Pensa no que vc faz e descreva isso no contrato. Se vc não souber fazer isso, dá a impressão de q vc não está sabendo direito o q faz.. Mas também um contrato elegante e cheirosinho não diz nada sobre a habilidade de alguem.. Pior ainda então seria se vc copiasse o contrato de outra pessoa..
Mas então, tenta fazer um contrato seu, é um contrasenso uma outra pessoa te dar o contrato que ela faz, pra vc \'adaptar\' pro seu uso...
E também, se é \'orçamento\' realmente, isso vc fala mesmo, ou escreve numa mensagem de email.. Por exemplo, em determinado caso vc poderia mandar um email pro cara dizendo:
\"Prezado senhor Tal (ou \'representante de \'tal\'\'), em virtude das questões tecnicas envolvendo a elaboração de vossa maquete eletronica (eu prefiro chamar de \"Visualização Arquitetônica\", mas aí vai do gosto, etc..), passo-lhe esta estimativa de custos, para que vossas senhorias possam avaliar o custo.
(aí então vc poderia listar as coisas q vc vai fazer, ou pode descrever de outra maneira)
-Devido à questões legais entre sua marca e outras do mercado, bem como questões de Design relacionadas ao proprio projeto, não seria legítimo usar \'tal elemento cênico\' previamente modelado.. Devido a \'tal\', \'eu\' deverei e me comprometo a modelar a cena em sua completude.
-Em conversas informais com vossos funcionarios, foi me passada a necessidade de apresentações externas do projeto em imagens grande formato e em 4 tipos de iluminação natural diferente, para tal é necessária uma pesquisa sobre os materiais usados, sobre a orientação geográfica e topológica do terreno, bem como que necessitarei dos dados referentes à questão luminotécnica.
-Foi-me passado também a necessidade posterior da elaboração de um video em resolução 4k de \"passeio\". Uma vez que, devido a questões tecnológicas, uma animação em grandes resoluções é custosa, preciso saber sobre o tempo de video em quais apresentações do projeto seria a animação. Assim poderemos estimar o custo desse video.
Pelo escopo e tempo de realização dessa Maquete Eletronica, pela modelagem e confecção das 8 imagens (sendo que pensaremos posteriormente no vídeo), o valor a ser cobrado será 8 mil Reais.\"
Aí, o cara/empresa aceitando o orçamento, vc faz um contrato realmente, aí o contrato vai ser mais elaborado e tal.. Mas é realmente melhor vc fazer o proprio...
E uma coisa importante, jamais envie quaisquer imagens sobre o referido projeto, antes de receber o pagamento ou a primeira parcela deste..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..