Só para continuar essa discussão um pouco, eu trabalho em uma comunicação visual, sou eu q faço as impressões. Essa regra de 300 dpi se restringe a grafica offset e rapida, onde tu visualiza o produto no teu nariz nos minimos detalhes. Fica inviável tu produzir um painel de 9mx3m em 300 dpi. coloca la no photoshop esses numeros e tu vai ver o q to falando (14 giga, arquivo em branco.) O q se usa no caso de 9x3 seria algo em torno de 96 dpi. ficaria perfeito. menor q isso vai de acordo com o material, mas gira em torno de 120 a 150. Banners de 80x120, eu fecho em 180 dpi. Não precisa 300 dpi. Tenho painéis q podem chegar a 30m x 3. e dai ja viu né, q maquina vai processar isso???? E não adianta tu renderizar em 1600x1200 e dai salvar em tiff 300 dpi. o melhor é ir no photoshop, colcoar o temanho em cm, colocar a resolução e trocar para pixels, ali tu vai ver o tamanho q tu vai renderizar. Não se assuste com os 34016x11339 q o 9x3m/96dpi se transformou.
E no caso do RGB ou CMYK. Qdo alguem envia para mim eu até libero o RGB mas se não tiver alguma cor q tem q ser exata (tipo logotipo). O RGB, bem fechado e em um equipamento bom, fica mais vivo q o CMYK, maas tem q saber converter ele. A conversão automatica dos softwares faz algumas bizarrices. Mas tu nunca vai conseguir o q tu ve na tela, isso esquece. Por isso a recomendação de nao enviar em RGB para o cliente, ele vai ver uma coisa na tela, e outra impressa e vai querer processar todo mundo. ( eles nunca entendem).