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Realismo

Por: Naila Paiva  

Em: 14/11/2013 11:17

pode ser que alguns desses tutoriais ajude:

vraylight vs vraylightmtl
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/vraylight-vs-vraylightmtl

interior no vray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/renderizando-um-interior-no-v-ray
http://www.tresd1.com.br/noticia/62347

color mapping
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/estudo-do-color-mapping-do-v-ray

vraylight
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/parametros-da-vraylight

vraymtl
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/v-ray-materials-vraymtl
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/vraymtl

controle de de exposição
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/controle-de-exposicao

camera
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/v-ray/entendendo-as-cameras-reais-e-virtuais

gamma
http://www.neilblevins.com/cg_education/linear_non_linear_visual_difference/linear_non_linear_visual_difference.htm
http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/linear-workflow/linear-gamma.html

no mais tente encontrar aqui:
http://www.tresd1.com.br/noticias/tag/v-ray/1.html

help online do vray para 3ds max:
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/

caso tenha dificuldades em ler textos em ingles, use o translator google. hehe
se vc quiser diretamente para as partes mais importantes do vray que vc precisa saber veja estes links do help do vray online (google translator se preciso) hehe!

indirect illumination
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/render_params_gi.htm
exemplos
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/examples_GI.htm

irradiance map
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/render_params_advancedimap.htm
exemplos
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/render_examples_advancedimap.htm

light cache
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/render_params_lightmap.htm
exemplos
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/examples_lightcache.htm

vray environment
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/render_params_environment.htm

color mapping
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/render_params_colormapping.htm
exemplos
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/examples_colormapping.htm

vray material
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/material_params.htm
exemplos
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/examples_material.htm

vray light (luz)
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/light_params.htm

vray sun e sky (luz do sol e céu)
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/vraysun_sky_param.htm
exemplos
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/examples_vraysun_sky.htm

vray physical camera (camera física)
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/vrayphysicalcamera_params.htm
exemplos
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/examples_vrayphysicalcamera.htm

frame buffer (janela de renderização)
http://help.chaosgroup.com/vray/help/200R1/vfb_index.html


tenho estes tutoriais que podem ajudar um pouco também;

vray environment
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/vray-environment

vray sun e vray sky
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-plug-ins/vray-sun-e-vray-sky

vray material
http://emersonarts-arts.blogspot.com.br/2013/04/vray-material-vraymtl.html

O realismo é a execução perfeita de todos passos básicos do 3d: modelagem, iluminação, texturização, etc. E além disso noções de fotografia e design. Então é um conjunto bem difícil de ser alcançado, também procuro isso cada dia. Eu aconselho a estudar a fundo fotografia, além disso acompanhar vários making offs espalhados por ai.
A vibe é bem pelo lado que o Caue falou mesmo.
As vezes, principalmente quando estamos começando, vemos grandes trabalhos por aí e pensamos que a chave pro realismo está na iluminação, quando na verdade o realismo está no conjunto da obra: Modelagem, Materiais(principalmente), iluminação e uma boa pós produção.
Sem falar da composição da cena e noções de fotografia. A preocupação tem que ser com tudo isso e não só com o 3D.
A questão de melhorar a vegetação, eu sempre mexo bastante nos materiais quando dou o merge. Trocar as texturas, dar uma mexida no canal reflect, fresnel, bump, glossiness e por aí vai.
Depois disso sempre uso o selective color no photoshop, se no render não ficar com um tom legal.
A iluminação artificial eu acho legal usar as photometric lights, que deixam o ambiente com cores mais vivas, uma vraylight no modo \"dome\" com uma cor azul bem escura pra gerar a enviroment light.
Na internet tem muito tutorial sobre isso, se quiser dar uma checada...
Uma dica pra ir testando a iluminação antes do render final é usar override mtl com um vraymaterial padrão.

Bom, é isso! Falei demais... hehehe
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Obrigada pessoal por todas as dicas, estão me ajudando bastante... estou penando ainda, mas é isso...
Fiz com um outro tipo de iluminação, tbm mudei algumas configurações no render e dei umas mexidinhas no phothoshop... o que vcs acham? qual tá melhor a primeira ou essa?
Abraços


haeow!

essa ultima ficou melhor. Mas precisa de alguns cuidados.

Veja as pessoas. Não há sombras por baixo delas. Parece que elas estão flutuando. Se colocar sombrar e um pouco de AO. Essa sensação de estarem flutuando será eliminada.

outra coisa: deixe o contraste um pouco maior para tirar esse aspecto lavado.
Poxa Naila, na minha opiniao melhorou bastante os materiais... madeira, sofa o piso esse carro esta bem melhor a camera melhorou.
So achei a imagem um pouco lavada e os personagens com uma ilunimacao que nao condiz com a imagem e eles parecem estar no ar.
Achei a primeira com um contraste melhor.


fiz aqui rapidamente no Guimp pequenas alterações em sua imagem para vc entender. As sombras ficaram bem toscas. É só para lhe mostrar mesmo. Pois não é tão simples fazer para que fique aceitável. A não ser que vc use modelos de pessoas em 3d mesmo.

espero que não se importe com p que fiz com sua imagem. Foi só para lhe mostrar mesmo.
as pessoas, eu achei que ficaram muito escuras pela renderização, aí fui colocando o bloco delas no photoshop pra ver se ficava melhor... aí as cores delas não estão muito legais por isso...

New, vc diz pra eu colocar sombra por onde? e o que é AO??

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