Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

godon2004   Taboao da Serra - SP
edupaulista   Balneário Camboriú - SC - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
isac vitor   curitiba - PR
resident11   Piracicaba - SP

Portfólios Ver Mais

rabellogp   São Carlos - SP - SP
druga1992   Fortaleza - CE
Raphaelporto   Belo Horizonte - MG
pauloprrm   Rio de Janeiro - RJ

Shadow render elements

Por: vanderabelo  

Em: 28/07/2014 13:18

Boa tarde Galera
Como configurar a render elelemtes \"Shadow\"?
Uso max 2015 - Mental Ray
Oi Vander,

Enviei sua pergunta para o André e a resposta dele é essa abaixo.

Att, Elis
--------------------------------------------------------------------

Oi, tudo bem?

É simples, basta aplicar o Element Shadow e renderizar, assim, aparecerá a imagem com o Element da sombra, sugiro que habilite a opção Enable Filtering logo abaixo do quadro do Render Elements para aplicar Antialiasing na imagem da sombra.

Porém, note que a sombra estará no canal Alpha da imagem, portanto, aparentemente a imagem será toda preta, mas se clicar no ícone Display Alpha Channels no Frame Buffer (janela que mostra a imagem renderizada), verá que aparece o desenho da sombra em branco.
Sendo assim, basta usar o canal Alpha para \"recortar\" a imagem aparentemente toda preta e exibir a sombra.

Mas veja só, não é adequado renderizar a sombra num Element separado para composição, isso só era usado antigamente com a técnica artística de render, quando precisava de muita pós-produção no Photoshop para deixar a imagem realista.
Atualmente com a técnica fisicamente correta de iluminação, não se usa mais o Element Shadow, tanto é que nos Elements A&D exclusivos do Mental Ray não tem o Shadow.

É mais correto você renderizar o Element Lighting, que vai exibir a luz e a sombra juntos, pois sombra é ausência de luz.
No caso, selecionando o Element Lighting aparece as opções mais abaixo e poderá desabilitar o Indirect Light, que exibe a luz indireta (GI) junto com a luz direta e a sombra, se quiser tratar o GI separadamente.

Atualmente o ideal mesmo é renderizar os Elements A&D em 32 bits float-point e compor em HDR.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Achei bem legal e interessante essa resposta aí do André (Elis apud André)..

O elemento de sombra padrão no max vai servir pra vários renders(rizarodes) diferentes (tive uma duvida sobre isso um tempo atras xd..)..(de uma maneira limitada, mas, nos outros renderizadores tem as sombras típicas também pras determinadas luzes típicas de cada renderizador, etc..).. E, acho bem sensato o que o André falou sobre uma questão de composição artistica, mas eu mesmo formularia a sequencia de eventos ou palavras de uma maneira um pouco diferente...

O elemento da sombra, hoje em dia, com um \'ray\'(trace) q a gente usa com os renderizadores mais atuais baseados em bounces de luz e tal, vai ser muito mais dramático do que puramente realistico no sentido fotográfico.. Ou seja, o uso de um elemento de sombra na composição, realmente, é uma técnica não-realistica (mas, \'realistico\' é diferente de \'realista\', e um artista é capaz de articular uma técnica não-realistica pra obter um resultado realista (\"realistico\" e \"não-realistico\" são rótulos, nomes q a gente dá pras técnicas, e \'realista\' é um determinado resultado.. medite sobre a diferença entre \"Realistico\" e \"Realista\".. =D)), e cabe muito mais à um destaque ou \'omissão\' dramática, do que à uma intenção puramente realistica..

No caso o elemento da sombra vai dar a volumetria e aspectos gerais da sombra, e a luz o mesmo com a luz.. Então.. Geralmente, vc vai preferir usar o passe de luz ao invés de um passe de sombra.. Mas o passe de sombra é realmente artistico como disse o André...

Acho q é muito producente (..pelo menos num sentído intelecutal e tal xd..), caso haja qualquer dúvida nesse sentído, renderizar quantos passes a curiosidade achar necessário.. :).. xd..

@edit: E acho q isso vale pra animação tbm.. pq é a questão dos passes e blending (ex: sem ter q pincelar nada etc..)..

A luz é realistica e a sombra é mais dramática mesmo.. realmente.. Pior q eu \'amo\' uma \'sombra volumétrica\', e só ví o Blender Render(o adorável \"Scanline do Blender\" =D) fazer isso exatamente (exatamente isso).. xd.. \'persegui\' umas sombras volumetricas por um tempo e só no Blender daria pra fazer com o surrealismo q eu imaginei.. xd.. Mas realmente a sombra é muito mais, tipicamente, não-realistica, do que realistica.. :)..

@editx: E o futuro destes programas, o futuro de como simulam a realidade, depende de vc.. À vc se dirige o \'realismo\' dos programas.. Diga sua solidão (o quanto vc busca a realidade a ser vista de maneira similar à q vc vê e ao que congríde com suas capacidades tecnológicas...) e, diga-me também seu \'amanhã\'.. O Porvir do 3d no Mundo..

Se eu fosse um \'carpenteiro\', e o 3d fosse uma \'senhôura\'.. Precisamo-nos prepararmo-nos para esta Terrível Senhora... A mãe do Universo e das Multiplas realidades...

O \"único culpado mesmo\" por um erro seu no 3d vai ser o seu proprio \'boogie\' (ritmo e logisticas).. xd..

https://www.youtube.com/watch?v=mkBS4zUjJZo
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711084.

Total de membros registrados: 138571

Últimos membros registrados: Weyand, Timbos026, diaformula, PalamiteSa, GeraldoP, CINDY2024, Antonio Jorge, felipefariasss.

Usuário(s) on-line na última hora: 972, sendo 3 membro(s) e 969 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: diaformula, Weyand, Timbos026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.