no(primeiro) caso foi um material do tipo blend , com dois materiais bem simples , um marrom com glossiness baixo , e um amarelado com um shader diferente e mais glossiness ... daria realmente pra por mix no glossiness ,mas teria que usar mix em outras coisas tbm , alem do material blend (2 materiais com caracteristicas diferentes) ficar melhor na grande maioria das vezes ...no caso da penultima mensagem é outra situação...
no caso vc ta se confundindo com a questão de reflect e glossiness , então veja bem , o glossiness é oq vai dizer se é fosco ou reflexivo , e o reflect vai dizer a intensidade(da reflexão), no caso do vray...
no caso do papel de parede , pondo o mix no reflect ao inves de no glossiness, como vc havia dito, a parte com mais reflect ,tendo o glossiness baixo , iria apenas se clarear mais com o ambiente... é impossível obter esse efeito do papel de parede mexendo apenas no reflect, e manusear uma serie de mapas mix , ao inves de fazer um unico blend entre materiais simples , é extremamente contraproducente...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..