Oi Felipedesenho, tudo bem?
O Mental Ray só vem configurado no Max do Sapateiro então, porque no meu não vem não.
Você tem que configurar tudo nele, e essas configurações mudam totalmente de cena para cena, depende da situação.
Para isso, tem que saber os efeitos que vai querer usar, tem que conhecer estes efeitos, para poder criar as condições necessárias na cena que vão gerar este efeito, tem que configurar luzes e materiais adequadamente e depois configurar as setagens de renderização, nessa parte tem que fazer muitos testes, porque não acerta uma configuração de GI de primeira nunca, tem que ir ajustando até ficar boa.
Agora, para tudo isso tem que já conhecer muito bem os recursos das luzes no 3ds max e as técnicas de iluminação em 3D, tem que conhecer os recursos e técnicas na criação de materiais, pois em qualquer renderizador com GI, os materiais são muito importantes, já que são eles que controlam como a luz vai se propagar pela cena.
E tudo isso é bom aprender do render padrão, que é muito mais rápido e fácil, ai quando chegar no Mental Ray vai precisar conhecer pelo menos os Shaders principais dele antes de começar, para poder tratar os materiais da forma que ele precisa, ai sim vai configurar as setagens de renderização.
Um usuário experiente, que já tenha essa base nos recursos padrões do 3ds max, leva cerca de um ano estudando um renderizador como esse para conseguir bons resultados com baixo tempo de renderização.
Não existe material disponível sobre Mental Ray, são raros os tutoriais dele, ainda mais para o 3ds max, pode ter certeza que aquele tutorial que tem na Três D1, foi o primeiro do mundo sobre o Mental Ray no 3ds max, pois escrevi na época do Max 3, quando saiu a conexão com o Mental Ray Stand Alone, e até hoje quase não se encontra tutoriais dele, nem no Max e nem em outros softs.
O melhor material está no Help do seu 3ds max, tem o Help dele e o Help dos Shaders, é um pouco técnico porque o Mental Ray foi desenvolvido para profissionais experientes nessa área.
O único material sobre ele que tem em português, são os artigos que venho escrevendo mensalmente para a revista Digital Designer.
O ideal era você conseguir as edições 68, 69 e 70 da Digital Designer, onde eu explico em detalhes toda a base para gerar GI no programa.
E veja como é cheio de minúcias, foram necessários 3 artigos de 4 páginas para explicar isso, que é apenas a base do renderizador.
Abraços