Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

efeito3d   São José dos Campos - SP
edmilson   Caruaru / Recife -PE - PE
Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS
Jose Filho   Belém - PA

Portfólios Ver Mais

Jeannegreiros   Campinas-SP - SP
Joao   Itapetininga-SP - SP
DEMOTHAO   Maringá - PR
andreviana   Goiânia - Goiás - AC

Problemas com sombras

Por: Samuel  

Em: 25/06/2013 10:37

Bom dia Galera!
andei dando uma olhada aqui na 3d1 e ainda não achei nenhum top falando sobre o mesmo erro pra sancionar minha duvida.
espero que possam me ajudar, fiz uma maquete e quando fui renderizar as sombras ficaram estranhas
alguem já passo por esse problema ou sabe resolver?

\"Não confunda jamais CONHECIMENTO com INTELIGÊNCIA. Um ajuda a ganhar vida e o outro a construir uma vida!\"
posta a setagens das luzes e que render esta usndo, se estiver usando mr usa sombras do tipo Raytrace... mais enfim prever o que tu fez na cena é meio dificil hsaushua nao temos bolas de cristal rs

Manda ae uns print da tua cena
opa! esqueci de postar a setagem hasuah
estou usando como render o MR e usei como iluminação uma Daylight...
\"Não confunda jamais CONHECIMENTO com INTELIGÊNCIA. Um ajuda a ganhar vida e o outro a construir uma vida!\"
Acho que encontrei o erro...
deletei a Dayligt e desabilitei o Reuse (FG...)
logo inseri novamente a Daylight e pronto esta funcionando perfeitamente!
estou fazendo novamente o render com uma melhor qualidade para saber se o problema vai persistir...

Obrigado pela atenção!

Que coisa estranha!
vc pode fazer alguns testes aí conforme a seguir. Mas primeiro, deixe-me lhe perguntar:
- os seus materiais que está usando são ARCH DESIGN?
- se for ARCH DESIGN, o AO (Ambient Occlusion) está habilitado neles?
- além do DAYLIGHT há alguma outra luz aí inserida?

agora testa aí.
desabilite o raio (que está como 40cm) e faça um render.
se o problema persistir, com o raio ligado, aumente o valor do RAYS PER FG POINT (que está com 64) para 250 (mais ou menos).
Mais veio se tu esta usando controle de exposição e baixar os valores de mr sun e mr xky pra 0,03 vai ter quase nenhum luz na cena, sem luz sem sombra, com mr exposure ligado deixa os valores tudo padrao! mr sun 1 e mr sky 1 tbm!
Tou com o Juliano, deixe tudo padrão e controla lá pelo exposure.
O new também tem razão ao pedir para testar sem o raio do final gather habilitado, esse defeito está com cara de ser isso, talvez a combinação de fraca iluminação e exposure control mostre esses defeitos, vou fazer um teste para ver o que sai.
Na verdade, pode manter as luzes MR SUN E MR SKY com valor 0,03. Aí é só abaixar o valor do EXPOSURE VALUE (EV) até que fique com exposição adequada. Nessa parte aí até que não importa muito.

Agora uma boa dica.
Esse valor de 40cm para raio está bom, porém é melhor usar valores maiores no RAYS PER FG POINT (120 a 250).
quanto menor o raio, maior qualidade terá o sombreamento (algo parecido com o AO), mas é preciso valores maiores na qualidade do FG para não causar manchas. Obviamente irá aumentar o tempo de render.

Uma solução seria aumentar a valor do raio para que não seja necessário valor muito grande no RAYS PER FG POINT e INITIAL FG POINT DENSITY. Talvez entre 70 a 100cm no raio e manter o RAYS PER FG POINT com 120 (o dobro do que está agora).

Quando se usa AO nos materiais com o raio do FG habilitado, e mantendo valores baixos no RAYS PER FG POINT, costuma ocorrer alguns artefatos na hora da renderização (aparecem algumas marcas deixadas pelo BUCKET). Nisso é preciso aumentar a qualidade do FG

Outra coisa que ocorre também é quando se usa SKYLIGHT na cena com valores de qualidade do FG baixos. Nas partes com maior sombreamento costuma ocorrer manchas (se tiver uma imagem ou HDRI principalmente no canal da SKYLIGHT fica pior ainda).

Mas faça aí um render com o raio desabilitado para vermos se é realmente isso que está causando essas manchas.
nos informe também se em seus materiais está utilizando o AO.
e também se há mais luzes na cena além do DAYLIGHT.

Na verdade, pode manter as luzes MR SUN E MR SKY com valor 0,03. Aí é só abaixar o valor do EXPOSURE VALUE (EV) até que fique com exposição adequada. Nessa parte aí até que não importa muito.

New nessa parte tenho de discorda de ti, ja fiz teste de iluminação só baixando um pouco a mr sun e a iluminação ja é totalmente diferente, assim como voce aumentar o valor de 1 pra 3 ou 30 ou diminuir pra 0,03 tera iluminação totalmente diferente, quando nao se usa controle de exposição ai sim baixar a mr sun para 0,02 e a sky 0,02 a 0,04 fica adequado, fora isso vai interferir no GI da cena e tera sombras ruins e tudo mais cena, ficando uma iluminação Fake!
o problema foi resolvidom ao retirar da cena a da Daylight parece que era um bug
quando eu add ela novamente funciono perfeitamente
New esta certo sim essas configurações funciona eu vi essas setagens em um dos tutoriais do proprio New e fiz a setagem usando o tutorial dele como exemplo

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/iluminacao-de-cena-externa-no-mental-ray

usando esses valores baixo a iluminação fico excelente e baixo meu render em 1:20h vou postar as imagens depois!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711160.

Total de membros registrados: 138667

Últimos membros registrados: Bricar Empreendimento, lazarolacerd, BRUNOSAMPAIO, sophiacar, gakol, cardilax, GoliathXL10, manyoloimprovements.

Usuário(s) on-line na última hora: 661, sendo 8 membro(s) e 653 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Geraldo Nunes, Max Idalgo, Bricar Empreendimento, Pedroalcantara, klogg, JMDesign, Baldo, Alexandre Longo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.