Não chega a aumentar tanto assim não. A não ser que o valore de Rays Per FG Point também esteja alto.
O problema de deixar o Initial FG Point Density em valores 0,1 ou 0,2 é que se perde muito em detalhes de sombreamento da cena. Uma coisa também importante é que esse detalhamento de sombreamento também depende da resolução de saída da cena renderizada. Creio que se tu renderizar em uma resolução que seja em Full HD ou acima acho que valores entre 0,5 e 1,0 é o suficiente.
Basicamente é mais ou menos assim que funciona as opções de Final Gather do mental ray:
Initial FG Point Density melhora na qualidade do sombreamento, mas ajuda pouco na questão de tirar certos tipos de manchas.
Ray Per Fg Point ajuda muito para tirar manchas, mas ajuda pouco na qualidade de sombreamento
Interpolate Over Num FG Point tu pode manter com valor padrão mesmo. Se diminuir seu valor irá melhorar nos detalhes de sombreamento, mas irá causar manchas e granulados. Se tu aumentar o seu valor... ...se eu fosse vc não faria isso. Deixe no valor padrão mesmo que evitará pequenos problemas (mesmo com o help dizendo para tu aumentar o seu valor caso necessário).