Novato em leitura de plantas baixas

Por: Malyster  

Em: 24/03/2013 00:18

eu queria aprender a entender planta baixa mas estou com muitas duvidas
a imagem que eu postei foi de um arquivo aqui do site o segundo das plantas baixas esta escrito \"Casa da comunidade\"
1Duvida = Onde ve o tamanho do extrude da parede a altura da casa
2Duvida = Como identificar nessas plantas aqui do site onde é banheiro, sala e etc...
nesse caso da para supor mas em muitos não dá. No texto esta escrito pena-01, pena-02 e etc...
3Duvida como fazer o telhado segundo as especificaçoes ficando com as medidas exatas?

agradeço desde já
Se abrir o arquivo original do autocad vai aparecer as medidas da altura nos cortes e nome das peças na planta baixa, etc. No max ele não importa o texto cotas.
o telhado você pode fazer pegando um corte ou fachada, fazer poliline onde tem o ângulo, aí extruda na medida exata, rotaciona e coloca sobre a planta modelada.
Creio que esse projeto que tu pegaste não tem muito segredo. Boa sorte e paciência, no início é assim.
Abraço
Abra o projeto no autocad ou no DWG tru review para pode ver o texto e cotas.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Malyster: oi Malyster!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Sobre a sua pergunta e sua dificuldade em \"ler\" Projetos de Arquitetura, você teria que fazer um curso técnico em Edificações para aprender normalmente e regularmente como se faz um desenho técnico de acordo com as Normas.

Por que estou falando isso?? Porque muitas pessoas acham que entender desenho técnico é só aprender a ler o que é uma planta-baixa, um corte, uma fachada ( elevação ) e uma perspectiva e não é e nem nunca vai ser só isso.

Para se desenhar bem projetos de Arquitetura, Engenharia, Construção, design de Interiores, design de produtos, tem que fazer pelo menos, no mínimo, um curso técnico, pois só assim saberá além de \"ler\" Projetos de Arquitetura, você saberá \"criar\" outros projetos, o que de certa forma é muito mais importante do que ler somente projetos.

Primeiro de tudo tente fazer um curso técnico ou de Edificações, ou tente fazer um curso direcionado nesta área de Projetos pelo Senac da sua cidade ( Curitiba ), tudo bem??

Como você mora em Curitiba, você pode estar tentando se matricular em um curso específico de desenho técnico no Senac dai, curso este que será voltado para quem quer aprender a ler e desenvolver desenhos técnicos.

Se você quiser ser autodidata pode também tranquilamente, só que terá muito mais dificuldade do que se for fazer algum curso técnico.

Eu sei que só o que tem no mercado são profissionais que fazem Maquetes eletrônicas que não são nem arquitetos e nem engenheiros, até ai tudo bem, nenhum problema.

O problema ocorre é quando qualquer pessoa que quer fazer projetos, não for formada em Arquitetura, nem Engenharia, nem em Edificações e nem em Design de Interiores, ai fica muito mais complicado e é totalmente antiético.

Na internet existem alguns PDF\'s bem interessantes sobre Desenho técnico que são muito importantes, bem didáticos e organizados sobre este tipo de assunto.

Mas lembre-se que Desenho técnico é \"representação gráfica correta\" do que você está imaginando, pensando. Com o avançar da tecnologia, a tecnologia CAD se mostrou não ser tão \"eficiente\" e \"robusta\" quanto se esperava ser.

Ai veio o \"boom\" da tecnologia BIM que já existe há muito tempo no mundo ( EUA ) desde a década de 70, mas que só se popularizou de verdade no Brasil em meados dos anos 90, tecnologia esta que trabalha de uma forma mais \"robusta\", \"rápida\" e principalmente muito mais \"eficiente\" se for compará-la com a tecnologia \"CAD\".

Aprenda Desenho técnico a mão, depois aprenda desenho técnico no CAD e por último aprenda a tecnologia BIM. Esta é a forma correta de se aprender desde o nível mais \"básico\" ( desenhos a mão livre ), passando posteriormente por desenhos digitais em softwares da linha CAD e por último aprenda a tecnologia \"BIM\", ok??

Eu vejo muita gente dizendo que Desenho Técnico é fácil, o que é uma grande mentira. É muito mais difícil do que muita gente imagina. Quem sempre desenha projetos com um estilo modernista ( linhas retas, grandes aberturas em vidro ) não sabe o que é representação gráfica difícil.

Até porque para se gerar formas retas é fácil, o complicado na parte de Desenho técnico é gerar formas orgânicas, bem complexas.

A maioria dos projetos que são feitos e desenvolvidos na Europa, por exemplo o edifício do Dorobanti Tower da arquiteta Zaha Hadid que foi feito todo em tecnologia BIM, o projeto do Changsha Meixihu International Culture & Arts Centre que também foi feita com 100% de tecnologia BIM, o Burnham Pavillion também da arquiteta \"Zaha Hadid\", ou seja, todos eles dariam um enorme trabalho de serem feitos com tecnologia CAD, o que daria para serem feitos, porém seria muito, mas muito trabalhoso.

Sem falar na falta de viabilidade em fazer alterações de projetos muito grandes, a nível de \"Projetos executivos\" usando a tecnologia CAD.

Para se desenhar bem usando tecnologia CAD, o projetista tem que saber todas as Normas técnicas pertinentes de Desenho técnico, tem que saber G.D ( Geometria Descritiva ), simbologia corretas e representações universais de desenho, ok??

A seguir envio pra você alguns assuntos em PDF sobre Desenho técnico que podem estar te ajudando melhor, ok??

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_t%C3%A9cnico ( Conceitos importantes de Desenho técnico )

http://pessoal.utfpr.edu.br/rabelo/arquivos/apostila%20des%20basico%20de%20carlos%20kleber.pdf ( Apostila em PDF com assuntos de Desenho Técnico ).

http://www.ltc.ufes.br/fgr/05%20-%20No%C3%A7%C3%B5es%20de%20Desenho%20T%C3%A9cnico.pdf ( Noções de Desenho Técnico- Leitura e Interpretação de Desenho Técnico ).

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso.

HE!HE! Me ajudou também. Eu fiz um curso básico, a muito tempo, sobre desenho técnico, mas era algo básico. Já baixei as duas apostilas em PDF aqui. HE!HE!
Muito obrigado a todos eu vou estudar desenho técnico muito obrigado por todas essas informações até mais!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 485

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.