É natural e correto ter esse tipo de artefato de iluminação no vray (é assim mesmo) e isso é pra vc ter um controle maior mesmo..
Vê se vc precisa mesmo ter uma luz ali, e, caso necessite realmente, tenta usar uma standard mesmo um pouco fraca pra compensar ali se precisar mesmo.. Luzes standard não tem esses artefatos aí (ficam com as transiencias bem suaves, apesar de serem tecnicas não realisticas de iluminação, mas, no caso, vai ser cênico mesmo pra ajudar a compor a iluminação alí.. Uma luz plana do v-ray vai ter menos problemas desse tipo também do que uma ies ou luz com formato tridimensional no v-ray..
Aliás, c tá usando GI né? (imagino q sim, devido ao tempo de render), mas se não tiver (geralmente c ia por uma luz mais relevante num lugar daqueles quando c não tá usando GI) c tá mandando muito bem no fakeosity (fakeosity é fingir um GI.. mas se tá dando esse tempo todo nem compensa XD).
@edit: Se a \'canjiquinha\' for de displace (e imagino q seja, se não, parabens =D), esse tipo de detalhe eleva mesmo o tempo do render.. tenta renderizar sem esse displace, e sem outras questões, pra testar esse tipo de questão, tenta renderizar apenas a região daquele mármore quando for fazer esse tipo de teste, isso vai te ajudar a medio prazo, uma vez que se estudando rendering, o quão mais rapido vc renderizar cada caso de estudo, muito mais rapido seria seu aprendizado entende? Então tenta renderizar esse tipo de coisa por região, ou tira os materiais de todo o resto pra fazer esse tipo de teste, q aí vai ser mais rapido e o seu aprendizado com a questão do render vai ser mais produtiva..
Lembre-se que, como vc já tem todo o resto da cena já OK, vc só necessita realmente renderizar a região do marmore lá, e então vc pode pegar esse render com o marmore bom e compor com a primeira, etc..
Ah e dê preferencia pra usar a VrayPhysicalCamera, q, por ser do V-ray, ela vai ter menos incidencia de \'quaisquer problemas\' quando se renderiza no V-ray..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..