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Sala Twinmotion Noise - Teste

Por: new  

Em: 10/05/2023 23:23



Eu fiz um breve teste com essa sala para poder verificar sobre a diminuição do Noise nas imagens geradas pelo Twinmotion, e o tempo gasto de renderização.

O Twinmotion possui o recurso de Denoising para eliminação do Noise da cena, porém ele não possui nenhum controle diretamente. Apenas opção de ligado e desligado. Isso pode dificultar um pouco as coisas, pois ao habilitarmos a opção, o Denoising pode suavizar de forma demasiada, e pode tirar pequenos detalhes de textura ao confundir esses detalhes com Noise.

Apesar disso, há maneiras que podem ser ajustadas para evitar que o Denoising suavize além do necessário. O Denoising é um recurso de pós produção. Ele não faz cálculos de eliminação de Noise diretamente na geometria. Quem faz esse cálculo diretamente na geometria é o Sample per Pixel. O que ele, o Denoising, faz é apenas um cálculo de suavização na imagem como qualquer editor de imagens ou semelhante ao AI Topaz Denoising.


RESOLUÇÃO de SAÍDA DE IMAGEM
Se mantermos as mesmas configurações de Sample per Pixel e aumentarmos a resolução de imagem, mais cálculos serão feitos por causa da área da imagem ser maior, e como a resolução da imagem será maior, serão necessários mais tempo de renderização, e isso irá fazer com que tenha tempo suficiente para poder ajudar a eliminar mais o Noise.

Veja o exemplo da mesma imagem, uma com 2K (1920 x 1080) e a outra com 4K (3840 x 2160). Ambas imagens estão com 2048 Sample per Pixel, porém a imagem de 4K está com menor quantidade de Noise, pois teve suficiente para que mais Noise fosse eliminado.

veja a imagem em 4K aqui:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJvPUZBA935J8BFyMgBHY47qbtRjWEr8FrO-uEXn389FAwOVAhkCZhAT1qbu4LeaWhRUt1O1HAPB2fkUCpiGLj-S3iWDdcSYCf33sZkpbmz6UHtdg_ZBhlGla7qrQ-8C5thopv68TuphlXorEr67Js4QkrEpOYNrJrgaU554wZyZ1S3FFwHOfM2XZg/s3840/image1-sample_per_pixel_2048-bounces_25-skydome+hdri-time_0,11,49%20b.jpg


SAMPLE PER PIXEL
Se mantermos os valores mais baixos do Sample per Pixel, o tempo de cálculo será menor e não terá tempo suficiente para poder ajudar a eliminar o Noise. Quando o Denoising entra em ação, acaba suavizando além da conta, e passa a eliminar pequenos detalhes de texturas também.

Com valores mais altos, o tempo de cálculo aumenta, e torna suficiente para eliminar muito mais Noise. Assim, quando o Denoising entra em ação, grande parte do Noise já foram eliminados, e o trabalho do Denoising acaba sendo bem menor, pois será preciso eliminar uma quantidade menor de Noise, e evitará que o Denoising suavize além do necessário.

Fiz um exemplo, mantendo a mesma resolução, com Sample per Pixel de 256, e fiz um exemplo com o valor de 2048. Na imagem com Denoising habilitado com 256 no Sample per Pixel, dá para notar como que o Denoising acaba suavizando além do que deveria, e pega até detalhes de texturas.
Olá New!.. Tudo bem?

Estou gostando muito dos seus estudos... Eu tenho o pé atras com o Twinmotion, mas é pq estou estudando Unreal... Mas me agrada muito ver cenas como a sua.. Me encoraga a estudar este programa mais a frente..

Continue os estudos.. parabens!
Alexandre Longo:
Olá New!.. Tudo bem?

Estou gostando muito dos seus estudos... Eu tenho o pé atras com o Twinmotion, mas é pq estou estudando Unreal... Mas me agrada muito ver cenas como a sua.. Me encoraga a estudar este programa mais a frente..

Continue os estudos.. parabens!



Opa!
Beleza?

Mas rapaz...
Unreal é outro mundão. Comparar com o Twinmotion é até covardia. hehe!

Mano, eu gosto do Twinmotion, mas também vou manter meu foco mais no Unreal. É que, por enquanto, eu estou meio sem tempo. Daí, ficar nos estudos com o Unreal tá um pouco apertado pra mim no momento. Enquanto não desapertar, vou tentando brincar um pouco no Twinmotion.

Valew!


Twinmotion
RTX 3060
Samples per Pixel: 2000
Max Bounces: 25
Skydome + HDRI
4K (4000 x 2000)
rendering time: sem os móveis, a exportação demorou 30min. Bastou eu inserir os móveis que o tempo de exportação foi para 1h e 15min.


Twinmotion

Twinmotion

Twinmotion


Twinmotion
RTX 3060
Samples per Pixel: 2000
Max Bounces: 25
Skydome + HDRI
4K (4000 x 2000)
rendering time: 25 a 30min cada imagem.

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