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Problemas com Textura

Por: Joao Paulo  

Em: 14/01/2014 16:33

Olá queridos amigos ! To tentando texturizar uma rua (o plane tem 10m de largura) e to com a camera bem próxima. A textura estoura ... já tentei até colocar uma textura com 20.000 pixels, mas obtenho o mesmo resultado de uma textura de 10.000px por exemplo ...
O que acontece ? To no max e vray ... Muito obrigado !

Você poderia postar uma foto para termos uma noção do que está acontecendo! Pode ser problema no mapeamento!!
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Use uma textura apenas das cores no difuso, e pras rugosidades, use um mapa procedural (ou combinação) no bump.. Dessa maneira a textura não vai perder a resolução..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Obrigado galera ... não é mapeamento. A textura estora no render ... posso colocar mapas maiores mas não melhora a qualidade. Melhora até uns 10.000px ... depois disso a qualidade não melhora mais
O fato é que se eu texturizar um terreno por exemplo (um plane bem grande de 10m), sem TILES, apenas com uma textura feita no photoshop, ela estora ... mesmo com 20.000px
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Joao Paulo: oi João Paulo!! tudo bem?? Essa questão da textura estourar quando está com 20.000 pixels, \"PODE SER\" porque a resolução da sua imagem final de saída do seu render, esteja com dimensões ( altura e largura ) inferiores e resolução da sua ótima textura.

Qual é a resolução da sua imagem final de saída?? Com uma textura dessa de 20.000 pixels, se você quiser ver essa textura em alta resolução sem perder nenhuma qualidade, você terá que renderizar sua imagem final com uma resolução altíssima.

Resolução esta do render que tem que estar compatível com a resolução da sua imagem de 20.000 pixels, para que a textura não perca qualidade.

O sistema de Anti-aliasing do Mental Ray ( se você usar o render Mental Ray ) deve estar devidamente bem configurado para não deixar também sua textura serrilhada.

O valor padrão é Minimum- 1/4 e Maximum- 4,00. É um bom valor, se os valores de Spatial e Temporal, forem iguais ou menores do que 0,02.

O valor de Spatial e Temporal controla a sensibilidade do sistema de Anti-Aliasing.

Dependendo dos materiais e efeitos aplicados na cena, é necessário aumentar o valor do Maximum para ter mais qualidade, por exemplo, quando usar um material DGS que reflete borrado. Nestes casos deve-se aumentar o Maximum para 16.

Em situações que está tudo certo mas ainda tem áreas serrilhadas, como uma quina de parede, por exemplo, deve-se aumentar o valor do Minimum para 1.

Raramente é necessário valores maiores no Maximum e no Minimum se trabalhar com o valor 0,02 no Temporal e no Spatial, exceto no caso de materiais DGS que refletem borrado.

** SUPOSIÇÃO.: Renderize sua imagem com uma resolução muito alta ( acima de 4000 pixels, algo em torno de 5000 pixels ) para realmente ver a sua textura de 20.000 pixels sem serrilhar.

Se a sua cena 3d for muito grande, com muitas árvores 3d, muita grama 3d, GI, raytrace, para renderizar nessa imagem tão grande, seria muito bom se fosse numa \"mini render farm\", com vários computadores renderizando em rede, para que sua imagem em torno de 5000 pixels fosse renderizada muito mais rápida.

Boa sorte.

Espero ter ajudado de alguma forma, \"Joao Paulo\".

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
E aí João Paulo, blz?
Posta uma imagem pra gente poder ver o problema, aí fica mais fácil pra te ajudar ok?

Pelo que entendi do seu problema, seria fácil corrigir no Mental ray, diminuindo o blur da textura para 0,01 e aplicando o filtro pyramidal para imagem, isso fará com que a imagem não perca definição nem próximo nem longe da câmera, porém no Vray, não sei te dizer. E no max, o melhor mesmo é trabalhar em centímetros , por ser a unidade que mais se aproximará de polegadas, que é o padrão do Max.

Abraço!
Correção:
Onde digo filtro pyramidal no post acima, entenda-se filtro summed área, pois o pyramidal, não muda nada!!

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