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Qual programa usar, Viz ou 3DS Max?

Por: Felipedesenho  

Em: 28/03/2005 11:29

Oi Felipedesenho, tudo bem? Tem muita coisa envolvida no que você perguntou, e gostaria de esclarecer algumas coisas que foram faladas. Primeiro, não é boa idéia importar os traços da planta baixa em 2D no Max para extrudir as paredes, como o Amon-Ra disse, porque o Max não é um programa de CAD para modelagem de precisão, e uma maquete não é composta apenas de paredes, portanto, a melhor opção sem dúvida nenhuma, é modelar a alvenaria completa da planta em 3D no AutoCAD, de preferência usando algumas das diversas ajudas que ele oferece para isso, como o Arqui3D ou o Architectural Desktop, por exemplo, programas que ajudam muito a modelar arquitetura no sistema do AutoCAD. Deve exportar este modelo pronto para fazer a texturização, iluminação e render no 3ds max, como o Roger explicou. O 3ds max 7 tem um Link Manager muito melhor do que o do Viz4, sendo assim, pode fazer o link do arquivo para refletir as modificações efetuadas no projeto no AutoCAD, até por isso também que é melhor modelar em 3D no AutoCAD e levar já modelado para o 3ds max. Sobre os dois programas, veja só, tudo que tem no Viz tem no Max, mas quase nada do que tem no Max tem no Viz, o Max é o pacote completo, o Viz é um cutoff, ou seja, retiraram tudo que achavam que não era para arquitetura e vendem o programa mais barato, é só essa a diferença, do resto, os softs são os mesmos. Agora quanto a deixar suas imagens mais realísticas, concordo plenamente com o Sandro, pode ter qualquer renderizador profissional instalado que não será suficiente para deixar a cena realística. Para isso precisa de uma coisa que ninguém pode te passar, experiência e prática num destes renderizadores, conhecimento de técnicas de iluminação e criação de materiais, habilidade e profundo conhecimento do renderizador que escolher, porque não é só mandar renderizar como acontece no render padrão do programa, tem que configurar muitas coisas, depende de cada cena estas configurações, iluminação é cheio de detalhes e técnicas, e criação de materiais, mais ainda. A única forma de conseguir imagens foto-realísticas em 3D é assim, conhecendo e dominando profundamente iluminação, criação de materiais e recursos de renderização, e isso leva pelo menos um ano de estudo diário. Só depois de um ano estudando isso vai conseguir bons resultados com baixo tempo de render, isso no renderizador que escolheu, porque se mudar para outro, vai precisar de mais um ano para ter a mesma prática e habilidade com este novo renderizador, porque cada um tem seus macetes, suas frescuras e suas técnicas. Como o Roger disse, se manjar de criação de materiais e iluminação, pode conseguir cenas maravilhosas no render padrão do programa mesmo. Abraços
agradeço a todos pela ajuda, abraço

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