Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Juarez   Parauapebas - PA
Alexandro   Cascavel - PR
new   Belo Horizonte - MG
arqui3dwill   Tiete-SP - SP

Portfólios Ver Mais

JT3D   Londrina - PR - PR
GIDEONY   SINOP MATO GROSSO - MT
Daniel   Londrina
ederguit   Guarulhos-SP - AC

ILuminação indireta

Por: dalausi  

Em: 12/06/2014 14:12

0lá pessoal, blz

sequinte, estou tentando fazer uma iluminação indireta em um forro, porém a luz está atravessando o forro que esta abaixo da Fita LED, criando uma mancha iluminada no Forro.
Eu utilizo uma Vray Light Mesh em uma fita circundando o buraco do forro, para imitar essa iluminação inderita, e já tentei várias coisas pra essa luz iluminação não atravessar mas ainda não consequi, entao se alguem souber como resolver esse problema, vou ficar muitooo agradecido pela ajuda....
Por exemplo, caso ela tiver virada pra horizontal, deixa ela apontando pra vertical (pro teto) e vê se dá isso aí ainda :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Movido, Elis
ScreamingFox, não entendi o que vc quis dizer...eh que utilizo uma Vray Light MESH, utilizando aquele sistema PICK MESH.
Se vc usa iluminação desse tipo vc tem q prestar atenção pra não cruzar o mesh da luz com outro, principalmente um grande, q senão pode ocorrer esse artefato aí mesmo, isso é um tanto comum..

Cruzar uma fonte de luz com um mesh grande ou largo por exemplo, causa mesmo artefatos esquisitos na luz, sobretudo com GI e ambient occlusion (parece q ele \'inverte\' o ambient occlusion.. é meio q um \'bug\' mas devido a uma geometria cruzar a outra, a propria \'matemática\' vai fazer ocorrer esse artefato (um canto \'auto-iluminado\' estourando logo abaixo de uma luz q deveria estar com vetor ao contrario da direção entre esse artefato e a fonte de luz, etc..)..

Até onde eu sei, a \'melhor-pratica\', caso vc for usar um mesh emissivo, seria vc usar o material emissivo ou mesh emissivo que seja similar num sentido espacial à lampada, aí então vai obter um resultado realistico.. E, entenda que \'realistico\' é um paradigma de produção e estética, e \'realista\' seria uma imagem que se parece foto... Voce pode usar uma tecnica \'não-realistica\' pra te ajudar a obter um efeito final realista também, então, caso esteja dificil nesse metodo, tente outro..

(ex: Tinha uma ceninha de \'corte\' arquitetonico (é uma \'seção\' de uma casa inteira, mostrando sala e cozinha..) que eu tava com um pouco de dificuldade pra iluminar, com o vray e tal.. Aí pedi palpite pra um amigo q mexia comigo bem antigamente com 3d e tal.. Aí o cara praticamente me surrou com umas omnis do scanline.. Então, é bom vc \'abrir a mente\' pra tentar outras coisas também.. q as vezes pode ser mais simples e até mais eficaz..)

Se tiver dificil, ou se o seu mesh for algo extremamente simples como um plano, vc pode tentar substituir por vray lights tbm, fica bem facinho e o calculo é mais simples q o pra um material emissivo, etc..

@edit: A ultima frase do segundo paragrafo parece meio esquisita de entender, mas pegando o contexto dá pra entender diretmente sim :).. Mas a luz realmente tem essa questão de ser uma coisa complexa.. E a Iluminação perfeita é algo que é buscado muito tempo antes de existir o 3d e tal... mwahahahaha! XD..
ScreamigFox, valeu pela aula, vou tentar outras luzes entao pra ver o que acontece, mas o que eu acho estranho, eh que uso essa mesma tecnica no mesmo tipo de iluminação, porem em cenas diferentes, e não acontece isso...vai entender!!!!ehehehehe
Tô com o mesmo problema, já postei no forum, mas não encontro solução. Só que uso mental ray com luz photometrica.
Caso não seja questão de integridade do model (por exemplo, vc deixar cortes (um bloco oco, etc.. onde naturalmente a luz entraria iluminando por dentro, etc..)) vai ser questão de não deixar a luz cruzar com o model, se a luz cruzar com o model (interpenetração, etc..) esse tipo de artefato vai ter bastante probabilidade de ocorrer mesmo, e as vezes pode ser uma coisa precisa mesmo.. Mas geralmente isso é bem simples..

Olha esse exemplo.. A largura da sala é de 8m..

O primeiro tá com o mesh de luz sem interpenetração, e o segundo é o mesmo, só q puz o mesh de luz cruzando o mesh do teto.. A diferença é bastante perceptível e dá pra ver q os artefatos aí de vcs são bastante similares..

@edit: Exemplos com Vray e Vray Light com Mesh (a partir de um model).

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711081.

Total de membros registrados: 138564

Últimos membros registrados: felipefariasss, rafacamposfp, slin, osteaction, NaturesGardenCBDKapselnde, hetherfley, Ankusi026, Coreyestangs.

Usuário(s) on-line na última hora: 1157, sendo 6 membro(s) e 1151 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: felipefariasss, rafacamposfp, jessicatorres, Jhio Design, mauricio prisco, Rodrigo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.