Imagem de fundo em cena interna

Por: Japex  

Em: 16/10/2013 09:28

Bom dia pessoal,

Estou em dúvida como fazer para colocar um background no photoshop na imagem, sendo que quando seleciono o canal alpha ele não respeita a mesa e a cadeira da sacada, nem o vidro do peitoril da sacada que era pra ficar mais fosco, abraço
Faz um tempinho q eu já fiz exatamente o q c ta falando aí.. Mas acho q salvei em png, ou um outro formato q tenha transparencia embutida, mas é png q eu tinha usado se eu não me engano...

C tá falando q ele tá ficando cinza e preto onde deveriam ocorrer gradientes de opacidade né?.. Então.. acho q no photoshop mesmo, talvez usando a informação do alpha como filtro vc já consiga isso também.. Mas dá uma testada com png q se eu me lembro bem funciona facil pra isso...(deixar com transparencias de maneira a que seja possivel por um bg na pos)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
não deu, ele não respeita a transparência do vidro ;/ olha pela cadeira da sacada
ta usando o vray?
SIMM
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Japex: oi Japex!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Esse problema de seleção do BG ( background ) que se mescla a transparência é por causa das cores dos materiais diferentes serem muito próximas uma das outras.

O seu problema poderia ser resolvido tranquilamente salvando a sua imagem em extensão .tga ( targa image file ) que guarda informação do canal alpha. Ou então fazer como o nosso amigo e colaborador \"ScreamingFox\" falou, de salvar seu formato final de imagem em .psd ( pois já recorta automaticamente o fundo pra você ).

O único problema de salvar com a extensão .psd nesse seu caso ai, é porque você tem exatamente um jogo de cortinas com material branco e deve ter \"falloff\" também, o que dá a transparência da cortina e ela fica branca quando recebe a ação da luz solar, que é branca também.

Portanto se o seu shader de céu físico for branco lá fora, as suas cortinas com material \"falloff\" que também são de material branco com mapas \"falloff\", irá dificultar e muito o seu trabalho de seleção somente do BG ( background ), pois a cor do céu físico se mescla e se mistura com as cores brancas das cortinas, tudo bem??

Só há pelo menos que eu me lembre, uma única forma de resolver o seu problema, ok?? Que é renderizando a sua cena novamente com materiais com ID de cores bem \"diferentes\" umas das outras, para que facilite o seu processo de seleção posteriormente, quando você for trabalhar na composição final da sua imagem.

======================================================================================

** Montei um pequeno tutorial aqui pra você bem simples, de uma cena super simples que criei rapidamente no 3ds Max 2013 e renderizei com o render V-Ray adv. 2.40 do 3ds Max 2013.

Modelei esta cena super simples, apliquei materiais \"V-ray matl\", coloquei uma luz vray sun ( multiplier= 1,00 ) e três luzes \"vray light\" ( multiplier= 1,00 ) para iluminação indireta e no background do 3ds Max deixei mesmo o shader de céu físico: \"vray sky\", para o render ir mais rápido.

1.0- Aqui está o \"wireframe\" da cena super simples que modelei no 3ds Max 2013 rapidamente pra te mostrar:

2.0- Configurei o render V-Ray adv.2.40 do 3ds Max 2013 e renderizei esta cena super simples, como você pode ver na imagem abaixo:

Observe que escolhi as paredes vermelhas só pra não deixar tudo branco na cena, pois o piso é um material com amarelo bem claro, que se assemelha a uma cor \"creme\". Coloquei vidro nas janelas e o caixilho da janela é de material metálico, bem juntamente com o teapot ( bule ) que é também metálico e as duas esferas.

Renderizei a cena final com o render V-Ray adv.2.40 do 3ds Max 2013 e fiz um tratamento final dessa imagem no Photoshop CS 6.0, como você pôde ver na imagem em cima.

3.0- Bem, depois que foi renderizado a sua imagem final, nesse meu caso, eu vou querer selecionar o material de vidro e retirar só o fundo, não é mesmo?? Nesse caso em específico, para você retirar o material do BG ( background ) que é o fundo, você terá que renderizar usando o \"ID dos materiais\" ou o \"ID do editable poly\", transformando todos eles em \"editable poly\" do 3ds Max, selecionando o sub-object \"element\" para selecionar todo o material, e depois no grupo \"Polygon: smooting groups\", você irá escolher um ID pro objeto 3d ( de 1,00 a 32,00 ).

Ou então se você não quiser fazer pelo ID dos materiais, que é muito chato, você pode fazer como eu fiz. Eu criei todos os materiais com o \"vray matl\" e mudei as cores do diffuse para as 3 cores primárias: RGB ( red, green, blue ) e usei mais um, o material ciano.

Acompanhe as duas imagens abaixo, por gentileza:

3.1- A 1a. imagem abaixo é um \"preview\" do slate material com os 4 materiais ( vray matl ) que eu criei no 3ds Max 2013, simplesmente mudando as cores do canal \"diffuse\" para as 3 cores primárias ( vermelho, verde, azul ) e depois escolhi o ciano para a 4a. cor, tudo bem??

3.2- Esta imagem abaixo é o \"círculo cromático\" da teoria das cores, no qual você pode usar as 3 cores primárias ( vermelho, verde e o azul ) e as demais cores secundárias ( amarelo, magenta e o ciano ), resultantes da adição de duas cores primárias.

ATENÇÃO: Salve a sua imagem final em formato .tga ( targa image file ) para guardar informação do \"canal alpha\" ou então em formato .HDR ( high dynamic range ) para guardar informações importantíssimas como a luz.

Estou te mostrando este círculo cromático, pois estas 3 cores primárias mais as 3 cores secundárias, são as 6 melhores cores de \"diffuse\" para criar um render por ID com cores diferenciadas.

Mas você deve estar se perguntando, mas por que tenho que fazer um render com as cores diferenciadas?? É exatamente aonde quero chegar, você fazendo um render com as cores primárias e secundárias, todas as cores estarão diferenciadas, umas das outras, e isso facilitará e muito o seu processo de seleção dessas cores no Photoshop ou Gimp.

4.0- Olha o meu render final como ficou:

4.1- Agora olha o meu render com o ID dos materiais com as cores diferenciadas ( renderizei no próprio 3ds Max 2013 usando o render V-Ray adv.2.40 ):

OBS.: Perceba que no piso coloquei um material \"vray matl\" com a cor verde, coloquei as paredes com a cor vermelho, coloquei o teto com a cor branco, os vidros com a cor azul, os caixilhos da janela com a cor ciano, e por fim os objetos 3d ( teapot, duas esferas e o box ) com material amarelo. Observe a imagem abaixo:

4.2- Depois que gerei o render ID com os materiais nas cores diferentes, agora fica muito fácil, eu selecionar eles e deletá-los qualquer um deles que eu quiser, a qualquer momento.

ATENÇÃO: Veja que você deve gerar o render com material ID com as cores diferenciadas, com a mesma luz e a mesma câmera na mesma posição, obviamente do render anterior, pois se não, dará errado a sua seleção.

Olha como a seleção de cada elemento com a cor diferente é super fácil no Photoshop CS 6.0, usando a ferramenta ( varinha mágica ) \"magic wand tool-W\".

4.3- Seleção super rápida do piso:

4.4- Seleção rápida das paredes:

4.5- Seleção rápida do teto:

4.6- Seleção rápida dos vidros ( azul ):

4.7- Seleção rápida dos objetos 3d ( amarelo ):

4.8- Seleção rápida dos caixilhos das janelas ( ciano ):

ATENÇÃO-2: Veja que é muito importante que as sombras sejam geradas na mesma posição do render original com os materiais metálicos, parede vermelha, piso amarelo creme, teto branco e objetos 3d em amarelo. Pois na hora da seleção com a varinha mágica do Photoshop ( magic wamd tool- W ), esta ferramenta irá selecionar somente as cores já diferenciadas, \"RESPEITANDO\" as sombras, deixando as sombras para você fazer sua composição das sombras como bem desejar.

4.3- Você pode selecionar os materiais de cores diferentes com a varinha mágica do Photoshop ( magic wand tool- W ), porque a seleção da varinha mágica no Photoshop, respeita as sombras, como falei anteriormente.

Outra opção muito importante de selecionar os layers de cores diferenciadas, é com a ferramente de \"color range\" do Photoshop, que fica no menu superior do Photosshop: Select -->>\"color range\", como na imagem abaixo:

OBS.: Só que a opção do \"color range\" é ótima para selecionar cores diferenciadas, mas terá que mudar os valores de \"fuziness\" que por padrão vem com 51,00 no Photoshop.

O color range automaticamente cria um \"preview\" de um pincel e pede para que você selecione a parte do 3d aonde quer selecionar, basta dar um clique no pincel na parte aonde você queira selecionar e clicar em \"ok\". O \"color range\" já seleciona a automaticamente a cor que você deseja.

Prefiro usar a varinha mágica do Photoshop, pois é mais exata na minha opinião e respeita a seleção das sombras também, o que é muito importante.

5.0- O próximo passo depois de gerar os dois render: um realista e outro com o ID dos materiais com as cores diferenciadas ( ambos salvos com a extensão .tga ), você abre as duas imagens no Photoshop, como na imagem abaixo:

5.1- Seleciona o layer \"Render ID com cores diferencias\", e depois clica no modo \"blending color\" e escolha a opção \"screen\" para o layer \"Render ID com cores diferencias\" se mesclar junto com o layer \"Render realista\". Acompanhe a imagem abaixo:

5.2- Automaticamente quando você escolher a opção \"screen\", observe que o layer \"Render realista\" aparece na frente do \"Render ID com cores diferencias\".

Pronto, agora é só você selecionar o que deseja, ok?? Mas observe com muita atenção:

** IMPORTANTE: Tudo o que você for selecionar, use o layer \"Render ID com cores diferencias\". Tudo o que você quiser deletar, remover use o layer \"Render realista\" ( Espero que tenha entendido esta informação, pois é muito importante ).

Tudo o que você for selecionar com a varinha mágica, use o layer \"Render ID com cores diferencias\", somente para selecionar, nunca para deleter ou remover nada. Depois que você selecionar o que deseja com o layer \"Render ID com cores diferencias\", você clica no layer \"Render realista\" e deleta ( com o render realista corrente ( faixa azul selecionada ).

Olha o algoritmo pra retirar o fundo recortado: 1a._ Selecionei somente o layer \"Render ID com cores diferencias\", ocultei o layer \"Render realista\", clicando no olho, depois selecionei com a varinha mágica o azul dos vidros no layer \"Render ID com cores diferencias\", depois cliquei no olho para aparecer novamente o render \"Render realista\", selecionei o layer \"Render realista\", ocultei com o olho o layer \"Render ID com cores diferencias\", cliquei no layer \"Render realista\" e apertei \"delete\".

Pronto, só isso!!

Olha só o fundo recortado:

Bem, é isso ai. Espero que este tutorial ajude você de alguma forma, tudo bem??

Boa sorte e Parabéns pelo seu trabalho.

Forte abraço e sucesso!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716984.

Total de membros registrados: 143011

Últimos membros registrados: SX66Kapseln466, JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx.

Usuário(s) on-line na última hora: 900

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.