Então.. Esse tipo de efeito é bastante \'artístico\', e n sei se funcionaria realmente bem fora do Scanline... Primeiramente, eu recomendaria vc baixar o Afterburn e o FumeFx..
N tô dizendo que não funcionaria no mentalray, mas tem muitos efeitos \'classicos\' do 3ds q simplesmente n funcionam propriamente em V ou Mental ray... E também, e continuando o que eu havia mencionado, o efeito dado com essa tecnica q vc mencionou é artistico no sentido q vc vai dirigir ele muito mais profundamente, a conceber o fogo (no sentido da direção-de-arte, por exemplo um diretor de uma cena num filme de cinema..) de uma maneira reduzida... é uma autêntica redução artistica do conceito do fogo, e então vc vai ter q ativamente configurar pormenores, se vc quiser q o fogo fique esteticamente proximo do real... Já no caso de um FumeFx, é também uma redução artistica, mas que conta com matemáticas (simulação em grid, etc..) pra fazer dele algo mais facil no sentido de produzir uma chama proxima de uma chama esteticamente realista.
Mas.. Se for o caso de uma imagem parada apenas, o mais fácil seria vc usar uma transparência (um plane com uma imagem de chama) combinada com uma luz omnidirecional do seu renderizador de preferencia... (vc pode usar também uma sequencia de transparencias (\'cardboards\' animados de fogo) pra ficar mais bacana e com mais profundidade... fizeram isso aí num filme do Harry Potter, pra fazer um vortice de fogo num maguinho (e daria pra fazer com fumefx na época, ah, etc, etc..)..
E, se vc não quiser usar plugin nenhum, pode tentar fazer o fogo com pFlow.. Se for o caso use o operator de motionblur varias vezes, etc.. aliás, fazer fogo direto no pFlow é bastante artistico tbm (bastante artistico.. e, \'artistico\' eu digo como um pintor pintando a óleo e especiarias e metais numa tela trançada de canhamo, fazer fogo SÓ com pFlow sempre foi algo extravagante e excepcional, pra dizer o mínimo...)... XD... *(eu não recomendaria tentar... fazer fogo direto no Pflow sempre foi um desafio inclusive pra adeptos do pFlow... Mas é sempre legal de tentar e experimentar se vc tentar com certeza vai aprender algumas coisas..)
(off topic): E, na minha opinião honesta... Poxa vida, eu acho bastante \'mágico\' o Scanline... Não por eu ser fascinado por render em linha, mas por ser o \'render padrão\' do 3ds... O Scanline classico tem varias coisas bacanas, q , embora não sejam no estilo \'fisicamente correto\' (haja aspas aí), são excelentes pra coisas em paradigmas não-realísticos... Toda versão do blender tem uma coisinha a mais pro blender-render (o renderer padrão do Blender, embora o Cycles (hoje em dia) seja pro Blender o q o MRay é pro 3ds...(embora eu sempre tenha achado o Cycles parecido com o Vray ehehehe... XDD..)), mas no 3ds passa uma e outra versão e o scanline ainda tá a mesma coisa.. Me entristece um pouco esse sucateamento do render padrão no 3ds...
@edit: Ah, e os shaders no scanline tinham (têm) os nomes que remetem aos matemáticos que conceberam às modalidades de distribuições de luz nos shaders, então esses shaders classicos tem também um irrefutável \"charme acadêmico\" hehehehe.... Mas se os shaders de scanline funcionarem bem nas versões de vray e mentalray (o q não ocorre agora (uso o max 2014 e a ultima versão do vray e Iray)) acho bacana já... :).. XD..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..