Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
neiman   Santa Catarina - SC

Portfólios Ver Mais

Emilio Biscardi   Rio de Janeiro
marcopalma   florianópolis-sc
rabellogp   São Carlos - SP - SP
Paolo   São Paulo - SP

Vray problema de flickering na imagem.

Por: pauloprrm  

Em: 18/06/2014 16:07

Boa tarde galera!

Estou tendo esse problema na hora do render do meu vray.
Já tentei achar na internet como ajustar isso e já fiz alguns presets de render e continuou.
Alguém pode dar alguma luz de como resolver?
Já mexi no DMC e no Anti Aliasing e continuou.
Essa imagem demorou 4 horas para ficar pronta, eu cheguei a colocar um outro render para fazer só que ia levar 17 horas para finalizar e por isso eu cancelei. Não é possível que para tirar isso o tempo de render suba tanto assim, até porque a cena quase que como um todo ficou normal.

OBS: Estou usando o max 2014 com o vray 3.00.03

Obrigado!
Isso aí não chama \'flicker\'.. Flicker é um \'jitter\' (como q um tremido dinâmico (de \'fade in e fade out\' por exemplo..) só q sem mexer nas extremidades (a camera não tremeu (o enquadre não mudou), o que ocorre é uma mudança continua de qualidades de câmera..), ou seja o flicker é um artefato de animação exclusivamente..

Esses aí são os artefatos da iluminação do V-ray.. Pra reduzir esse aspecto deles vc deve aumentar as subdivisões nos seus materiais e luzes.. Pode também aumentar isso nas configurações de render em \"Global Subdivs Multiplier\"..

@edit: Ah e tenta também ticar o \'Interpolate\' na reflexão dessa peça aí q ela ajuda a evitar esse tipo de artefato quando se está usando um mapa de glossiness ou outros casos..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Valeu ScreamingFox! Mas alterando apenas isso ja corrige o problema? Em qual aba eu encontro esse parâmetro?
Pô com certeza vai resolver sim :)..

To até fazendo uma só mudando o sampling da luz, aí renderizei uma com sampling normal (8) e uma com 32 mas a de 32 tá renderizando ainda heuhue..

Esses parametros de render vc aperta F10 e vai aparecer, então em V-ray settings tem Global Subdivs Multiplier, q vai multiplicar a subdivisão pra tudo.. Mas isso vai elevar mesmo o tempo do render.. Se vc for no material mesmo e elevar as subdivisões apenas dele imagino que já funcione sem elevar muito o tempo de render..

Aí por exemplo quando é muita coisa com esse efeito é bom usar o global, e quando é só uma ou outra coisa, é melhor ver no material e tal (ou luz em específico, etc.. se tiver uma luz perto, pode ser a luz tbm, etc.. aliás isso geralmente é coisa da luz mesmo..)..

Então, se vc tiver usando um mapa de glossiness na pedra lá q é onde mais tem esse artefato, é bom vc ticar o \'interpolate\' no menú de reflexão do material dele, isso já ajuda bastante a evitar isso aí q ele suaviza um pouco essa questão..

Quando terminar o render do segundo eu posto aqui pra vc ver a dramaticidade da diferença..

(Imagem)- Luz com subdivisão em 4.

(vou editar com ela em 32 de subdivisão.. jaja .. xd..)

@edit: Eheuhue podcre véio esse \'tempo estimado\'.. então as vezes eu penso bastante nele também.. Mas é meio q assim, ele só vale, e não tanto assim, quando é uma animação.. quando é um só frame solto, se um quadrinho lá do vray é mais \'dificil\' (q tenha determinados efeitos mais dificeis de renderizar, por exemplo uma bola de cristal que é lisa por fora e quebradiça numas partes por dentro e tudo isso em geometria e tal, uma mesa cheia dessas bolas ia acusar o infinito no tempo de render quando \'os quadrinhos\' pegarem nesses detalhes pela primeira vez.. hehe.) o tempo estimado sobe loucamente, mas vc vai perceber q logo depois de renderizar um \'quadrinho\' \"difícil\", se ele vai pra um \"facil\" o tempo estimado se reduz dramática e instantaneamente XDD.. Então esse tempo estimado não é confiável, é uma estimativa feita com base no momento apenas.. Aí com a prática vc vai saber se de fato tá demorando realmente muito ou não, etc.. :)..
Pior que ali naquela região que está ficando ruim tem uma luz sim! qual o parametro da luz que eu devo elevar? eu coloquei luz do vray em forma de cilindro para cobrir toda aquela parte.
Tem um quadradinho chamado \"Sampling\" e lá tem \"Subdivs\", aí vc multiplica o numero q tiver lá por 3 q acho q já vai dar ...
Show! vou deixar fazendo o render essa madrugada ai amanhã eu digo no que deu! Valeu cara!
O render terminou e o problema continuou... Dessa vez estou mandando uma print das minhas configurações de render, da luz que tem na parte problemática e dos materiais do local. Esse render demorou 8h e o primeiro demorou quase 5h. Outra coisa que eu reparei no render que eu até circulei de amarelo dessa vez é que tem 2 pontos que aparentam prender a luz que bate no local.
Tica no \"Use Interpolation\" no material lá, q imagino q já venha a melhorar (apesar de que esse detalhe já tá melhor q na primeira..).. Essa ultima tem vários pequenos detalhes que valeram as 8 horas, e tem outros detalhes q não valeram também.. Tenta renderizar só a região desse marmore aí e compor com o resto q vai ficar muito bom (assim vc não vai ter \'perdido o tempo\' do render e tal..).

Talvez nessa região não fosse muito necessário realmente se usar uma luz auxiliar (só se tiver mesmo uma luz escondida por alí, etc..) uma vez que vc tá usando o GI e tal..
É natural e correto ter esse tipo de artefato de iluminação no vray (é assim mesmo) e isso é pra vc ter um controle maior mesmo..

Vê se vc precisa mesmo ter uma luz ali, e, caso necessite realmente, tenta usar uma standard mesmo um pouco fraca pra compensar ali se precisar mesmo.. Luzes standard não tem esses artefatos aí (ficam com as transiencias bem suaves, apesar de serem tecnicas não realisticas de iluminação, mas, no caso, vai ser cênico mesmo pra ajudar a compor a iluminação alí.. Uma luz plana do v-ray vai ter menos problemas desse tipo também do que uma ies ou luz com formato tridimensional no v-ray..

Aliás, c tá usando GI né? (imagino q sim, devido ao tempo de render), mas se não tiver (geralmente c ia por uma luz mais relevante num lugar daqueles quando c não tá usando GI) c tá mandando muito bem no fakeosity (fakeosity é fingir um GI.. mas se tá dando esse tempo todo nem compensa XD).

@edit: Se a \'canjiquinha\' for de displace (e imagino q seja, se não, parabens =D), esse tipo de detalhe eleva mesmo o tempo do render.. tenta renderizar sem esse displace, e sem outras questões, pra testar esse tipo de questão, tenta renderizar apenas a região daquele mármore quando for fazer esse tipo de teste, isso vai te ajudar a medio prazo, uma vez que se estudando rendering, o quão mais rapido vc renderizar cada caso de estudo, muito mais rapido seria seu aprendizado entende? Então tenta renderizar esse tipo de coisa por região, ou tira os materiais de todo o resto pra fazer esse tipo de teste, q aí vai ser mais rapido e o seu aprendizado com a questão do render vai ser mais produtiva..

Lembre-se que, como vc já tem todo o resto da cena já OK, vc só necessita realmente renderizar a região do marmore lá, e então vc pode pegar esse render com o marmore bom e compor com a primeira, etc..

Ah e dê preferencia pra usar a VrayPhysicalCamera, q, por ser do V-ray, ela vai ter menos incidencia de \'quaisquer problemas\' quando se renderiza no V-ray..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711085.

Total de membros registrados: 138572

Últimos membros registrados: Harmonycbdscare, Weyand, Timbos026, diaformula, PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge.

Usuário(s) on-line na última hora: 957, sendo 4 membro(s) e 953 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Harmonycbdscare, diaformula, Weyand, Timbos026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.