Se vc usa iluminação desse tipo vc tem q prestar atenção pra não cruzar o mesh da luz com outro, principalmente um grande, q senão pode ocorrer esse artefato aí mesmo, isso é um tanto comum..
Cruzar uma fonte de luz com um mesh grande ou largo por exemplo, causa mesmo artefatos esquisitos na luz, sobretudo com GI e ambient occlusion (parece q ele \'inverte\' o ambient occlusion.. é meio q um \'bug\' mas devido a uma geometria cruzar a outra, a propria \'matemática\' vai fazer ocorrer esse artefato (um canto \'auto-iluminado\' estourando logo abaixo de uma luz q deveria estar com vetor ao contrario da direção entre esse artefato e a fonte de luz, etc..)..
Até onde eu sei, a \'melhor-pratica\', caso vc for usar um mesh emissivo, seria vc usar o material emissivo ou mesh emissivo que seja similar num sentido espacial à lampada, aí então vai obter um resultado realistico.. E, entenda que \'realistico\' é um paradigma de produção e estética, e \'realista\' seria uma imagem que se parece foto... Voce pode usar uma tecnica \'não-realistica\' pra te ajudar a obter um efeito final realista também, então, caso esteja dificil nesse metodo, tente outro..
(ex: Tinha uma ceninha de \'corte\' arquitetonico (é uma \'seção\' de uma casa inteira, mostrando sala e cozinha..) que eu tava com um pouco de dificuldade pra iluminar, com o vray e tal.. Aí pedi palpite pra um amigo q mexia comigo bem antigamente com 3d e tal.. Aí o cara praticamente me surrou com umas omnis do scanline.. Então, é bom vc \'abrir a mente\' pra tentar outras coisas também.. q as vezes pode ser mais simples e até mais eficaz..)
Se tiver dificil, ou se o seu mesh for algo extremamente simples como um plano, vc pode tentar substituir por vray lights tbm, fica bem facinho e o calculo é mais simples q o pra um material emissivo, etc..
@edit: A ultima frase do segundo paragrafo parece meio esquisita de entender, mas pegando o contexto dá pra entender diretmente sim :).. Mas a luz realmente tem essa questão de ser uma coisa complexa.. E a Iluminação perfeita é algo que é buscado muito tempo antes de existir o 3d e tal... mwahahahaha! XD..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..