Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Murilo_Zimmer   Nova Petrópolis-RS
Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
J.F.Verissimo   Recife - AC
leoaks   Brasil - MG
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

ThiagoBrugnolo   Cabreuva - AC
cironey   Recife - AC
fabiospinasse   Vitória - AC
Renato   Sao Paulo - SP

Melhorar maquete interna

Por: Maffessoni  

Em: 13/06/2014 08:27

Bom dia, ontem finalizei essa maquete interna para apresentar a um cliente.
Eu usei 3ds max, vray e PS.
Tem algo que eu possa melhorar nela?
Obrigado.
Compõe no PS uma \'paisagem\' sendo vista bem de leve (não só esse branco, etc..) na janela.. Aí dá pra vc deixar até um pouco embaçada a paisagem e com bastante branco simulando essa \'ofuscada\' da camera, etc aí é de estilo e gosto tbm..

Uma coisa que tá faltando na cena e que daria um impacto bastante significativo na questão de qualidade em geral é a iluminação interna.. Usando essa mesma iluminação, e reduzindo-se um pouco a exposição da camera, vc pode por as luzes internas, e então a cena vai ficar com uma cara bem mais \'completa\' e tal.. Acho que a unica coisa aí q falta pra essa cena ficar pronta é a iluminação interna.. de resto tá bastante ok..

Ah e deu pra perceber q vc usou umas questões de qualidade boas.. Aí pra agilizar um pouco, usa umas questoes de qualidade \'ruins\' até vc ter certeza q tá bom e tal aí vc usa uma qualidade superior e tal :)..

(Imagens: Exemplo de uma cozinha só com iluminação do sol (externa) e uma com iluminação externa e interna... No caso, a Com iluminação interna e externa fica muito melhor e com aparencia de melhor acabada (a cozinha com a geladeira azul de fato ainda não está acabada, etc.. ainda se está decidindo a questão luminotecnica..))

@edit: Ah, e também põe um pouco mais forte o ambient occlusion.. pra denotar melhor os angulos nas paredes...

@edit: Se o piso for de porcelanato, silestone liso, etc.. põe mais brilho (glossiness) no chão.. deixa quase 1 ou 1 mesmo e com uma cor fraca na reflexão ou com um falloff.. Se for azulejo usa um mapa de glossiness e um bump..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
A sua imagem tá linda!! Muito boa mesmo!!

Mas quando for apresentar um trabalho pra algum cliente, use mais iluminação interna mesmo, porque o cliente quer ver a cozinha dele, bem detalhada (sei la como explicar hehe)!!

Mas pode mostrar as duas, pra dar mais valor ao projeto!
"Frase bonita, e impactante" - Eu
a ultima imagem esta perfeita.
a primeira talvez precise pos produção para regular a intensidade da luz e sua cor.
é isso .
Tá, fiquei mów-feliz e tal :)..

Mas a imagem lá era de exemplo sobre a questão \'cenográfica\' de balanceio de iluminação externa+interna.. Que é o que creio faltar um pouco à cena do amigo da primeira mensagem...
Obrigado a todos e obrigado ScreamingFox pelas dicas e exemplos, estarei mudando e assim que eu tiver a imagem pronta posto o resultado. A iluminação interna eu consigo um bom resultado mesmo usando uma vraylight?
Consegue bons resultados com VrayLight, mas eu tenho preferencia por HDR e IES em internas.. Mas vc pode combinar essas coisas tbm.. Vc pode por exemplo iluminar de fato com VrayLights e por IES em determinadas lampadas, só pra \'dar um charme\' com a manchinha de luz proximo a uma parede (mas só se a luz fizer aquela dinâmica mesmo, etc..) mas sem iluminar muito, por exemplo.. Ou iluminar a cena com uma HDR e complementar com luzes Vray, etc.. Aí dá pra vc proceder de varias maneiras mesmo..

(Mas o mais \'canônico\' ou convencional é pensar as luzes, quaisquer, de onde sairiam as luzes de fato na vida real (por exemplo por sempre a luz interna de uma maneira a q se possa imaginar q a luz \'saia\' do objeto lampada na cena..)...)

No caso da segunda imagem do exemplo lá, q o pessoal gostou, na verdade nem luz do sol era, vindo de fora, se me lembro bem era uma VrayLight vindo de fora, e, no lado ali depois do vidro luzes IES.. Coisa relativamente simples e o que acaba ocorrendo, excetuando-se casos de Fakeosity, é que geralmente o quão mais simples é a iluminação acaba sendo mais eficaz..

Mas dá um override nos materiais, e vai testando varios paradigmas aí de iluminação, desde as luzes standard, até as do v-ray e tal, prestando atenção especial às fotométricas e ao uso de IES e uso de HDR com luzes cenicas mais de \'ambiente\' com dome-lights e etc... Veja também questões sobre balanceamento de cor e Gamma.. Tente salvar esse tipo de render em HDR, alem do formato q vc geralmente usa, e compara as duas..

Eu fiz outra imagem de um outro ap para testar a iluminação.
Iluminei com HDRI e apliquei algumas luzes IES como o ScreamingFox havia comentado.
A imagem está sem Pós da maneira que eu renderizei ta ai.
Se alguém puder dar uma luz ai para melhorar a imagem.
No caso aí alguem teria q tirar a luz =D XD.. Tá um pouco excessivamente forte a iluminação... :)...

@edit: Na verdade, só mudando o gamma acho q já fica bom quanto à iluminação.. Ví isso pq to num laptop aqui e inclinei a tela XD..

Não entendí o primeiro modulo (o de aprox. 15 cm de largura).. No gaveteiro proximo tem algumas gavetas que tem puxador de perfil em cima e embaixo.. Deveria ser um só puxador por gaveta :).. Tem partes comprimidas no mapeamento, acho q se vc der um \'flatten\' a textura vai ficar melhor numas partes aí..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711085.

Total de membros registrados: 138572

Últimos membros registrados: Harmonycbdscare, Weyand, Timbos026, diaformula, PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge.

Usuário(s) on-line na última hora: 949, sendo 4 membro(s) e 945 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Harmonycbdscare, diaformula, Weyand, Timbos026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.