Oi Glaucius, tudo bem?
Iluminar bem é tão difícil quanto animar um personagem, depende de diversos conhecimentos e domínios prévios.
Precisa conhece muito bem as funções presentes nos menus das luzes, precisa entender que em 3D uma luz não se comporta igual uma luz real, normalmente precisa usar mais de uma luz 3D para simular a ação de uma única luz real, sem GI usam-se diversar luzes complementare, com GI usa bem menos mas ainda usa, para conseguir bons resultados com menos tempo de render.
Os materiais são muito importante quando passa a usar um render com GI, então é bom que tenha aprendido bem a criação de materiais no render padrão do programa, porque renderizar com GI é muito mais demorado, se tiver que aprender tudo isso e mais os diversos novos parâmetros dos renders com GI tudo junto, vai ser muito mais difícil.
O AABB te deu uma ótima dica, do e-light, e também pode ler as postagens no tópico sobre estudo de iluminação no 3ds max, onde tem trocentas dicas.
Aprender a usar as 1000 luzes como disse, é o principal para entender GI, entender as técnicas de iluminação 3D, e conseguir bons resultado com baixo tempo de render quando partir para um renderizador profissional.
Abraços