Ah, mesmo esquema anterior, na base do teste, reduzindo uns settings, subdivs, de repente tamanho de texturas, tipo: se vc ta com uma textura em 4000px, ela pesa mto, e se seu render vai ter 4500, vc nao tem necessidade de um obj no meio de uma cena inteira de 4500px, com textura de 4000px... vc pode calcular mais ou menos a textura pelo tamanho q o objeto sai no render... isso ja reduz o tempo.
Outra coisa é o \'max depth\' q por padrão vem 5 no vraymtl... ele serve pra objetos q tem reflexão e refração, se o obj nao tem, coloque em 1.
Se tem q ter um reflexo de algo perto dele apenas, coloque em 3 ou até 2... isso ja economiza tempo de render.
Procure balancear sempre o q vc usa, tipo, se vc consegue um render de boa qualidade com um material utilizando 5 de subdivs, nao tem necessidade de vc colocar 12...
Já q vc ta renderizando em Vray, evite usar material standard, caso tenha algum, pq pesa um pouco mais q o vraymtl... Não sei exatamente o q vc pode fazer, pq nao tenho sua cena, mas na base do teste vc consegue otimizar mta coisa mantendo boa qualidade... se falhar, se algo ficar ruim, vc volta pro q tava...
Behance: https://www.behance.net/andre3d