Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Max Idalgo   são paulo - SP
Vynycius   Petrópolis
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC

Portfólios Ver Mais

demilopes   Santo André - SP
Marcelo Rezende   Uberaba-MG - MG
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB
Heltonciriaco   Natal/RN - RN

Slecionar Poligonos - 3Ds Max

Por: fer.contato  

Em: 28/11/2013 02:49

Galera gostaria de pedir uma ajuda para uma dúvida que eu tenho.
Toda vez que eu vou fazer uma pele de vidro eu começo com uma \"plane\", converto em \"poly\", seleciono as edges adjacentes, aplico o \"conect\" para subdivir os espaços que serão os vidros e caixilhos, depois dou um \"chanfer\" nas edges para criar a espessura dos caixilhos, e é agora que eu preciso de uma dica: ai eu preciso ficar selecionando as faces \"uma a uma\" da malha que será o vidro para aplicar o \"detach\" as vezes tenho várias faces pra selecionar e isso toma o maior tempo, tem algum técnica de seleção do max onde da pra selecionar somente as faces maiores, ou selecionar em padrão para evitar essa trabalheira?? ja fuçei na aba de seleção do max mas não encontrei nada qque me ajude... desde já agradeço a todos.
Fer Nando - A evolução pessoal é um processo multidisciplinar.
Boa pergunta, sempre selecionei em ocasiões similares tudo na mão mesmo... não sei se com o botão direito -> select similar também funciona, mas acho que ele é só pra objetos
Primeiramente, apertando CTRL enquanto clica, ele adiciona outro(s) poly(s) (ou objetos, etc..) à seleção. E segurando o ALT enquanto se clica, se subtrai polys ou objetos da seleção.

Imagino q aí num caso desse, já q é reto, se vc for numa ortogonal (ex: front) e selecionar linha a linha desses (\'linha\' de polys), apertando CTRL, já dê pra selecionar bem facil.. Talvez com o select \'ring\' ele já faça isso também..

Uma coisa também q dá pra fazer aí é selecionar tudo, e com o ALT pressionado, clicar nos polys grandes para de-seleciona-los.

(tem um negócio pra selecionar por tamanho de polys se eu não me engano, mas esqueci..)

O ideal penso ser, ao invés de vc dar o detach, nesse caso que é um só objeto, seria melhor ao invés de dar o detach, mudar o material ID.. aí no caso, antes de vc extrudir as prateleiras (ou esquadria, etc..), enquanto os polys estiverem selecionados, muda o material id deles, dessa maneira também vai ser mais facil selecionar eles de uma só vez...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Assim que terminar o chanfer das edges, logo na sequencia, segura o SHIFT + CTRL e clica em Poligon. Mas um porem, voce deve clicar em Poligon la embaixo na aba Selection nao pode clicar em poligon que esta na lista.
Qualquer duvida da um alo.
A ideia do Screaming sobre as IDs é muito valida, eu faço assim tambem.
Essa questão de tornar difícil a seleção ou não vai depender de como tu tá começando a modelar essa pele de vidro. Sim! As vezes temos que pensar uma melhor forma para modelar algo que será mais fácil em seleções do tipo.
Legal, galera! o metodo que eu estava usando era esse, eu dou o chanfer nas edges e depois seleciono precionando ctrl face por face do vidro, eu dou detach nessas faces pois eu acabo aplicando um leve noise nelas para mudar a orientação da normal das faces, assim quando aplico o material de vidro, e ela reflete o exterior fica com um aspecto mais realista....
Mas consegui fazer de uma forma que otimizou a forma de selecionar, ao invés de dar chanfer nas edges eu apliquei insert nas faces assim as faces já permanecem selecionadas, ai economiza o trabalho de ficar selecionando umaa uma.
Mas o Max lá nas Ribbons tem varias opção de selecionar, deve ter alguma opção de selecionar somente as faces maiores, ou algo do tipo... se alguem souber algo do tipo da um toque, abraços e valeu pelos comentários...
Fer Nando - A evolução pessoal é um processo multidisciplinar.
Nao falei sobre selecionar as faces pelo Inset, porque dai as edges do miolo ficam com desenhos diferentes da imagem que voce mostrou. Observa se vai ter necessidade de mexer trabalhar nessas edges posteriormente, caso contrario nao faz diferença um ou outro.

olhaí uma forma que é simples de resolver.

Pode parecer trabalhoso fazer assim por causa da quantidade de imagens que usei, mas veja que é um passo a passo. Gastei umas duas horas para fazer isso, mas se fosse em vídeo não daria 10 minutos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711108.

Total de membros registrados: 138596

Últimos membros registrados: BCinelli, Ricardoodrak, otaviorfs, Matrixas, ocivan03, cardioton, lumileanukprice, iqblastpro.

Usuário(s) on-line na última hora: 665, sendo 1 membro(s) e 664 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.