Interessante o post do João =D
Tenta usar luzes mesmo, de preferencia com IES pra realismo... Esses materiais \'iluminados\',\'emissivos\', etc.. servem mais pra coisas como neons ou coisa assim, e coisas com \'glow\' também.
Pra games, a gente chama esse tipo de material de \'emissivo\'..
Iluminar com um objeto de material emissivo, pelo menos pra mim, nunca ficou bom.. A luz é meio \'soft\' demais.. é meio q criado mesmo pra dar glow ou imitar fio led (é um fio q brilha, não é um canudo com leds dentro não (é uma tecnologia q tava \'quase bombando\' mas to vendo cada vez menos mesmo.. é um fiozinho q brilha.. ele conduz eletricidade também.. é uma tecnologia q se eu me lembro foi desenvolvida no Brasil, Italia e Israel.. Imagina q vc poderia ter os cabos eletricos q brilham quando c põe na tomada, etc.. enfim... eu sempre me empolgo um pouco nesses parênteses né .. é q eu to ouvindo Jamiroquai aqui sabe.. heuhueuhe.. XD)..
Pra ser bem sincero, o efeito mais perfeito q eu obtive pra \'neon\', e q eu aprendi sem querer foi \'bugar\' (usar apenas.. é q em certas situaçõe os Strauss se comporta de maneira bizarra no V-ray.. mas esse bizarro as vezes produz coisas excelentes de fato) uma reflexão do shader Strauss do Scanline em Linear Workflow no V-ray q ele se torna \'meio que emissivo\'.. Dá um efeito muito dramático de neon.. E quando eu falo \'dramático\' quer dizer q fica bonito à beça.. hehe..
Então, na minha opinião, pra iluminar de fato, evite usar materiais, use luzes mesmo.. Use os materiais e a reflexão relativa deles pra \'retocar\' a iluminação, não pra gerar luz..
Mas é... Também vc leve as minhas sugestões e respostas até certo ponto realmente.. acho que é uma coisa artistica de fato né.. Pior q quando nas primeiras vezes q eu ouvi falar de \'maquete eletronica\'.. n sei.. Se foi pela palavra \'maquete\'.. q aí eu imaginei aquelas coisas que pelo carater miniaturizado tem uma natureza quase como a de um \'brinquedo\'.. sabe, uma \'casa de bonecas\', \'uma daquelas miniaturas bonitinhas de predios, com as luzinhas dentro e tudo\'.. Aí o que aconteceu é que os melhores renders que eu fiz de interiores produzem muito fortemente essa sensação.. do cara olhar e não ver o lugar em sí, mas ver \'uma maquete bonita\' do lugar.. Parece tudo \'bonitinho\'.. \'tão pequenininho\', \'delicadinho\', mas não \"realista\"..
É.. acho que o \"realismo\" e o grau de realismo são coisas subjetivas também.. Lidar com arquitetos e com os clientes de arquitetos é uma coisa meio \'engraçada\' devido a esse aspecto subjetivo também né.. As vezes um aliase melhora o \'realismo\' da imagem, por mais bizarro q pareça.. Você põe uma poltrona \'Charles Eames\', assentos do Arne Jacobsen (um \'monstro sagrado\' do design), e se tem um livro na cena o arquiteto me diz \"ooh!, mas você tem um estilo.. um estilo carregado, é um estilo classico, é muito carregado\".. e diz que quer mais \'branco\' na cena.. Aí c põe só coisa de decoração pos-moderna e o cara fala q a cena ficou \'alienigena\' (ouvi isso na verdade com uma cena q tinha a poltrona do Niemeyer.. q deu mó trabalhão.. hehe.. veja bem..), reduz na decoração e o cara diz q ficou \'japonesa\'.. é uma coisa q tem q ter uma certa \'logistica\' hehehee..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..