Oi José Maria, tudo bem?
Você pode fazer cenas muito boas e bem próximas do foto-realísmo no render padrão do Max, mas depende de muita habilidade. Pois deve fazer fakeosity, ou seja, simular radiosidade com luzes. Saber usar bem as luzes é importante em qualquer renderizador, mesmo com GI.
Agora o max tem outro renderizador fora o Scanline, ele trabalha em conjunto com o Scanline para gerar radiosidade na cena, neste caso pode conseguir imagens foto-realisticas, mas neste caso, é melhor usar o Mental Ray que também acompanha o programa.
Quanto ao baixar luzes da net, é bem simples, leia o meu tutorial sobre Photometric Lights na Três D1, nele eu explico como fazer, somente as luzes Photometrics que aceitam isso, você baixa o arquivo IES com as informações da luz real, e aplica ele numa luz Photometric com distribuição tipo Web, assim essa luz virtual vai projetar luz na mesma intensidade, cor e distribuição da luz real.
Mas para usar isso deve estar com a cena em tamanho real, por isso é importante modelar num programa de CAD e seguir a risca todas as medidas do projeto.
Abraços