Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

eduardoqf   Maceió - AL
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Weverson M   Guarapari - ES
Gabriel_ingels   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

pedro2206   Rio de Janeiro - AC
brunoestephanio   rio de janeiro - RJ
YuDaniels   Sao Paulo - AC
3ddesignmatheus   rio de janeiro

Realismo

Por: Naila Paiva  

Em: 14/11/2013 11:17

Bom dia gente, estou fazendo uma imagem de um shopping pelo 3d max e vray, mas não entendo pq não consigo deixá-la tão realista. Por favor me deem algumas dicas, anexei a imagem aqui!
Obrigada
uma boa dica rápida é vc pegar referencias de fotos reais de um shopping e tentar reproduzir a iluminação. Pegue fotos de interior de shoppings que sejam parecidos com este seu aí.

pegue referencias de fotos dos materiais também, por exemplo, do sofá ali.

para longo prazo comece a estudar sobre fotografia.
Achei estranha e interessante essa iluminação.. Não to falando q é o ideal pra isso e tal.. Mas talvez possa ser interessante num outro caso em especifico..

Como é q c deixou iluminado desse jeito aí? Parece Scanline sem luz mas tá com o branco mais forte e tal.. Talvez seja até legal conservar um render com uma iluminação assim pra corrigir partes de outros renders, etc..

Primeiramente, corte fora a parte de baixo no render (onde só tá aparecendo o chão) e aumente a resolução, deixando num aspect ratio \'wide\'.. tem gente até q diz q o \'ibope\' da imagem está diretamente relacionada à largura da mesma hehehe..

Depois, apaga todas as luzes e faz \'por grupo\', inicialmente com uma luz omni standard, só pra vc ter uma noção, use decay e far attenuation.. \"Por grupo\" eu to falando por exemplo tem a luz quadrada embutida no teto, aí c cria a primeira e clona como instancia as outras (dessa maneira quando vc mudar o parametro de uma, muda nas outras também..).. é importante aí deixar as luzes nos lugares certinhos já.. Então, uma vez q vc tenha ficado satisfeito com as luzes standard (elas quebram um bom galho e tal, pra ter uma noção e sabendo usar dá pra usar até elas mesmo, é mais trabalhoso só q renderiza bem mais rapido..) substitua elas por V-ray lights ou VrayIES com os IES correspondentes às luzes em especifico.. Aí no caso vc dá shift+a na luz com aquela omni e depois deleta a omni q a luz do vray já vai estar no mesmo lugar, então vc clona essa e vai alinhando com os omnis e deletando os omnis logo depois..(talvez vc tenha q girar a primeira luz vray, mas aí depois clonando as proximas já vão estar na orientação correta)..

Digo isso pq, teve uma vez q eu tava com problemas de iluminar uma sala bem grande pra um render de interiores.. Aí tem um amigo q vive fazendo carros no 3ds e tal.. aí fui na casa dele e o convidei pra ver esse problema aí.. Aí chegamos em casa e mostrei pra ele a sala e perguntei \'como q c iluminaria isso aí\'.. Aí ele disse \'.. a ué..\' e pôs umas omnis meio amareladas lá, em 10 segundos e tal... e o pior é q ficou bem aceitavel até heuheuhueuhe... aí depois dei um talentinho a mais nas omnis e troquei umas omnis em especifico por luzes vray (em especifico a luz do sol q entrava na janela e tal..) e umas q seriam lampadas halogenas troquei por IES.. Mas é isso aí. pra ter uma base essas luzes mais simples são muito excelentes, até por não gastarem muito tempo num render de teste..

Coisa boa também pra ir \'calibrando\' a iluminação com testes mais rapidos é dar \'override\' em todos os materiais, deixando com um material base \"clay\" (testgray, testblu) simples e sem nada só pra vc ver a iluminação mesmo...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Ola Naila Paiva, seja bem vinda ao forum!

Sinceramente nao achei ruim a iluninacao.
Com excecao de alguns pontos, por exemplo a vegetacao ta bem fake e a camera poderia fechar mais pra evitar esse vazio aqui embaixo como disse o screamingFox.
O carro achei levemente desproporcional abaixo do que seria o tamanho ideal.
Outro fator muito importante pra se chegar no realismo é o que o new citou sobre referencias.
Pode melhorar o contraste no PS mesmo.
De uma forma geral a imagem esta bonita.
Oie gente, obrigada pelas dicas, vou tentar aplicá-las...
new, já estou observando mesmo algumas imagens de shoppings, mas realmente não estou sabendo mexer com a iluminação eu acho!

ScreamingFox a minha iluminação é com vraylight mesmo... coloquei várias pra não cortar as colunas... vou tentar entender o que você disse, sou mei amadora e foi mta informação! rsrsrs... Obrigada pela ajuda

JoaoFreitas com relação à vegetação também achei bem fake, mas não sei o que fazer pra melhorar não, usei com blocos mesmo do 3d... e a câmera, qual seria o foco ideal!? eu usei 35!

Abraços
ahh.. e as luminárias são box com o material de luminosidade...
hum...é que vc deve não dominar muito os parametros de luzes e render do Vray para iluminação. Até esqueci de dizer que é preciso ter um certo dominio sobre isto para conseguir melhorar suas imagens.

Não precisa dominar todos os parametros do render ou das luzes, mas sim aqueles que vc irá usar ou que precisa configurar.

depois eu vejo aqui alguns tutoriais para o vray e lhe passo o link aqui.
Obrigada New!!! Me ajudaria muito! Tô caçando aqui uns... =/
Naila,
Quanto a camera experimenta fazer assim:
coloco uma esfera(tamanho aproximado de uma cabeça humana) no ponto central da area que quero pegar depois aperto P em seguida Z ou seja P de perspectiva e Z pra aproximar a esfera, em seguida mantenho pressionado as teclas CTRL e ALT pressiono o botao do meio do mouse e vou arrastando o mouse pra tras ate chegar num ponto desejado. Ai é so controlar a vertical, assim que tiver a visao desejada crie a camera com CTRL +C, se for usar a vray camera, cria ela e use a ferramenta Align para centralizar os dois pontos na camera que foi criada anteriomente e deleta ela.
Interessante o post do João =D

Tenta usar luzes mesmo, de preferencia com IES pra realismo... Esses materiais \'iluminados\',\'emissivos\', etc.. servem mais pra coisas como neons ou coisa assim, e coisas com \'glow\' também.

Pra games, a gente chama esse tipo de material de \'emissivo\'..

Iluminar com um objeto de material emissivo, pelo menos pra mim, nunca ficou bom.. A luz é meio \'soft\' demais.. é meio q criado mesmo pra dar glow ou imitar fio led (é um fio q brilha, não é um canudo com leds dentro não (é uma tecnologia q tava \'quase bombando\' mas to vendo cada vez menos mesmo.. é um fiozinho q brilha.. ele conduz eletricidade também.. é uma tecnologia q se eu me lembro foi desenvolvida no Brasil, Italia e Israel.. Imagina q vc poderia ter os cabos eletricos q brilham quando c põe na tomada, etc.. enfim... eu sempre me empolgo um pouco nesses parênteses né .. é q eu to ouvindo Jamiroquai aqui sabe.. heuhueuhe.. XD)..

Pra ser bem sincero, o efeito mais perfeito q eu obtive pra \'neon\', e q eu aprendi sem querer foi \'bugar\' (usar apenas.. é q em certas situaçõe os Strauss se comporta de maneira bizarra no V-ray.. mas esse bizarro as vezes produz coisas excelentes de fato) uma reflexão do shader Strauss do Scanline em Linear Workflow no V-ray q ele se torna \'meio que emissivo\'.. Dá um efeito muito dramático de neon.. E quando eu falo \'dramático\' quer dizer q fica bonito à beça.. hehe..

Então, na minha opinião, pra iluminar de fato, evite usar materiais, use luzes mesmo.. Use os materiais e a reflexão relativa deles pra \'retocar\' a iluminação, não pra gerar luz..

Mas é... Também vc leve as minhas sugestões e respostas até certo ponto realmente.. acho que é uma coisa artistica de fato né.. Pior q quando nas primeiras vezes q eu ouvi falar de \'maquete eletronica\'.. n sei.. Se foi pela palavra \'maquete\'.. q aí eu imaginei aquelas coisas que pelo carater miniaturizado tem uma natureza quase como a de um \'brinquedo\'.. sabe, uma \'casa de bonecas\', \'uma daquelas miniaturas bonitinhas de predios, com as luzinhas dentro e tudo\'.. Aí o que aconteceu é que os melhores renders que eu fiz de interiores produzem muito fortemente essa sensação.. do cara olhar e não ver o lugar em sí, mas ver \'uma maquete bonita\' do lugar.. Parece tudo \'bonitinho\'.. \'tão pequenininho\', \'delicadinho\', mas não \"realista\"..

É.. acho que o \"realismo\" e o grau de realismo são coisas subjetivas também.. Lidar com arquitetos e com os clientes de arquitetos é uma coisa meio \'engraçada\' devido a esse aspecto subjetivo também né.. As vezes um aliase melhora o \'realismo\' da imagem, por mais bizarro q pareça.. Você põe uma poltrona \'Charles Eames\', assentos do Arne Jacobsen (um \'monstro sagrado\' do design), e se tem um livro na cena o arquiteto me diz \"ooh!, mas você tem um estilo.. um estilo carregado, é um estilo classico, é muito carregado\".. e diz que quer mais \'branco\' na cena.. Aí c põe só coisa de decoração pos-moderna e o cara fala q a cena ficou \'alienigena\' (ouvi isso na verdade com uma cena q tinha a poltrona do Niemeyer.. q deu mó trabalhão.. hehe.. veja bem..), reduz na decoração e o cara diz q ficou \'japonesa\'.. é uma coisa q tem q ter uma certa \'logistica\' hehehee..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 695, sendo 2 membro(s) e 693 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo , atilagripp.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.