Arquibancada em Oval

Por: guilherme903  

Em: 13/03/2014 14:27

Olá gostaria de saber se tem um modo de colocação das cadeiras em arquibancada oval, se tem um jeito mais fácil.

Link de uma imagem...
HQ Projetos - Computação Gráfica www.facebook.com/hqprojetos [email protected]
Então veio, direto não sei se dá não heim... Talvez tenha script q faça isso daí, isso é uma coisa q é tipica mesmo de script...

Caso vc não ache, ou caso seja dificil de obter... Vc cria o Script...

Olha a ideia q eu pensei aqui aplicaria PFlow, Mesher e Orientation Constraint. (alias... acho q nem vai PFlow... xd)..

Imaginei assim (só pra exemplificar, um \"array\" é um conjunto de coisas, por exemplo dizer que existem 3 amigos fulano cicrano e beltrano é dizer que o array \'amigos\' é igual a (fulano, cicrano, beltrano), pro MAXScript, amigos[1] é igual a \"fulano\", e amigos.count é igual a 3, e amigos[amigos.count] é igual a \"beltrano\"...)

Perceba q pra isso funcionar, o pivot do campo de futebol deve estar centralizado nele...

-Primeiramente, vc vai criar um objeto com o mesmo formato que os lugares do estadio que tem cadeiras.. Só que, imagine assim no momento de criar esse objeto, imagine que onde tiver 1 vertice, terá 1 cadeira... No esqueminha de script (q eu to falando) teria q ter esse objeto pra guiar onde vai ficar as cadeiras..

-vc vai transformar \'a contagem\' de vertices do objeto (do objeto \'ajudante\', do esquema dos vertices q eu falei...) em array..
-Pra cada 1 vertice da contagem desse array (vertices), será:
-criado 1 helper
e
-O helper criado alinhado ao vertice da contagem
-Obs: (como a contagem é igual, o vertice sempre coincidirá com o helper)

E então:
-Imagino ser melhor salvar o model externamente e usar o MergeMaxFile (nunca clonei com o MaxScript.. mas pode ser mais facil até vai ver né xd..)
-Pra cada 1 elemento do array dos helpers será:
-Mergada/Clonada uma cadeira (eu em particular tenho preferencia pelo Merge..)
e
-A cadeira alinhada ao helper.
e
-A cadeira Linkada ao Helper.

E então... Se vc prestou atenção até aqui, deve estar imaginando que as cadeiras estariam todas viradas pro mesmo lado.. e é realmente.. Isso seria pra finalizar o script deixando todas as cadeiras \'olhando\' pro campo de futebol, então:

-Pra cada 1 elemento do array de Helpers será:
-Look At Constraint entre o elemento (e o proximo até o ultimo) e o campo de futebol.

Eu acho q assim dá pra fazer.. caso n ache scripts q façam isso... Os scripts devem fazer isso de uma maneira bem mais elegante do que eu expliquei aqui.. mas isso é mais pra quebrar esse galho em especifico mesmo e tal xd...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara, tem o railclone da itoosoftware que faz isso a partir de lines.
Você cria as lines como guias, escolhe o modelo de banco que você vai querer e tcharam! Tá lá a arquibancada. kkkk
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
É, é a mesma coisa só que no caso usando Path Constraint. xd..

Quase fiz esse agora a pouco mas n achei como pegar a posição de um vertice.. depois vejo isso de novo.. Cheguei a pensar em Path Constraint, mas imaginei meio q \'grupos\' de cadeiras arrumadas em paralelo, e então eu ia ter q recortar varias linhas e aplicar esse Path Constraint varias vezes (imagino q esse plugin deva fazer isso, mas eu queria q fosse feito de uma vez só.. até pro texto do script não ficar muito grande (o que ia me confundir tornando muito mais dificil heuhueh)..), então pensei nisso aí.. Pra cada vertice determinado seria posto um grupo de cadeiras (já contadas e tal, e os vertices nos lugares certos (claro que, se se modelar pensando nisso já fica muito mais facil e tal.. no caso de não, seria, assim como esse plugin criar varias linhas, vc teria q fazer alguns objetos lowpoly em que cada vertice seria o lugar de uma cadeira ou conjunto de cadeiras..)

Alem do que pondo os vertices (ao invés de splines) lá eu já poderia determinar a questão da posição (e distancia entre uma e outra) das cadeiras, etc..

Pensei assim também pra ser mais facil de determinar o lugar de uma cadeira no momento da modelagem. Caso seja criado (o model) pensando nisso (pensando em aplicar esse conceito q eu mencionei), a aplicação do plugin seria imediata.. Inclusive, se eu conseguir fazer isso vou separar a seleção por material IDs das faces, dessa maneira já dá pra aplicar num só objeto (sem ter q criar um objeto \'ajudante\') e criar os helpers apenas nos vertices do material ID selecionado pra isso..

Imagino q seja comercial esse plugin, é uma pena q eles sempre deixam encriptado (esses plugins as vezes são bastante simples)..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716982.

Total de membros registrados: 143010

Últimos membros registrados: JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy.

Usuário(s) on-line na última hora: 598

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.