso vai ajudar mesmo se eles tiverem em posição ou escala diferentes?

Sim, essa é a idéia, faz uma instancia e só muda a posição, rotação e escala pra eles não parecerem iguais, funciona bem com árvores e o proxy continua funcionando como se fosse um só.
Bacana Flad3DMadness, valeu!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711206.

Total de membros registrados: 138734

Últimos membros registrados: Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald.

Usuário(s) on-line na última hora: 536, sendo 11 membro(s) e 525 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: KATIAk, Joao Barreto, valdez, TadeuB79, AlexTerra, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, Ronaldo, vanderabelo, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.