Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
brunopolido   sao paulo - SP
resident11   Piracicaba - SP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

le0jarjar   Curitiba - AC
Carlos Henrique   Goiânia - Goiás - GO
n3reu   Fortaleza - Ce
kleber13   Rio de Janeiro

Curso Revit - É possível fazer \"proxy\", como no 3ds Max?

Por: ericosantos  

Em: 25/01/2014 16:11

Olá,

Já assisti a quase todo o curso de Revit, e pra praticar um pouco melhor, resolvi criar um edifício residencial.

Na fachada, as varandas do edifício são fechadas por venezianas. O problema surgiu quando eu multipliquei essas venezianas por todos os ambientes, e posteriormente, por todos os pavimentos. A viewport ficou extremamente pesada e cansativa de se trabalhar. E a todo momento que eu faço uma alteração na veneziana, o programa demora \"horas\" pra atualizar.

Gostaria de saber se existe alguma forma de deixar essa parte da modelagem mais leve, tal como a gente costuma fazer no 3ds max, utilizando \"proxys\" ou \"display as box\" ou algo do gênero.

Abraços,

Erico
Oi Erico, Proxi não dá, mas eu menciono no curso que é melhor otimizar o projeto quanto as detalhes, evitar de fazer realismo como no Max, afinal o objetivo principal é o projeto e não apresentação. Então sugiro que ao invés de usar venezianas 3D, use um plano com textura de relevo, Bump, simulando a veneziana, ok?
Quando for detalhar, pode fazer num corte, por exemplo, em 2D. Vai deixar o projeto muito mais leve e operacional. Quando quiser mais realismo, exporte para o Max, com vínculo e substitua telhas e detalhes mais complexos. Procure usar o Revit para apresentações mais simples, com telhados, simulando bump, ao invés de telhas. Lembre-se que o Revit não foi criado para fazer maquetes de apresentação mais sofisticadas. O modelo em primeiro lugar segue ao propósito de dar mais inteligencia e eficiência ao projeto e, em segundo plano, fica a maquete.
Faltou dizer que além do Bump, vc pode fazer tb o Cutout, para ver através das frestas, como explico na aula sobre materiais, mas cuidado que ão resiste a planos próximos, close, etc... Quando precisar de um detalhe, numa camera mais próxima (interior, por exemplo), use as venezianas em 3D somente neste trecho visível. É o mesmo princípio do 3D em geral e de cenografia... Só se detalha aquilo que se Vê, de acordo com a distância... Por exemplo, o bar da vídeo aula de modelagem no local é uma cena mais elaborada para detalhe.
Vc tb pode fazer uma cópa do projeto ou de parte dele só para fazer uma imagem mais realista, salvar a imagem renderizada exportando-a e depois inserir no projeto verdadeiro, mais completo e leve.
O Revit não foi feito para maquetistas, mas sim para arquitetos e projetistas, porém gera maquetes interativas e totalmente automatizadas, ok?
Abraço, Marco.
Eu tinha me esquecido dessa parte quanto a otimização de detalhes. Sabe como é, aquele vício de querer fazer tudo minimamente detalhado, acaba atrapanhando de vez em quando...[:p]

De qualquer modo, muitíssimo obrigado! Sua dica é excelente!

Abraço,

Erico

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711103.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 704, sendo 9 membro(s) e 695 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, RAULRAMOS26, Ronaldo, JMDesign, Jucartoon, Roberto Movanni, Nicole_felix15, klogg, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.