O bump seria (ou poderia ser) uma parte disso.. (uma parede poderia ser suja e lisa, por exemplo, ou uma parede limpinha só q de \'grafiato\', etc..)
Mas o q daria mais essa impressão seria um \'dirt\'.. No vray tem um dirt dele proprio pra vc usar como mapa.. Aí vc pode articular de varias maneiras mesmo..
O dirt é um mapa derivado das tecnicas de \'ambient occlusion\'.. Vc pode pensar nele como um tipo de mapa de ambient occlusion...
Na imagem anexada, as variações entre os alaranjados e esverdeados são todas com o vray dirt, combinado com outros mapas procedurais..
Vê esse video aqui sobre vraydirt:
https://www.youtube.com/watch?v=L1LV97eBv0U
@edit: No caso da cena da imagem, quase tudo tem o mapa vraydirt... Foi um estudo disso aí tbm ;b.. Nas partes com cantos \'vivos\' dá pra perceber melhor, principalmente nas partes de cima voltadas pro céu... Nessas partes é bem \'visivel\' a combinação de dirt com noise por exemplo.. No caso, foi usada uma imagem lá de concreto (cinzento).. Esse difuso foi um vraydirt onde o ocludido é a imagem de textura do concreto sob o \'Color Correction\' (mapa Standard) pra deixar na tonalidade alaranjada, e o ocludido o mesmo só que configurado pra uma tonalidade esverdeada e mais escura...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..