Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

julioras   Curitiba
kybio   Porto Alegre - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Alexandro   Cascavel - PR
lord3ddesigner   Goiânia - GO

Portfólios Ver Mais

nicollaw   caxias do sul
Daniel   Londrina
lndr272   Rio de Janeiro - Brasil
fejaomaravilha   São Bernardo do Campo

Impressora 3D pra maquete fisica?

Por: prata  

Em: 02/02/2014 23:56

Seria viavel usar uma impressora 3D pra criar maquetes fisicas?

No caso poderia oferecer para os clientes tanto a maquete a eletronica quanto ja a fisica impressa a partir do mesmo modelo criado no computador.

A maquete fisica ficaria mais fiel ao empreendimento e com uma cara mais profissional, sem essa cara de trabalho de feira de ciencias do colégio com esopores ou palitinhos, trabalhinho chato que acredito seja feito pelos estagiarios.

Sei la acredito que poderia ser um ramo de negocio, mas existe alguma restrição técnica? Digo essas impressoras dão conta disso ou existe algum empecilho?
Acho que o valor ainda é um obstáculo. Dependendo da escala e da área do projeto, há impressoras de baixo custo em fase experimental que atendem mas o tamanho do modelo é muito limitado. Se for uma casa pequena em escala 1:100, pode até ser viável.
Para protótipo de objetos já fica bem mais em conta.
Vc pode tentar fazer aquela \'reprap\' se vc manjar de eletronica (e acho q também um pouco de programação, mas como é em codigo aberto acho q tem os programas já pra vc por lá e fazer a impressora funcionar..) o teste dela é imprimir as proprias peças..

Mas o nivel de detalhamento e a qualidade do acabamento são limitadas ainda na maioria das impressoras 3d.. É claro que numa propaganda dessas pequenas vai ter só objetos impressos perfeitamente, mas se vc ver videos de review vai ver que a qualidade principalmente do acabamento não é tão boa assim... O que eu sei é que geralmente nessas impressoras 3d menores ou de \'baixo custo\' o cara as vezes tem q lixar, e provavelmente vai ter q pintar o modelo e tal.. É uma boa pra quem gostava de pintar aquelas antigas miniaturas de rpg.. Mas é uma limitação pra quem não pinta por exemplo...

Já aquelas mais caras, aliás, são basicamente o valor de uma casa e tal, que são baseadas em pó como de metais ou polimeros, essas aí tem um acabamento excepcionalmente bom e tal.. Mas o preço é extremamente proibitivo..

Eu acho que um bom \'approach\' pro uso das impressoras 3d em maquete seria a impressão de determinados elementos de cena que seriam mais dificeis de se fazer de outra maneira, por exemplo pilares com pedras, um poste detalhado, etc.. Ou, por exemplo, se for fazer uma casa inteira, tentar fazer algo que caberia por exemplo dentro do espaço de uma bola de basquete.. Seria um experimento interessante mas talvez um tanto dificil uma vez que iria demorar pra imprimir, e (nesses mais em conta e tal) tem q passar uma cola que tanto vc pode tirar quando tiver terminado de imprimir quanto faz o modelo ficar preso no lugar enquanto está sendo impresso (nessas mais em conta um dos problemas mais presentes é o deslocamento do modelo enquanto está sendo impresso.. como é uma coisa demorada (é como um render de scanline bem devagar) não dá pra ficar acompanhando então é uma coisa meio trabalhosa de se dominar e tal)..

Mas acho que se faz maquetes muito boas e tal, as vezes vc não tem visto as melhores xd.. tem um lugar que faz maquetes mais ou menos perto de casa e são realmente muito boas.. E imagino que seja bem mais barato do que uma impressão 3d..

@edit: Ou seja é uma questão de logistica de custo.. Acho que as impressoras 3d dão totalmente conta.. Mas no caso aí, também penso a maquete em sí como sendo algo efemero, acho que tão efemero quanto um graffiti e tal.. Uma vez que a maquete em quase todas as vezes não é uma coisa que se guarda e tal.. geralmente se desmonta, etc.. Então imagino que não compense realmente se imprimir a totalidade do model de uma arquitetura em 3d.. Mas algumas pecinhas da maquete que se poderiam usar em varias situações eu acho bastante util etal..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Entendi... não é uma coisa viavel então neh

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711103.

Total de membros registrados: 138591

Últimos membros registrados: cardioton, lumileanukprice, iqblastpro, NowSlimKapselnRezensionDE, holdybeech, Arthursgifford, Drive, xenoprostactive2025.

Usuário(s) on-line na última hora: 735, sendo 9 membro(s) e 726 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, RAULRAMOS26, Ronaldo, JMDesign, Daniel Monteiro, Jucartoon, Roberto Movanni, Nicole_felix15, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.