Mano o SketchUp é pra fazer \'esboços\'.. O proprio nome diz isso.. Saber mexer no Sketchup, pelo menos pra mim, releva tanto quanto saber mexer no Facebook.. (isso é a minha opinião.. sei q meio mundo discorda e tal...)
Olha.. Fazendo no 3ds mesmo.. E deu sempre com uma margem de erro extremamente baixa, fiz assim:
-Pego o desenho da planta, geralmente escaneado.
-Crio um plane no 3ds com uma quantidade conveniente de segmentos, e de proporção idêntica à da do desenho da planta. (ex: extensão total da planta tem 3,6M.. eu faço o plane com isso de lado =D).
-Ponho o desenho da planta como textura do plane e deixo pra mostrar na viewport..
-Faço cuts no plane, bem onde tem as paredes.
-Extrudo as \'paredes\' q criei com os cuts.
-Acho um canto com um valor \'notavel\' de medida (por exemplo 1 metro.. 1,5 metro, etc..).
-Crio um box com um lado de valor idêntico ao valor daquela parede na planta.
-Dou scale no model da planta (q eu fiz com os cuts, etc..) praquela parede de 1m ficar com a medida exata ou extremamente proxima ao box com 1m de lado (esse 1m podia ser Xm etc..)
Então.. isso é quase como se fosse uma \'regra de 3\'.. mas como c já fez a geometria, c poderia chamar de \'regra de 1000\' até se quiser... =D.. Então.. pra fazer plantas e coisas arquitetônicas (bemdizê q eu só fiz pra interiores, mas acho q vale sim =D), se vc fizer tudo com a proporção (não a medida, mas a PROPORÇÃO em sí) correta, é só questão de dar scale usando alguma parede de valor mais notavel (\'notavel\' q eu to falando é um valor mais simples de entender.. tipo.. c pega uma parede de 1m pra comparar, se for pegar uma parede com valor quebrado pra fazer isso fica mais dificil né... enfim é isso =D)....
Obvio que pra fazer isso com 1 parede, TODAS A QUESTÕES DE PROPORÇÃO DEVE ESTAR CORRETAS... E também. cara n vai perceber se uma parede no seu model tem 1,3546345 milimetros a menos..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..