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Render Muito Demorada com Vray

Por: ederandres2003  

Em: 23/01/2013 16:30

Pessoal,

Estou com um arquivo muito grande aqui.É um empreendimento que ocupa um quarteirão inteiro, com 2 prédios de 32 andares e área de lazer no térreo.
Tem projeto de paisagismo bem detalhado que foi todo modelado;
Tenho um arquivo da base e os prédios e o paisagismo estão como referências externas XREF.
Só a base tem 140 mb, mais as torres mais paisagismo, mobiliários na piscina, churrasqueiras, etc....
Estou falando isso para dizer que era de se esperar que os renders fossem bastante demorados.Mas inicialmente tive imagens que demoraram 10 horas pois mostravam toda a área de lazer, etc...
Depois de algumas versões e correções fui surpreendido com renders de 35 horas e um ultimo chegou a 68 horas.
O pc tem um I7 3770 e 16 gb ram , outro é um i7 2700k com 24 gb ram...Renderizando com vray, irradiance map e light cache.

Por exemplo : no windows vc pode acessar o gerenciador de tarefas e
ver quem está consumindo memória.

Tem como saber qual o ponto crítico ou o que está elevando o tempo de render?
Já tentei alterar as configurações de materiais de tudo da cena pra otimizar mas os tempos estão absurdos.
Se alguém ja passou por isso e souber ajudar eu agradeço muito.
Abraço;
Nossa, eu não sei te falar sobre isso, mas também estou curioso para sabe a resposta :/
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

ederandres2003: oi ederandres2003!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Sobre o seu problema, tenho quase certeza que essa demora no tempo de render, pode ser materiais configurados com valores bem altos e muita vegetação 3d sem estar como \"proxy\".

Aconselho a você a olhar o paisagismo com cuidado. Se tiver muita vegetação 3d na sua cena, acho melhor convertê-las todas em \"proxy\" usando os recursos do render V-Ray.

Olhe estes vídeos, por favor:

http://www.youtube.com/watch?v=5NZW9vju_e8 ( Vídeo mostrando os recursos do V-Ray proxy ).

http://www.youtube.com/watch?v=ddcLxKIv_Is ( Proxy- render V-Ray ).

Outras dicas: Esconda com o \"hide selection\" do 3ds Max tudo o que não for mostrado na sua cena 3d. Se tiver árvores atrás dessa torre mas que não irão aparecer na vista da câmera, selecione todas elas e depois clique em Save As- Save selected, com esta opção, o 3ds Max salva somente o que você selecionou, tudo bem??

Transforme todas as suas árvores 3d em \"vray proxy\", de acordo com os vídeos do Youtube que eu lhe mandei ai em cima, tudo bem??

Todos os objetos que estiverem longe da câmera, que não ficarão em \"close\", abra o material editor do 3ds Max e diminua os valores nos materiais desses objetos distantes da câmera.

Pode até zerar os valores de refraction em materiais de objetos distantes da câmera, tudo bem??

Se você estiver usando \"vray displacementmod\" para fazer grama esqueça. Use o vray hair que além de ser muito mais leve é bem mais realista que os recursos de displacement do render V-Ray.

http://www.youtube.com/watch?v=B1yD12su9Cs

Existe um script pro 3ds Max chamado \"Teague Scene Checker\", é um novo Script para o 3ds max e o Plug-in V-Ray, ele identifica possíveis problemas na cena como luzes sem V-Ray Shadows, Vraymtl com Use Irradiance Map em Off, materiais e luzes com Subdivisions alto, entre outros.

Vale a pena você usar este script para ver se não tem nenhum erro na sua cena, ok??
A seguir lhe envio o link deste script pro 3ds Max.

http://www.colinsenner.com/scripts/teague-scene-checker ( Script do render V-Ray que checa erros nas cenas ).

O site Rukout publicou um ótimo tutorial sobre configurações de Render do Plug-in V-Ray no 3ds max, onde o autor explica passo a passo como otimizar e facilitar a setagem do Irradiance Map e do Light Cache para obter um resultado suave.

Segue o link: http://site.rukout.com/resources/vray-settings

O site Thilima3d tem um tutorial que mostra como configurar rapidamente um \"presset\" do render V-Ray pro 3ds Max, ok??

Segue o link:

http://thilima3d.wordpress.com/2010/09/14/tutorial_vray_settings_rapidos/

Tutorial da 3d1 sobre o recurso de \"Proxy\" do render V-Ray do nosso amigo e colaborador \"Saulo lisias\".

Segue o link:

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/otimizando-com-v-ray-proxy

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Obrigado pela resposta.
Já havia tentado de tudo.Inicialmente minha cena estava com todas as vegetações em proxy e XREF. Olhei TODOS os materiais da cena, etc...
Vou tentar o scrip que você sugeriu para ver se identifico alguma coisa.
Veja aí uma imagem do projeto para melhorar sua análise do problema.É de se esperar que seja demorado mas não tanto.
Novamente muito obrigado pelas dicas e depois mando retorno sobre o que consegui.
abs.

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