Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

cristiano.porfirio   Indaiatuba - São Paulo
tirmey   Rio de Janeiro
Emmanoel   Balneário Camboriú - SC
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
palat   Rio de Janeiro

Portfólios Ver Mais

Daniel Junior   Carazinho, RS - RS
Carlos Henrique   Goiânia - Goiás - GO
rodironron   Brasil - PR
duni   São Paulo - SP

COMO CALCULAR VOLUME!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por: wilson medeiros  

Em: 17/03/2005 09:17

COMO POSSO ESTA FAZENDO UM SIMPLES CALCULO DE VOLUME, EM UM CUBO. ;)
Wilson Medeiros Eng. Mecânico S.Paulo-SP-Brasil http://www.eng.monttec.com.br
lado X lado X altura = ? m³ por ex.: um cubo com ladop 3....... 3x3x3= 27m³ isso para o caso de metros, se trabalhar em cm, ou mm ou outra unidade, eh so trocar m³ pela "unidade³"..... ;)
...uma boa idéia tem que ter uma ótima apresentação....
Isso mesmo, so pra acrescentar: de uma Sphere: (4/3)*pi*raio³ de uma Sphere tipo hemisphere: pi*raio²*altura = pi*r³ - (1/3)*pi*r³ = (2/3)*pi*r³ de um cilindro: pi*raio²*altura = pi*r³ de um cone: (1/3)*pi*raio²*altura = (1/3)*pi*r³
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
[quote:9d6e3c5387] de um cilindro: pi*raio²*altura = pi*r³ de um cone: (1/3)*pi*raio²*altura = (1/3)*pi*r³ [/quote:9d6e3c5387] Os resultados de cada linha só se aplicam no caso de a altura ser igual ao raio, o q quase nunca ocorre ;) Pq não usar o sistema de cálculo do Max q dentre outras coisas ele calcula o volume, não só de cubos, mas de formas mais complexas tb. Basta ir no menu Utilities e escolher Measure. ;) Valeu
isso mesm bma, animal o measure, da até pra medir o tamanho das splines! :00:
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
Boa pessoal, mas eu queria um comando do Max que calcula, pq estou modelando alguns frasco ea geometria delas são complicadas para usar as formulas. BMA Jóia, o calculo de volume q/ quero achar, é mesmo complexo. Bom pessoal valeu mais uma vez pela ajuda. :D
Wilson Medeiros Eng. Mecânico S.Paulo-SP-Brasil http://www.eng.monttec.com.br
meu, faz o q o bma disse, mais naada, nao precisa de formula nada, vai em utilities e em measure... flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
(1/3)*pi*r³ [/quote:488c7379ea disse: Os resultados de cada linha só se aplicam no caso de a altura ser igual ao raio, o q quase nunca ocorre ;)
A ta meu livro aqui a situação é diferente, se vc ver a figura vai entender que isso ocorre sim no caso um cilindo completamente fechado e outro cilindro com espessura onde na figura os 2 se encaixa, mais a frente esta a definição correta: cone: V=(pi*r²*altura)3 ou (1/3)*pi*raio²*altura cilindro: V=pi*raio²*altura Agora isso no max complica, não sei se o meassure trabalha com a definição de BoundingBox ou utilizando a massa do objeto obtida atraves das posições dos vertices [x,y,z]. se for BB não mostra o volume correto mas da o volume exato de objetos proximos ao limite do BB, se for atraves do array de vertices não tem erro contudo isso é baseado em um ambiente 3D que depende de uma coordenada local...... pra acaba logo com isso pega um scanner 3D e boa que acha do mesmo jeito :-P :-P (minha cabeça ja ta rodando com isso) Abraços
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Então galera resolvi o problema, com o comando Measure. Vou guardar estas formulas, ñ me lembrav mais. :D :D :D
Wilson Medeiros Eng. Mecânico S.Paulo-SP-Brasil http://www.eng.monttec.com.br
Oi gente, tudo bem? Tudo bem que dá para calcular volume no Max, mas como sempre falo aqui, é um absurdo usar um programa artístico para modelar algo técnico, ainda mais se precisa de precisão volumétrica e outras medidas. O volume não vai ser o correto, o VOLUME VAI ESTAR ERRADO!!!!!! Se fizer o mesmo frasco num programa de CAD como o Rhinoceros 3D, e mandar ele calcular o volume, vai dar uma boa diferença. Porque o 3ds max trabalha com POLIGONOS!!!!!! Então mesmo que considere a malha do objeto, vai dar errado!!!! Porque as faces são Planas. Quanto maior a resolução do objeto, mais preciso vai ser o cálculo do Volume. Teste que vai ver, a diferença é bem grande em Low Poly para Mesh Smooth com 2 de Interations!!!!! Essas coisas se faz em programas de CAD, não num programa artístico. Pode usar Nurbs no Max, que ai vai ser mais preciso, isso se ele aceitar medir o volume de Nurbs, só que não vai ter precisão no desenho, só no cálculo, porque o Max não foi feito para isso. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707789.

Total de membros registrados: 135367

Últimos membros registrados: magreello, gareddure, AHaHallex, Chifekenneth , dsabavda, sunitabhandariji, Nawari026, avol.

Usuário(s) on-line na última hora: 729, sendo 26 membro(s) e 703 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cadwillem, Thiago, Willmitnick, marcoscgart, nildoe, Lucas Reis, Jorge Henrique, Eduardo Ramos, Augusto Peixoto, Vitoria Luiza , Joao Barreto, Ronaldo Junior, Le_Andro, Moura, Hot, Reinaldo Silva, Thiago Couto, Carla Franco, Gabriel, AHaHallex, Abilio, Pedro Juliato, Nuno, Elis, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.