Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

dami   João Pessoa pb - AC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
GARGAMEL   Maceio - AL
alej0   Colombia
Fabricio   Florianópolis - SC - SC

Portfólios Ver Mais

gilbertorbr   porto alegre
Diego   Ipatinga MG - MG
THIAGO_CLERICI   São Paulo - AC
macbeni   sao paulo - SP

PAPEL DE PAREDE

Por: woshngton  

Em: 02/11/2014 10:02

Pessoal,

Preciso fazer esse papel de parede com fundo fosco e desenho brilhante.
Usei mix no diffuse e funcionou em relação ao desenho do papel, mas se eu colocar brilho no reflect ele não fica nada parecido.
existe outra forma de fazer usando material vray?
Olha um exemplo com um mapa simples de Noise no glossiness:

E um exemplo com o Blend.. Mas nesse segundo exemplo não vai ser muito bem o q vc quer.. Mas dá pra usar blend, ou um mapa simples de glossiness..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Fiz esse rapidinho pq as imagens n tavam aparecendo aqui..

No caso, é um blend com 2 materiais bem simples do V-ray.. Um marrom com bem pouco de brilho e reflexão, e um meio amarelado e com mais glossiness.. Aí o mapa de blend no material (entre um e outro) é a textura das folhinhas..
Obrigado ScreamingFox!
Ia postar um pedido de auxílio, mas vc mais uma vez me dá uma ajuda valiosa.
Preciso fazer esses tambores e não estava encontrando solução.
Vou tentar desta forma imediatamente.
Abração e obrigado.
Esse caso é bem diferente, embora vc possa usar essa tecnica com um objeto pequeno etambem com normal bump... mas pro caso de se modelar realmente o objeto vai ser diferente....

Primeiramente, no Photoshop, extraia da imagem os padrões dos desenhos.. deixe os padroes bem retos e deixe pra dar tiling ... cada padrao vai ser uma imagem.. deixa as imagens em preto e branco com o maximo de contraste ...

Modele e mapeia o cilindro, com as imagens dos padrões , crie uma textura completa pro bump e blend... não pode ter overlap nesse caso ...

Então nessa altura vc pode ja renderizar legal (uma garrafa de whisky e um microfone q eu tinha feito foram quase exatamente isso ), mas não é algo muito aceitavel ainda ...

Esse model, vc vai passar pro zbrush ... no zbrush vc vai mascarar pela textura e então expandir um pouco, tirar a mascara e fazer eventuais correções ... com o model numa boa resolução , manda de volta pro 3ds , importando ele vai cair bem no mesmo lugar q o original , então, faz a projeção do model high pro low, com o modifier projection e render to texture , e então use o normal map do rtt como bump no model low q assim da pra usar o low na maioria das situações ... ou então usar o model high se o render for de perto...
O mix tem que ser no reflect não no diffuse e muito menos no glossiness ...
no(primeiro) caso foi um material do tipo blend , com dois materiais bem simples , um marrom com glossiness baixo , e um amarelado com um shader diferente e mais glossiness ... daria realmente pra por mix no glossiness ,mas teria que usar mix em outras coisas tbm , alem do material blend (2 materiais com caracteristicas diferentes) ficar melhor na grande maioria das vezes ...no caso da penultima mensagem é outra situação...

no caso vc ta se confundindo com a questão de reflect e glossiness , então veja bem , o glossiness é oq vai dizer se é fosco ou reflexivo , e o reflect vai dizer a intensidade(da reflexão), no caso do vray...

no caso do papel de parede , pondo o mix no reflect ao inves de no glossiness, como vc havia dito, a parte com mais reflect ,tendo o glossiness baixo , iria apenas se clarear mais com o ambiente... é impossível obter esse efeito do papel de parede mexendo apenas no reflect, e manusear uma serie de mapas mix , ao inves de fazer um unico blend entre materiais simples , é extremamente contraproducente...
Não quero ter que abrir meu max pra te mostrar que vc ta errado ...
a verdade não depende da sua crença...

vc nem quer abrir o max pq sabe que jamais vai obter o efeito daquele papel de parede articulando apenas o reflect.... alem do que eu ja fiz ali em cima de uma maneira satisfatória e expliquei o material blend q usei...tudo q falei tem exemplos concretos.... ou seja , se a realidade não mudou desde que eu produzi os exemplos , eu ainda estou certo... perceba a ironia dessas duas ultimas frases...

imagina q vc tem 2 espelhos numa cena , e um espelho reflete com mais intensidade que o outro... isso significa q tem o mesmo glossiness , e o q reflete mais claro é o q tem o reflect mais alto... um exemplo disso seria comparar um espelho de ferro com um igualmente liso de prata ou mercúrio... ou seja o mercúrio tem o reflect mais alto doq o ferro...

imagina um marmore bruto e um marmore polído... ambos lidam de maneira similar com a luz, mas o marmore bruto vai difundir a luminancia , enquanto o polído vai alinhar a luminancia de acordo com o polimento , gerando então nuances reflexivas ...evidentemente, o que difere o bruto do polído é o nivel de glossiness... ou seja, cimento tem um glossiness baixo e vidro um glossiness alto...
Ta ai ... alguma objeção doctor?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138555

Últimos membros registrados: nagrorn, gu.mesquita, carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 722, sendo nenhum membro e 722 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.