Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

georgeluisnunes   Rio de Janeiro - AC
PKopp   Salvador, Bahia
Alexandro   Cascavel - PR
prata   Brasil - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

THADS2456   São José Do Rio Preto SP - SP
Felipe   São Paulo - SP
andre.csant   São Luís - MA - MA

Como acertar as dimensões das plantas

Por: theArchitect  

Em: 07/10/2013 19:08

Eu sempre fiz plantas de um jeito simples, começava rabiscando no paint mesmo, e depois fazia algo mais trabalhado com cada pixel = 1cm, e algumas eram baseadas em prédios que eu fazia no The Sims. Sempre foi algo meio passatempo. Quando comecei a usar o Max, comecei a fazer esses projetos no SketchUp, mas o que me deixou no chão foi o problema com dimensões. Eu nunca saí por aí medindo as coisas, mas tudo que faço parece desproporcional ao tamanho real. O último projeto que estou fazendo atualmente, no SketchUp não parece ruim visualmente, mas quando você vê a medida, fica muito estranho.
Como vocês conseguem fazer sem errar no tamanho?
Mano o SketchUp é pra fazer \'esboços\'.. O proprio nome diz isso.. Saber mexer no Sketchup, pelo menos pra mim, releva tanto quanto saber mexer no Facebook.. (isso é a minha opinião.. sei q meio mundo discorda e tal...)

Olha.. Fazendo no 3ds mesmo.. E deu sempre com uma margem de erro extremamente baixa, fiz assim:

-Pego o desenho da planta, geralmente escaneado.
-Crio um plane no 3ds com uma quantidade conveniente de segmentos, e de proporção idêntica à da do desenho da planta. (ex: extensão total da planta tem 3,6M.. eu faço o plane com isso de lado =D).
-Ponho o desenho da planta como textura do plane e deixo pra mostrar na viewport..
-Faço cuts no plane, bem onde tem as paredes.
-Extrudo as \'paredes\' q criei com os cuts.
-Acho um canto com um valor \'notavel\' de medida (por exemplo 1 metro.. 1,5 metro, etc..).
-Crio um box com um lado de valor idêntico ao valor daquela parede na planta.
-Dou scale no model da planta (q eu fiz com os cuts, etc..) praquela parede de 1m ficar com a medida exata ou extremamente proxima ao box com 1m de lado (esse 1m podia ser Xm etc..)

Então.. isso é quase como se fosse uma \'regra de 3\'.. mas como c já fez a geometria, c poderia chamar de \'regra de 1000\' até se quiser... =D.. Então.. pra fazer plantas e coisas arquitetônicas (bemdizê q eu só fiz pra interiores, mas acho q vale sim =D), se vc fizer tudo com a proporção (não a medida, mas a PROPORÇÃO em sí) correta, é só questão de dar scale usando alguma parede de valor mais notavel (\'notavel\' q eu to falando é um valor mais simples de entender.. tipo.. c pega uma parede de 1m pra comparar, se for pegar uma parede com valor quebrado pra fazer isso fica mais dificil né... enfim é isso =D)....

Obvio que pra fazer isso com 1 parede, TODAS A QUESTÕES DE PROPORÇÃO DEVE ESTAR CORRETAS... E também. cara n vai perceber se uma parede no seu model tem 1,3546345 milimetros a menos..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
modelagem de maquete sempre faço com base no projeto do autocad assim nunca tem erro e sem na medida exata, e costumo fazer tudo proporcional tbm, mudo o Display das unidades pra cm ai fica tudo certo
Pelo visual que consigo no SketchUp e no Max, a proporção não parece mal. Mas as medidas: cada bloco tem 90cm L x 1m A, logo as janelas são 1.80m L x 2m A. Essas dimensões me parecem muito grandes, mas na imagem não fica tão \"errado\" assim...

http://www.imagebam.com/image/d4cac9280339295
http://www.imagebam.com/image/a3742d280339298
Então cara, pra fazer planta baixa não tem jeito, é Autocad mesmo.
Ele assusta um pouco quem nunca mexeu, mas com um pouquinho de estudo você vai ver que é bem simples e rápido pra aprender.
Claro que pra sair fazendo cortes, fachadas e projetos completos não é muito fácil assim. Mas pra planta baixa com um tapa você ta fazendo, e o melhor: com precisão, já que o software é próprio pra desenho técnico.
Agora as dimensões, vai variar um pouco. O básico das janelas é 150x100x110 (largura x altura x altura em relação ao piso.
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711120.

Total de membros registrados: 138609

Últimos membros registrados: GABI2024, SCHUELERTEC, Yuri_Peixoto, Lrizary, orexiburn, optilosscapsules, mitolynorder, Mckenzdoroth.

Usuário(s) on-line na última hora: 818, sendo 11 membro(s) e 807 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: J.F.Verissimo, TadeuB79, Victor Mendonça, Adalberto Rocha, JesusEnzo , Nuno, Duda, gilson antunes, Vladis, valdez, JMDesign.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.