Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Bada   Osasco, SP - SP
Ed Lopes   São Paulo - AC
Stherno   Vila Velha - ES/BR
RSFX   São Paulo

Portfólios Ver Mais

Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP
Evandro   Joinville - SC
R.A.Diniz   Itaperuna - RJ

Fogo com mental ray

Por: projectos  

Em: 29/04/2015 06:01

Boas pessoal, espero que estejam bem, ;)
Gostaria de saber qual a melhor forma de fazer fogo de lareira em etanol no mental ray com o sky/sun habilitados. Eu coloco um gizmo, mas a fumaça aparece a preto no render. Agradeço a vossa ajuda, obrigado e sucessos.
Alguém me pode ajudar ? Obrigado
Como vc tá fazendo o fogo?
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
SecreamingFox, junto enexo o link do tutorial, faço-o dessa forma.
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/fire-effect
Agradeço a sua ajuda, obrigado e sucessos
Então.. Esse tipo de efeito é bastante \'artístico\', e n sei se funcionaria realmente bem fora do Scanline... Primeiramente, eu recomendaria vc baixar o Afterburn e o FumeFx..

N tô dizendo que não funcionaria no mentalray, mas tem muitos efeitos \'classicos\' do 3ds q simplesmente n funcionam propriamente em V ou Mental ray... E também, e continuando o que eu havia mencionado, o efeito dado com essa tecnica q vc mencionou é artistico no sentido q vc vai dirigir ele muito mais profundamente, a conceber o fogo (no sentido da direção-de-arte, por exemplo um diretor de uma cena num filme de cinema..) de uma maneira reduzida... é uma autêntica redução artistica do conceito do fogo, e então vc vai ter q ativamente configurar pormenores, se vc quiser q o fogo fique esteticamente proximo do real... Já no caso de um FumeFx, é também uma redução artistica, mas que conta com matemáticas (simulação em grid, etc..) pra fazer dele algo mais facil no sentido de produzir uma chama proxima de uma chama esteticamente realista.

Mas.. Se for o caso de uma imagem parada apenas, o mais fácil seria vc usar uma transparência (um plane com uma imagem de chama) combinada com uma luz omnidirecional do seu renderizador de preferencia... (vc pode usar também uma sequencia de transparencias (\'cardboards\' animados de fogo) pra ficar mais bacana e com mais profundidade... fizeram isso aí num filme do Harry Potter, pra fazer um vortice de fogo num maguinho (e daria pra fazer com fumefx na época, ah, etc, etc..)..

E, se vc não quiser usar plugin nenhum, pode tentar fazer o fogo com pFlow.. Se for o caso use o operator de motionblur varias vezes, etc.. aliás, fazer fogo direto no pFlow é bastante artistico tbm (bastante artistico.. e, \'artistico\' eu digo como um pintor pintando a óleo e especiarias e metais numa tela trançada de canhamo, fazer fogo com pFlow sempre foi algo extravagante e excepcional, pra dizer o mínimo...)... XD... *(eu não recomendaria tentar... fazer fogo direto no Pflow sempre foi um desafio inclusive pra adeptos do pFlow... Mas é sempre legal de tentar e experimentar se vc tentar com certeza vai aprender algumas coisas..)

(off topic): E, na minha opinião honesta... Poxa vida, eu acho bastante \'mágico\' o Scanline... Não por eu ser fascinado por render em linha, mas por ser o \'render padrão\' do 3ds... O Scanline classico tem varias coisas bacanas, q , embora não sejam no estilo \'fisicamente correto\' (haja aspas aí), são excelentes pra coisas em paradigmas não-realísticos... Toda versão do blender tem uma coisinha a mais pro blender-render (o renderer padrão do Blender, embora o Cycles (hoje em dia) seja pro Blender o q o MRay é pro 3ds...(embora eu sempre tenha achado o Cycles parecido com o Vray ehehehe... XDD..)), mas no 3ds passa uma e outra versão e o scanline ainda tá a mesma coisa.. Me entristece um pouco esse sucateamento do render padrão no 3ds...

@edit: Ah, e os shaders no scanline tinham (têm) os nomes que remetem aos matemáticos que conceberam às modalidades de distribuições de luz nos shaders, então esses shaders classicos tem também um irrefutável \"charme acadêmico\" hehehehe.... Mas se os shaders de scanline funcionarem bem nas versões de vray e mentalray (o q não ocorre agora (uso o max 2014 e a ultima versão do vray e Iray)) acho bacana já... :).. XD..
ScreamingFox, obrigado pela ajuda, mas tem algum suporte tutorial onde eu poderia ver a melhor forma de fazer o fogo ? Se tivesse seria o ideal mesmo. Obrigado mais uma vez.
Não..(pelo menos até onde eu sei... e veja bem q eu não sou o dono da internet XD (pode ter algo explicando coisas q eu nem ouvi falar, etc.. etc...)

E isso não é ruim... Perceba isso (principalmente com essas coisas que são pura ou quase puramente artisticas... o \'não-controle\' robótico do plugin vai possibilitar ao artista muito mais possibilidades de controles... mas é claro que a simulação vai permitir entradas de operações, o que equivale aos \'palpites\' de uma direção-artística, etc, etc...)... Isso é de propósito mesmo e é BOM (até certo ponto)...

Use as transparencias/cardboards como eu havia dito, ou um fumeFX.. Essas vão realmente serem suas opções mais praticas... (pelos efeitos antigos serem muito mais artisticos, tem mais explicações puras e menos tutoriais sobre eles, mas perceba bem às explicações e vc vai ser mais do que capaz de produzir uma chama decente com ou sem os plugins...)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711073.

Total de membros registrados: 138553

Últimos membros registrados: carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis, condriflexpro, Kevinsdiemer.

Usuário(s) on-line na última hora: 1083, sendo 3 membro(s) e 1080 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Carlos E. Nogueira, Elis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.