Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Eddy   Toledo - Paraná - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Claudio   Manaus - AM
Fabricio   Florianópolis - SC - SC

Portfólios Ver Mais

ThiagoBrugnolo   Cabreuva - AC
Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN

Iluminacao BOA, DICAS PLZ!!!!

Por: GlaciusFire  

Em: 05/02/2005 23:43

E ae pessoal, sumi da vista de todos por um tempo nao consegui comecar meus estudos de 3ds mas estou voltando, minha primeira dúvida é a seguinte: Luz!!! Existe alguma maneira de eu iluminar BEM algum objeto q eu modelei mas sem usar 1000 luzes etc... sou novato. Vou reformular a pergunta, existe alguma maneira de iluminar um objeto, usando algum pluguin, algo que nao seja mto complexo e que traga bons resultados. Por exemplo, no post "A vermelhona, sonho de consumo" (algo do tipo) na imagem de sistema de freios, ela foi iluminada como? está linda! eu posso obter esse resultado como??? Tutoriais da 3d1? Poxa, ja tentei de tudo mas nao consigo.. alguem me de uma luz.. literalmente.. brigadao!
ENTÃO, iluminar de forma realista usando o render padrão do max só se consegue com algumas luzes mesmo, porque os efeitos de sombras suaves e iluminação global são bastante complexos, envolvem interreflexoes entre os objetos na cena entre outras coisas. a partir do max 5 se nao me engano vc tem as luzes com area shadows, que dao muito mais realismo na cena, mas tb pesam bem mais. para apresentação geral o pessoal costuma fazer um domo de luzes, aqui no site tinha até um tutorial de como fazer isso, e tb tem um script para baixar chamado e-light, eu já usei ele bastante para criar esses domos com facilidade e iluminar a cena, de uma conferida.
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Fala Glaucius... qdo eu quero fazer uma iluminação rápida, sem muitos detalhes, uso uma técnica de estúdio. Coloco 3 omnis formando um triangulo em relação ao objeto (uma do lado direito, uma do lado esquerdo e outra atras do objeto). Para a primeira omni uso 1, para a segunda 0,5 e para a terceira 0,25. Levanto as 3 luzes 45 graus em relação ao objeto e pronto. Uma luz básica, que valoriza os meios tons e passa uma boa idéia de profundidade. Eu costumo usar as 3 sombras geradas pelas luzes.
pode crer, se nao me engano tem um tutorial com uma técnica parecida com essa do xtama na www.3dtotal.com . Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
use a luz [i:686b93a9d3]skylight[/i:686b93a9d3] do max e vc terá melhores efeitos. use-se junto com as luzes ray traced ou radiosity procure no fórum "GRUPO DE ESTUDO: Técnicas de Iluminação no 3DS Max" mais informações sobre luzes no max.
Emerson Joucoski.Ctba-PR-Brasil. "Sempre aprendendo..."
ae pessoal, brigadao pelas dicas,. estou comecando a iluminar melhor minhas cenas... estou usando alguns ominis e uma luz photometric IES Sky, eh mto ruim?? o tempo de render almenta bastante mas eu estou conseguindo resultados bons para a iluminacao de objetos...
é, o tempo de render aumenta mesmo, porque são muito mais cálculos para ele fazer. mas tb fica muito melhor, uma dica é reduzir os samples no lighttracer, algo assim. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Quando utilizar luzes fotometricas use radiosidade ou o Mental ray
n00b
pode crer, se nao me falha a memoria o proprio user reference do max sugere isso. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
E ae pessoal.... pois eh mas nao manjo nd de renders.. sou completamente novato no 3d, mas nao desisto!! hehehe.. ja ouvi falar mto desses renders, o v-ray, brazil, mental ray.. ond baixa-los? sao frees? ASSUNTO EDITADO POR CONTER ASSUNTOS RELACIONADOS À PIRATARIA Um abraço galera! EDITADO POR AABB2003 EM 12-02-05

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707680.

Total de membros registrados: 135284

Últimos membros registrados: hartinhall, Momoski026, gabrieelsilvaofc, Nerino, infohamzllc, look, lambthony, Hurroza.

Usuário(s) on-line na última hora: 383, sendo 3 membro(s) e 380 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WinterPT, merlimweb, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.