A vibe é bem pelo lado que o Caue falou mesmo.
As vezes, principalmente quando estamos começando, vemos grandes trabalhos por aí e pensamos que a chave pro realismo está na iluminação, quando na verdade o realismo está no conjunto da obra: Modelagem, Materiais(principalmente), iluminação e uma boa pós produção.
Sem falar da composição da cena e noções de fotografia. A preocupação tem que ser com tudo isso e não só com o 3D.
A questão de melhorar a vegetação, eu sempre mexo bastante nos materiais quando dou o merge. Trocar as texturas, dar uma mexida no canal reflect, fresnel, bump, glossiness e por aí vai.
Depois disso sempre uso o selective color no photoshop, se no render não ficar com um tom legal.
A iluminação artificial eu acho legal usar as photometric lights, que deixam o ambiente com cores mais vivas, uma vraylight no modo \"dome\" com uma cor azul bem escura pra gerar a enviroment light.
Na internet tem muito tutorial sobre isso, se quiser dar uma checada...
Uma dica pra ir testando a iluminação antes do render final é usar override mtl com um vraymaterial padrão.
Bom, é isso! Falei demais... hehehe
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá."
Chuck Palahniuk
http://pixelaart.blogspot.com.br/