Tamanho de imagem

Por: woshngton  

Em: 15/01/2013 14:49

Pessoal,

Tenho dúvidas em relação ao tamanho das imagens.
Geralmente faço as prévias com 1200x800 e as finais 3000x2000. Agora a pouco uma pessoa da editora mandou me perguntar se eu teria as mesmas imagens (3000x2000) em alta resolução.
Esse tamanho é pequeno para colocar em uma revista?
Existe alguma tabela com tamanhos corretos para cada finalidade?

obrigado
Cara se você renderizar com 300 dpi, você poderá fazer esta imagem 50% do valor total, eu faço muitas imagens 20x30 cm que vai ser 3543x2362 pixels, faço o render com 1772x1181 pixels(50%) e depois é só aumentar no PS e não perde resolução...
obrigado pela dica vanderabelo!
abs
Deu tudo certo vanderabelo!!!!
valeu amigo!
as imagens originais tem 3000x2000 e as finais 8900x6000.
A que bom...e parabéns pelo trabalho...abraço
vanderabelo vc configura o max com 300dpi ou ajusta no photoshop somente? eu ajustei no photoshop pq não achei no max 2011 onde deixa ele com 300 dpi

abs
Aba - Render / Print Size Assistent / Print Size Wizard
Só colocar os 300 dpi.

Abç.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Pessoal é interessante a forma como o nosso amigo e colaborador "vanderabelo" disse, mas vejam bem, o 3ds Max não é um software de impressão, ele é um software de animação para vídeo e efeitos especiais.

Renderizar com 300 dpi ( pixels por polegada ) é um certo "absurdo" no 3ds Max. No recurso de "Print Size" você pode escolher a resolução em DPI e o tamanho do papel de impressão, tanto em \"mm\" ( Brasil ) como em polegadas ( Europa ), o 3ds max vai configurar a quantidade de pixels automaticamente para renderizar essa imagem com pixels suficientes para obter "300 DPI" de resolução, no final, ele vai fazer a conversão automaticamente, porque renderizar com 300 DPI no 3ds max não é o forte do programa.

Você, "woshngton", poderia também fazer o processo inverso ao que o nosso amigo e colaborador "vanderabelo" fez, ou seja, ao invés de renderizar a imagem final com 300 DPI pelo recurso de "Print size" do programa, você pode renderizar sua imagem final com 72 DPI de resolução e com o width=3000 e o height=2000.

O único problema nesse caso que falei em cima, é que o 3ds Max iria consumir mais memória para renderizar uma cena com os valores maiores de "width" e "height".

Abrindo a sua imagem final no PhotoShop, basta clicar no menu Image e escolher a opção "Image Size", assim, abre a janela. Desabilite a opção "Resample Image", para o Photoshop não carregar nada, apenas trocar tamanho por resolução.

Assim que a opção "Resample Image" é desabilitada, os valores do grupo Pixel Dimensions ficam inacessíveis, indicando que você não poderá alterar a qualidade de pixels, apenas tamanho e a resolução, porque quando altera a quantidade de pixels, a imagem perde qualidade.

Então, coloque a quantidade de pixels que deseja imprimir no campo Resolution, ou seja, 300 pixels/inch. O valor de "Width" e "Height" caem automaticamente, portanto, você apenas trocou tamanho por resolução e não criou novos pixels na imagem, sendo assim, não perdeu nada de qualidade, a imagem estará perfeita para impressão.

No PhotoShop nada será processado, apenas vai trocar tamanho por resolução, a imagem ficará 4 vezes menor e com 4 vezes mais DPI, ou seja, 4 vezes mais resolução.

Se você fizer uma imagem com tamanho "menor" e aumentar no PhotoShop para chegar no tamanho que deseja imprimir, sempre perderá qualidade, do contrário, não, tudo bem?

Com uma imagem final com "300 DPI" de resolução, poderá aumentar as dimensões dela de width e height, ou seja, esticar a imagem sem perder qualidade nela.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...




Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Algumas ideias sobre "Resampling" ( processo de reamostragem ) e Redimensionamento no Photoshop:

Usar uma resolução de imagem inválida é um dos erros mais populares que designers gráficos cometem quando criam impressos.

O resultado é uma impressão imprecisa ou uma rejeição pela gráfica. Se você não fica de olho na resolução da imagem desde o começo, possivelmente você terá que recriar seu arquivo todo. Este é um artigo muito bom da internet que vai nos mostrar os cuidados que se devem ter para que sua imagem tenha a resolução correta, tudo bem??

A resolução de uma imagem se refere a densidade de pixels (ou pontos impressos) que fazem parte daquela imagem ou gráfico. Quanto maior a resolução, maior será a definição e detalhe da imagem. Uma imagem com resolução baixa ficará borrada e com menos detalhes.

A resolução de uma imagem é calculada em DPI (pontos por polegada ou Dots Per Inch em inglês) e PPI (pixels por polegada ou Pixels Per Inch.

Existem diferenças entre estes dois ? DPI se refere a documentos impressos e quantia e espaçamento entre pontos cianos, magentas, amarelos e pretos ( sistema CMYK ), enquanto PPI se refere a pixels na tela ( RGB ).

Eles não são a mesma coisa, mas designers e profissionais gráficos tendem a usar os termos alternadamente. Muitas vezes, por exemplo, quando se fala de uma imagem de 72 dpi que está na tela, a pessoa está querendo dizer 72 ppi.

300 ppi vs 150 ppi versus 72 ppi:

Se você criar um documento de 10 por 10 polegadas* com resolução de 72 ppi e outro documento com o mesmo tamanho mas com 300 ppi no Photoshop, você pode notar que eles possuem tamanhos diferentes na tela.

Isto acontece devido ao número diferente de pixels usados em cada polegada. No arquivo de 72 ppi, você só consegue colocar 720 pixels de um lado ao outro do documento. Já no de 300 ppi, cabem 3000 pixels.

* Estou usando polegadas para que possam entender o cálculo facilmente.

Quando criamos imagens para a web, geralmente 72 ppi é o suficiente. Se calcularmos a resolução total de um relativamente antigo monitor de 15 polegadas com resolução de 1024 x 768 pixels, será o equivalente a 68 ppi.

No entanto, um monitor de 15 polegadas de um MacBook Pro com 1440 x 900 pixels terá uma resolução total de 96dpi. Quando os tamanhos e resoluções de telas aumentar, poderemos aumentar também a resolução de nossas imagens, mas por enquanto 72 ppi é aceitável e o mais comum.

Já ao criar um documento que será impresso, vamos ter que usar uma resolução de 300 ppi. Se o pessoal da gráfica disser que suas imagens ou gráficos precisam ser criados com uma resolução de 300 dpi, eles na verdade querem dizer 300 ppi (lembre-se que DPI é para o documento que já tá impresso, e PPI é para o que ainda está na tela).

Se você criar uma imagem com 72 ppi, você terá que refazê-la pois não dá pra magicamente criar os pixels adicionais do nada.

Se você simplesmente mudou a resolução do arquivo de 72 a 300, o Photoshop vai tentar \"adivinhar\" quais as cores dos novos pixels, mas não preciso nem falar que o produto final não vai ficar bom. Isso é chamado de "resampling" ou reamostragem.

Você até que pode redimensionar sua imagem de 72 ppi para 300 ppi. Aí o Photoshop vai dividir os pixels para que exista 300 em cada polegada, em vez de 72.

No entanto, eventualmente o Photoshop vai ficar sem pixels para dividir e o documento ficará com um tamanho reduzido. Isto não te ajuda muito, pois a imagem que estava com um tamanho de 297 x 210mm ficará com 72 x 50mm, o que pode não ajudar muito quando você está trabalhando com fotos ou posters que precisam ter um tamanho definido.

Algumas vezes vão te pedir para criar documentos em 150 ppi. Isto geralmente é feito nos casos de impressos grandes que serão vistos apenas a uma certa distância, então de longe a qualidade não importa tanto (outdoors, por exemplo). A resolução menor ajuda o seu computador a processar as informações e resulta em um arquivo com peso menor.

Talvez a gráfica até te peça para criar uma arte com tamanho menor, mas em uma resolução muito maior (600 ppi, por exemplo). Isto ajuda pois o documento fica mais leve, e depois eles podem esticar a imagem para caber em um outdoor, diminuindo a resolução de 600 ppi para 150 ppi.

Redimensionamento versus Resampling:

Quando você for alterar o tamanho de uma imagem no Photoshop, você pode fazê-lo de duas maneiras diferentes: redimensionamento ou resampling.

Se você for fazer um resampling, você estará alterando o tamanho dos pixels no documento. Já se redimensionar (des-selecione a caixa ?resample?), você estará alterando a resolução e portanto, o tamanho impresso do documento.

Como deu pra notar, resampling é ruim. O Photoshop terá que adivinhar quais pixels inserir nos espaços em branco.

No entanto, se você for diminuir um documento, o resampling é o mais recomendado já que temos pixels de sobra.

Se você redimensionar uma imagem, você vai manter os tamanhos dos pixels, mas alterar o tamanho impresso e resolução da imagem.

Vamos ver como isto funciona no mundo real:

Exemplo: Uma arte qualquer foi criada com um tamanho de 297 x 420mm (tamanho A3) usando 300 ppi. Decidi que quero imprimir em formato de poster. Qual tamanho de poster que posso imprimir?

A melhor resposta é A3, pois a versão original tem 300 dpi que será o ideal para uma impressão. No entanto, minha gráfica local só aceita arquivos de 150 dpi.

Ao desmarcar a caixa de resampling na caixa de Image Size no Photoshop, posso mudar a resolução de 300 pra 150 sem afetar a qualidade original da imagem.

No entanto, usando 150 pixels por polegada em vez de 300 significa que você tem mais polegadas para completar. O resultado é um documento de 594 x 840mm, aproximadamente um A1.

Esse A1 de 150 ppi não terá uma imagem tão nítida quanto o A3 de 300 ppi, mas a diferença não será notada a não ser que ambos estejam lado-a-lado.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Obrigado pessoal pelas dicas.
Logo postarei as imagens referentes a este trabalho e sem ajuda de vocês nada sairia correto.
Obrigadão a todos.

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