Estou com um problema bem peculiar na verdade, há pouco tempo que realmente aprendi a usar a vray carretamento com a gamma ajustada e o VFB também a pouco, fui verificando os vray elements para descobrir a raiz dos problemas de render... descobri muita coisa nesses dias, mas tem algumas situações que estou penando, na verdade as duas são de origem do elemento de reflexo do vray, na verdade esses problemas acontecem quando coloco luzes ies ou qualquer outra luz photometrica do vray, o primeira problema é o seguinte,alguns pixel totalmente brancos são pulverizados na tela (como se fossem especulares mas em lugares quaisquer), e o meu segundo problema é que aparecem uns círculos de luz branca ou amarela isso no elemento de reflexo do vray e muitas vezes depende aparecem até na imagem final, com meus testes e perseverança descobri duas coisas, se eu aumentar o interpolation do material que esta recebendo esses círculos acima de 100 ele quase somem e ficam muito muito pequenos, do tamanho de pixels mais ou menos, mas isso pesa a cena pra caramba, percebi também que se desligar as luz vray menos o vray sun esses círculos somem de uma vez por todas, outra coisa que percebi, na imagem abaixo ele são amarelos, mas se tirar a madeira de traz das luzes eles ficam brancos da cor da parede, ente imagino que seja um reflexo da parede ou oque esta muito próximo das luzes, mas não deveria acontecer isso...imaginei também que fosse o ligth cache que faz isso, mas aumentei ele e nem deu diferença, no dmc sampler em system do vray abaixando o adaptive amount para 0,5 da uma diferença mas minima e pesa o render bem mais, oque acho estralho é que os outros elementos do vray estão ultra nítidos e limpos, até o global ilumination....
espero que possam me ajudar
segue as imagens abaixo do preset e dos render
Edit: Passei um tempo tentando upar as imagens mas infelismente o google chrome não esta ou estava funcionando...
Resolvi os problemas por conta até o momento...
Dos pixels: Era problema no reflect dos materiais, individualmente, na verdade dos materiais e das luzes, os materiais estavam com poucas interpolações e as luzes exageradamente fortes e com poucos subdivids...e o detalhe mais importante que realmente causa isso (resoluções baixas)... o vray espreme o refle em um unico pixel ou 2 ou 3 sem detalhes...por que não tem pixels disponiveis naquela resolução...quando a cena é renderizada em 2500x2500 muitos problemas como esses quase desaparecem ou desaparecem de vez....
Dos samplers:Não descobri ao certo, mas imagino que sei o motivo, luzes muito proximas de reflect ou de refract ou até mesmo atravessando o refract ou reflect podem dar esses problema em conjunto com luzes com poucos subdivides, o negocio é que como o materia reflexivo esta proximo da lampada, ela reflete os samples do tamanho que viu (grandes\"proximos\") e com poucas interpolagens ainda, e depois de refletido o samples não tem mais função de interpolar...porque ja são apenas reflexos.... imagino que possa ser isso (não li em lugar nenhum só imagino)....
Lembrando que a ultima imagens é o elemento de reflexo do render element
dica extra (sempre usem o subdivd das luzes vray em 25)
abraço