Como criar Bump a partir de uma imagem no Photoshop

Por: hotiago  

Em: 03/09/2013 23:39

Boa noite pessoal.

Procurei e não achei nenhum tutorial sobre isso aqui no forum e no google não achei nada que prestava.
Gostaria de saber se alguém tem algum tutorial?
Tem vezes que tenho uma imagem, mas não tenho um mapa de bump.

Abs a todos.
Abre ela no Photoshop, vá no menu create>hue/saturation e tira a saturação até a imagem ficar preto e branco. Depois é só trabalhar a intensidade de brilho e contraste que ficam também na aba create até ficar na intensidade que você quer.
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Tu pode usar a imagem colorida, que usa no difuse, no bump também. Claro que se tratar o efeito pode ficar melhor, mas funciona também.
Seja bem vindo ao forum Hotiago!

Da um aolhada nesse tutorial, excelente materia!

O segundo video é onde ele mostra entre outras tecnicas como criar um bump.
Sugiro ver os dois videos, sao excelentes!

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/texturizacao-de-materiais-desgastados

Em qualquer editor de imagens é só diminuir na saturação até que fique em escala de cinza (greyscale). Daí tu pode trabalhar o contraste.
Os colegas ja deram uma luz pra vc..heheh
Se for usar a mesma imagem do difusa no bump,
Depois aplica um color correction nela e faz oq faria no Photoshop.
Deixe ele como copia e nao instancia .
Outra opção é o pluguin crazybump..o bom dele é q vc ja v o resultado.
Além do Crazy Bump há o Pix PLant e ShaderMap (há opção gratuíta por comando). Há outros também, mas não sei o nome.
Valeu pessoal, me ajudaram bastante.
Um abraço a todos, assim vou conseguir fazer minhas texturas[:p]

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711142.

Total de membros registrados: 138642

Últimos membros registrados: samurossi, ruirjcj, djzecarlos, rafabittencourt, João_naoseuoqbotar:(, dineh, Fadden, Leod.

Usuário(s) on-line na última hora: 429, sendo 11 membro(s) e 418 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Victor Mendonça, Eng Damasceno, Vladis, Sergio1987, Adalberto Rocha, TadeuB79, valdez, Daniel Monteiro, Pedroalcantara, samurossi, Roberto Movanni.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.