Vale a pena fazer só V-ray

Por: IgorBebiano  

Em: 26/06/2013 11:45

Olá galera..minha duvida é o seguinte:
Ja trabalho com 3d a algum tempo...e faço minhas maquetes no Active3d+Autocad 2012...
eu já vi milhões de trabalhos feitos no 3dmax, e acho maravilhoso....mas oque o nosso escritório faz ja atende as necessidades....só que com um problema no render...queríamos dar um up nisso...e gostaria da opnião doa pessoal qual software usar para fazer imagens mais realista ainda...e pensei no V-ray...na verdade pensei em exporta para dentro no max minha maquetes e só fazer o acabamento final e renderizar com V-ray, tipo vegetação e tal...vale a pena ou posso utilizar outro software?..bom é isso....
Grato desde ja.
A sua imaginação, é o limite!
Cara eu uso v-ray e assim pra você chegar em uma qualidade profissional ele é mais facil que o mental ray (renderizador Default do max).
Existem mais \"blocos\" pro vray e materiais mais realistas ja pronto é só aplicar e fazer uma boa iluminação, eu aconselharia usar vray mesmo.
Só tem alguns contras, ele custa em torno de R$13.000,00 e o software que acredito que você tbm não possui, custa em torno de R$8.000,00

Abraços!
Eu começei fazendo tudo no AutoCAD e Arqui3D inclusive render, depois parti pro max e Mental Ray e nunca mais fiz render no cad, hoje uso 100% o 3ds max, aconselho a estuda o max pra finalização, tera resultados execelentes!
Cara vc apenas relatou akilo que aki a maioria do pessoal faz...apesar de estes tipos de assunto serem polêmicos..rsrsrsr
Bom uma grande maioria, faz esse processo que vc relatou, usa o CAD para fazer o modelo e depois exporta para o MAX e termina lá, materiais, iluminação, render etc..
Há os que, como o Juliano, façam tudo no MAX mesmo, o que vai de gosto e afinidade
E com relação a renderizador isso é o assunto mais polemico que exite...
Se vc falar de um aki vai achar vários defensores de um e de outro dizendo que esse mais fácil ou esse é melhore etc..etc..etc...a verdade é a seguinte...os dois são ótimos e nesse forum vc vai achar artistas bons tanto de um como de outro, vai da sua afinidade e o sua vontade de aprender e tirar o máximo do renderizador, basta procurar na NET e vc vai achar varias imagens fantasísticas tanto de um como de outro. Ou seja, veja um pouco de um e de outro, veja tutoriais, video.
Agora uma coisa te falo, eu comecei a fazer minhas maquetes no CAD tbém e renderizava somente lá..mas depois que passei pro MAX, vc consegue um resultado muito melhor.
Pesquise, acerte o eu seu gosto e ESTUDE...ESTUDE...AI DEPOIS QUE ESTUDOU...estude mais um pouco!!!
Abraço!

-Não importa por onde você andou, DEUS nunca perdeu você de vista!!!-
Cara eu uso v-ray e assim pra você chegar em uma qualidade profissional ele é mais facil que o mental ray (renderizador Default do max).
Existem mais \"blocos\" pro vray e materiais mais realistas ja pronto é só aplicar e fazer uma boa iluminação, eu aconselharia usar vray mesmo.
Só tem alguns contras, ele custa em torno de R$13.000,00 e o software que acredito que você tbm não possui, custa em torno de R$8.000,00

Abraços!

O Vray custa US$1350.
Mais tu começa poderia baixa um versao de avaliação do Vray ou estudante, ai quando tiver firme no max e vray \"compar as licenças\"
R$ 590,00 a versão par estudante!!! :D
\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
Obrigado pela opnião pessoal....creio que em breve estarei com partilhando minhas primeiras imagens fotorealistas...e entrar para colaborar de vez com vcs..neste fórum maravilhoso....
A sua imaginação, é o limite!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

IgorBebiano: oi Igor!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Essa questão de só utilizar um render irá \"encarecer\" bastante o seu aprendizado como artista gráfico.

Vejo muitos artistas gráficos que são excelentes e produzem \"arte\" em qualquer ferramenta que eles tenham em mãos, mas eles se dedicam de \"corpo, alma e coração\" a aprender estas ferramentas.

Usar um só renderizador como o V-Ray, se for pra vender as suas imagens de maquete eletrônica, é uma boa, pois é um ótimo renderizador e atualmente é o mais usado no mundo na área de \"ArchViz\"- Architecture Visualization.

Mas estudar e dominar um só renderizador lhe dará muita \"limitação\" e como artista gráfico, acho que você pode estar usando mais de um pra seus trabalhos, pois existem outros maravilhosos renderizadores que são usados em diversos outros lugares no Brasil e principalmente no exterior.

A \"Blue sky studios\" adora usar o render V-Ray para fazer suas animações realistas, mas outras empresas de CG e VFX, como a \"Rhytm and Hues\" não usam somente o render V-Ray, usam outros renderizadores também.

A verdade é que hoje o leque de ofertas de renderizadores que o mercado mundial de Computação Gráfica dispõe para seus artistas gráficos, é muito grande.

Atualmente há algo em torno de 40 ( quarenta ) engines de render foto realistas que fazem uso de cores de CPU e GPU também.

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** SEGUNDO O SITE: \"http://www.3dworldmag.com\"

** RenderMan ou compilador do RenderMan?? V-Ray?? Mental Ray? Um olhar detalhado sobre estes renderizadores mostra como o leque de renderizadores é grande hoje do mercado de Computação Gráfica.

Nenhuma outra parte do mercado de 3D oferece tanta emoção e diversidade como os software de renderização.

Como falei anteriormente, há algo em torno de 40 ( quarenta ) engines de renderização separadas em desenvolvimento e isso é sem contar com os de pacotes CAD.

Se você está confuso com a variedade de opções em oferta, há muitos renderizadores disponíveis no mercado, veja atualmente o que as empresas nacionais e internacionais mais usam e se dedique a estudá-lo.

Você pode encontrar informações sobre outros renderizadores na internet mesmo, mesmo os menos conhecido software de renderização, além de uma discussão mais detalhada sobre questões-chave, incluindo a forma de escolher uma \"pipeline\" de renderização para o trabalho de VFX.

** Lista de alguns Renderizadores:

Brasil render / s ( tudo indica que foi descontinuado ), Final Render, FPrime, HyperShot, Keyshot, Kerkythea, Marmoset toolbag, Mental Ray, V-Ray, Yaf-Ray, MachStudioPro, Maxwell Render, RenderMan, Turtle, 3d-elight ( compilador do Renderman ) , Indigo Render, Air render, Octane render, Arion render, Flamingo render, Arnold render ( solid angle )...etc.

Esses são apenas alguns dos vários renderizadores que existem atualmente no mercado de Computação Gráfica.

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** Algumas imagens de filmes e os renderizadores que foram usados:

1.0- X-Men Original: Imagem Wolverine, cortesia de Rising Sun Pictures



RENDER: 3Delight

Tipo de render: Biased, compilador do RenderMan- Pixar.

Usos primários: VFX

Aplicações host:
**Suporte nativo: Maya, Softimage
Suporte a terceiros: 3ds Max, Blender, Cinema 4D, Rhinoceros 3d, Houdini
Suporte a outras aplicações 3d: via formato RIB.

Preço: $900 ( dólares ) ( licença independente de dois núcleos )

COLABORADOR DnA Research

Desenvolvido pela primeira vez em 1999 e, inicialmente, dado de graça para construir a base de usuários - um legado que permanece na política de não cobrar pela primeira licença de desenvolvedor DnA Research - o RenderMan compatível com processador 3Delight construiu uma reputação em trabalhos exigentes de VFX.

O mais proeminente usado por \"Australias Rising Sun Pictures\", e o único renderizador de estúdio usado em Superman o Retorno, os benefícios 3Delight de edições nativas para Softimage, bem como Maya e boa integração com o Massive- sistema de crowd ( multidões de pessoas )

RENDER: 3Delight

1.0- PONTOS FORTES
** Renderizador incluído e 100% compatível com Maya e Softimage.

** Compilações através de contrato de suporte

** Variáveis de saída exclusivos

2.0- PONTOS FRACOS

** Sempre brincando de \"pega-pega\" ( briga de cachorro e gato ) com o RenderMan.
** Preço por segmento, não por máquina
** Ciclo de desenvolvimento rápido pode ser prejudicial.


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2.0- Imagem: Cidade de Ember, cortesia de \"Walden Media/Playtone\".



Renderizador: \"AIR\" render

Tipo de render: Biased , compilador do RenderMan

** USOS PRIMÁRIOS: VFX

>> Aplicações de host
** O suporte nativo para: Maya, Rhinoceros
** Suporte à terceiros para: Blender, Cinema 4D, Houdini, Massive
** Suporta para outras aplicações via formato RIB

Preço: $450 ( dólares ) (licença independente para quatro núcleos )

COLABORADOR: SiTex Graphics

Ao longo da última década, o AIR render construiu uma forte ligação entre estúdios que procuram uma solução RenderMan compatível com baixo custo capaz de produzir imagens de alta qualidade.

A Luma Pictures, na Califórnia ( EUA ), que usa o Air junto com o Mental Ray, cita o seu apoio forte para os dados de partículas ( particularmente a opção de substituir vários tipos de primitivas para a mesma partícula no tempo de render ) e capacidades de \"baking\", usando o último para fazer bake 2D e point clouds.

A imagem acima mostra um ainda do trabalho do estúdio em City of Ember ( Cidade de Ember ). AIR renderer foi usado para processar a espuma na água.

Tal como acontece com outros sistemas gráficos, a necessidade de contar com os conversores de terceiros para exportar arquivos no formato \"RIB\" para um outro software 3D, pode ser um problema: algo que a SiTex Graphics agora está abordando.

Renderizador: \"AIR\" render

PONTOS FORTES
Mais acessível do que outros processadores de RIB
Apoio a partículas sólidas
Capacidades de \"baking\" flexíveis

PONTOS FRACOS
Dependência histórica sobre os exportadores RIB de terceiros
Precisa de um algoritmo motion blur de interpolação mais robusto

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3.0- Imagem: Surreal Structures



Renderizador: Fryrender

Tipo de render: Unbiased, não possui compilador para RenderMan.

Principais usos: VFX.

>> Aplicativos host: 3ds Max, Cinema 4D, LightWave 3D, Maya, Luxology Modo, Rhinoceros, SketchUp, Softimage.

PREÇO: 795 ( euros ) ( $ 1.190 dólares: inclui dois nodes de renderização. )

COLABORADOR: RandomControl

Visto pela primeira vez em 2006, foi um dos fryrender\'s da nova onda de renderizadores de base física para seguir na onda da Next Limite que desenvolveu o Maxwell Render.

Enquanto o mercado era então mais afinado com as peculiaridades de renderings \"unbiased\", com muitos usuários do fórum exigentes para ver a prova do tempo de renderização antes de investir com o seu dinheiro, não havia como negar que os resultados do fryrender eram de alta qualidade técnica.

Comercialmente lançado em 2008, que oferece iluminação forte física e ferramentas interativas tonemapping - embora, como acontece com todos esses pacotes de renders, a qualidade de imagem é um trade-off contra a velocidade de renderização. RandomControl ainda está trabalhando em um sistema de VR que vai tornar navegável cenas em \"real time\" ( tempo real ).

Renderizador: Fryrender

PONTOS FORTES
Automático, global illumination fisicamente correto.
Recursos de materiais abrangentes, incluindo translucidez, MPD e mapeamento opacidade
console de aplicativo Full-featured : ajustes de iluminação interativas e controle de tonemapping

PONTOS FRACOS
Mais lento do que as engines de render que usam interpolação para GI, particularmente com caustics.

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4.0- Imagem de David Gudelius:



Renderizador: Indigo Renderer

Tipo de render: Unbiased, não possui compilador para RenderMan.

Principais usos: VFX.

>> Aplicativos host: 3ds Max, Blender, Cinema 4D, Maya, SketchUp, Softimage

PREÇO: 295 ( euros ) ($ 440- dólares: inclui dois nodes de renderização)

** Desenvolvedor: Glare Technologies

É um choque quando um produto livre vira comercial, por isso, enquanto Glare Technologies sempre foi aberta sobre seu roteiro, a notícia de que Indigo Renderer era exatamente isso, provocou algum comentário quando a notícia foi divulgada no início deste ano.

No entanto, de acordo com os entrevistados, o desenvolvedor mantém seus valores comunitários de atualizações frequentes e rápido suporte ao cliente , pessoal, e ao mesmo tempo, como acontece com qualquer engine \"unbiased\" , tempo de render é bem considerável, entretanto são compensados pela facilidade de uso do Indigo renderer.

\"Eu prefiro muito mais a criação de uma cena por duas horas e processar para 10 horas durante a noite que tem que configurar para 10 horas e processar para dois\", comenta freelance visualização artista \"Arthur Staschyk\".

Renderizador: Indigo Renderer

PONTOS FORTES
Suave curva de aprendizado
Tonemapping interativo intuitivo durante o render.
Forte apoio ao cliente.

PONTOS FRACOS
Ainda relativamente comprovado em trabalhos comerciais.

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5.0- Imagem de Kim Frederik Balleby:



Renderizador: Kerkythea

Tipo: híbrido (parcial / imparcial), não possui compilador para o RenderMan da Pixar.

Principais usos: VFX

>> Aplicações de host:
** O suporte nativo para: 3ds Max, Blender, SketchUp
** Suporta a maioria dos pacotes de DCC via 3DS, formatos de exportação e importação .OBJ

** Preço Grátis

COLABORADOR: Ioannis Pantazopoulos

Kerkythea possui a distinção incomum de ter sido desenvolvido, não um, mas dois, comercial deste ano: foto realista: renderizador SketchUp: Twilight Render e ferramenta autônomo Thea Render, atualmente em versão beta.

No entanto, o desenvolvedor Ioannis Pantazopoulos confirmou para o mundo 3D, que seu produto pai será continuado a ser oferecido gratuitamente, e atualizado de forma independente.

Aproveitamento de várias engines de renderização para um viés híbrido / abordagem unbiased, os usuários afirmam Kerkythea render oferece uma introdução suave para técnicas de renderização avançadas do que produtos similares, e enquanto ele mantém algumas arestas, oferece um conjunto de recursos que desmente o seu valor gratuito.

Renderizador: Kerkythea

PONTOS FORTES
Escolha de biased ou render unbiased.
Editor profundo, intuitivo e material editor fisicamente correto.
Poderoso, brush tool ( ferramenta de brush ) flexível e instanciado

PONTOS FRACOS
Documentação limitada
Render network ( rede ) e iluminação do tipo \"IES\" pode ser difícil de configurar.

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6.0- OUTRAS ALTERNATIVAS

Renderizadores gratuitos e de código aberto ( open source )

1.0- Aqsis
Popular open-source de renderização compatível com processador. Atualizado regularmente.

2.0- Duende
Outra alternativa open-source para RenderMan.

3.0- POV-Ray
De longa data, versão gratuita de raytracing renderer.

4.0- YafaRay
Ainda um outro livre, engine open-source ( código aberto ) muito usada no Blender, raytracing.

5.0- Sunflow
Prometendo representante open-source. Não atualizado desde 2007, infelizmente.

6.0- Gelato
Pioneirismo renderizador GPU acelerada. Agora livre, mas não está mais em desenvolvimento.

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Renderizadores: SketchUp

7.0- IDX Renditioner
Mecanismo de renderização fotorrealista, com capacidade de produção de grande formato.

8.0- LightUp
Prometendo renderização mais recente plug-in do Reino Unido desenvolvedor Adam Billyard.

9.0- SU Podium
Um dos originais motores de renderização de terceiros para SketchUp.

10.0- Twilight Render
Novo mecanismo de renderização promissor, derivado do software livre Kerkythea.

11.0- [ Em dezembro de 2009 ]

12.0- FurryBall
Nova enginde de render por GPU acelerado para o Maya, como o usado no filme Goat Story.

13.0- Guerilla Render.
Novo render production para Autodesk Maya.

14.0- LuxRender
Prometendo aparência unbiased, sistema render baseado em princípios fisicamente corretos.

15.0- RenderSpud
Cross-plataforma GI renderizador, sendo desenvolvido pela programador Mike Farnsworth.

16.0- Shaderlight
Render interativo para 3ds Max e render por hardware por meio do ARTVPS especializados.

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** Segundos os entrevistados da revista 3dworld:


A maioria dos estúdios de visualização optam por um dos \"três grandes\" renderizadores para 3ds Max: Mental Ray, FinalRender e V-Ray; no passado usavam muito o \"Brazil Render\" pela \"Splutterfish\", porém o mesmo foi estagnado ( CPU ) e parece não mais evoluir, só GPU.

No entanto, vários entrevistados observaram que os profissionais de visualização estão cada vez mais voltando-se para o engine de renderização Mental Ray, que é o render nativo no 3ds Max.

\"Mais e mais pessoas estão migrando de volta para o Mental Ray, porque ele vem com o pacote principal e agora tem um fluxo de trabalho muito melhor dentro de Max\", diz [b]Alex Morris, ex-diretor da Hayes Davidson. \"Ele também é muito mais rápido se você souber o que está fazendo.\"[/b]

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De Houdini MANTRA: A terceira via?

Para Abdelkareem Abonamous, sócio e diretor de cinema de Black Mountain VFX, a distinção entre os renders raytracing modernos e sistemas de RenderMan compatíveis formam uma linha divisória fundamental para gráficos 3D.

\"Há uma divisão clássica entre o tipo RenderMan / 3Delight/ AIR de renderizadores, e o trio V-Ray /Brazil/ FinalRender\", diz ele. \"Cada classe tem as suas vantagens e desvantagens inerentes, e lojas mais pequenas, as vantagens desta última classe ( GI fácil, de alta velocidade raytracing ) são extremamente importantes.\"

No entanto, existe uma terceira forma. Engine Mantra nativa do Houdini oferece um híbrido das duas abordagens. \"Na minha experiência, ela tende a passar despercebida já que a maioria das lojas menores não entendem o que isso significa: você recebe o motion blur e displacement de graça, enquanto continua a ter uma abordagem simples para GI, reflexões e assim por diante\", diz Abonamous.

Desenvolvedor de software Side Effects, Houdine, o que torna as ferramentas do Mantra ilimitadas disponíveis para os usuários, estimam que dois terços dos seus clientes recorrem para este renderizador nas produções.

Entre os maiores estúdios de VFX, o volume de renderização do Mantra é popular pela sua auto-sombreamento ( self shadowing ) de alta qualidade e para a facilidade com que os volumes podem ser gerenciados usando o fluxo de trabalho baseado em nodes de Houdini, enquanto médias lojas se beneficiam do equilíbrio de velocidade e flexibilidade que oferecem.

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CONCLUSÃO FINAL: Sempre irá existir um número muito grande de renderizadores no mercado de Computação Gráfica no mundo.

Mas não use um renderizador porque a maioria das pessoas usa, Computação Gráfica não é moda, não faça o que todo mundo faz, você tem que estudar o \"check list\" dos renderizadores que tem no mercado, veja quais são foto realistas e \"biased\", que tenham um preço mais acessível se for comparado a outros renderizadores \"biased\" e principalmente o que mais vai servir pra atender a seus objetivos, como artista gráfico, e estude, estude, estude, estude, estude e estude este renderizador.

Nunca se limite a usar um só renderizador. Explore e estude, estude, estude, estude, estude, estude e estude as potencialidades de outros renderizadores.

Nunca faça escolha de um só renderizador, estude, estude, estude, estude, estude, estude e estude os mais variados e aprenda como cada um \"trabalha\", \"pensa\" e \"enxerga\" uma cena 3d.

Não existe receita de bolo pra obter uma imagem foto realista. Você no final das contas tem que saber sempre, sempre o que está fazendo. Por exemplo, às vezes uma iluminação fica foto realista em uma cena, mas em outra cena 3d totalmente diferente da anterior, ela não serve mais, terá que usar outras opções de iluminação, entendeu?? =]

ouvidos a outros artistas gráficos mais experientes, escute a opinião dos mais sábios, mas não necessariamente terá que fazer o que ele fez. Você é quem sabe, o que é melhor pra você.

Hoje no mercado de Computação Gráfica tem artistas gráficos que trabalham com todos estes renderizadores ( mais de 40 ) que eu citei lá em cima.

Mas eles produzem coisas legais porque dominam os parâmetros e ferramentas de cada renderizador e entendem como configurar corretamente cada parâmetro, para produzir uma imagem foto realista no menor intervalo de tempo possível.

Portanto não se prenda a \"modismos\", não é porque as pessoas usam mais o V-Ray que você também irá usar.

Pode estar usando o Final Render que é bem robusto, da Cebas.com, pode estar usando o Mental Ray da N-Vidia, que é um renderizador nativo do 3ds Max e muito rápido, desde que seja bem configurado, pode estar usando o Arnold render da Solid angle, se você é usuário do Maya, pode estar usando o Yaf-Ray se é usuário do Blender, do 3ds Max ( conexão através de script ) e de outros softwares 3d...etc.

Enfim, a lista é bem grande, como você já notou, faça a sua escolha e estude, estude, estude, estude, estude, estude e estude o renderizador que você escolhar.

\"NÃO IMPORTA QUAL RENDERIZADOR VOCÊ IRÁ ESCOLHER, O QUE REALMENTE IMPORTA, É SE VOCÊ DEPOIS DE ESTUDÁ-LO EXAUSTIVAMENTE, DOMINÁ-LO POR COMPLETO, ENTENDER COMO ELE FUNCIONA, COMO PENSA, COMO \"ENXERGA\" UMA CENA 3D\", ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE SABER QUAL VOCÊ IRÁ USÁ-LO\", lhe garanto.

Essa é a minha colaboração para você, como artista gráfico.

Boa sorte e a jornada é bem, bem longa, você irá notar com o passar dos anos.

Forte abraço e sucesso.

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