Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Cidral   Curitiba pr - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

Binari   Vitória - ES - ES
Rtrevelin   santo andré - sp
GaberLima   Jundiaí SP
Daniel Junior   Carazinho, RS - RS

Preço justo por esse trabalho

Por: aerorodrigo  

Em: 09/12/2015 12:29

Olá pessoal fiz esse trabalho há pouco tempo, e gostaria de ler a opinião de quem trabalha mesmo com isso, pra se sustentar.
Foram duas imagens ...essa e mais uma de uma vista lateral. Em alta resolução (A4) para impressão. Demorou bastante pra terminar o render. Cobrei R$500 no projeto todo com as 2 imgs, uma merreca na minha opinião...peguei porque falaram que teria mais trabalhos...mas eu disse que só daria pra fazer com um orçamento maior. Passei a cobrar o que acho mais justo. Eu cobraria pelo menos 1000 pelo projeto com 2 imagens...
Preço que está bem barato...
Me digam a opinião de vcs, por favor..
Depende da região e da cidade. Nos grandes centros pagam melhor. mas vc é quem deve estabelecer o valor do seu serviço, de acordo com a qualidade e experiência que tiver. Valor mínimo por imagem: R$ 800,00, podendo chegar ao triplo se for muito boa, profissa mesmo com pós, etc... Se as duas imagens forem de um mesmo ambiente, apenas angulos diferentes, até pode cobrar menos... A pós é muito importante tb.
Aqui na cidade onde moro não dá prá cobrar mais que R$ 600,00 pq não vai fechar... Por isso quase não pego cliente local. Precisa ter paciência, elaborar proposta com muito cuidado e clareza para não se ferrar na mão dos espertinhos.
Isso de preços ta ficando quase uma loteria ja kkkk eu só tenho uma cliente que faço 3D e algum outro esporadicamente, nao conseguiria competir com os valores praticados hoje.
bom, eu sou de São Paulo. Trabalho já tem muitos anos nessa profissão, e não quero prostituí-la, mas não fazia muito freela...como quiseram continuar pagando a mesma faixa de valores...dispensei.
Então, eu mesmo pra prédios fiz um ou 2 (e 1 foi só o model q fiz terceirizado, do prédio XDD), e cobrei 1000 e pagaram felizes, mas isso foi ano passado e dei realmente um talento ali (nos dois, q eram pro mesmo cliente))...(Edit: Correçâo - Pra esses 2 fiz o model, mas pro segundo fiz o model com todos os pontos de luz (com os models das luminarias e plafons, etc..))

(mas, pra vc ver, tem um \'estagiario\' ou coisa assim deles q faz uns models pessimos e renders ridiculos (na real depois troquei ideia e tal (numa questão social, pq eu sou um cara q anima muito as vernissages =DDD..) aí hj em dia eles fazem as pre-visualizações arquitetônicas com esse cara, q deu uma sorte no trampo caso curta um 3d e tal, etc... mas ví q era só um mano q mandaram ver como faz e etc e o cara nem se interessa pelo assunto... isso acontece... etc...)...

Dessa ultima vez q fiz coisa pra \'prédio\', só pra fazer o model, ganhei 800 reais.. e fiz só o model realmente, com um mapeamento trivial.. Mas foi o prédio inteiro e tal (fiz num só Editable Poly, \'sólido\' certinho de uma maneira q vc podia até mandar imprimir em impressora 3d (ou por um char de game pra andar dentro dele, etc..)..).. Vc tendo os desenhos arquitetônicos e uma base boa de modelagem poligonal vc faz isso numa boa.. Mas n é por isso q o valor vai baixar (Alias muito pelo contrario!!)... Eu fiz esse model numa noite, mas ganhei isso pq o cliente já era conhecido, e eu fiz o model realmente perfeito e completinho... Ah e, alem disso, principalmente, ganhei isso pq foi o q cobrei... Certamente q vai ter coisa q molecada pena pra fazer e eu faço rapido, ou coisa q eu mesmo peno pra fazer mas tem um cara q só de pensar já praticamente fez.. Mas isso é, certamente, devido aos anos e anos, às profundas meditações... à tantas e tantas vezes q o cara modelou e ficou olhando model e estudando mentalmente qual seria a melhor maneira (inclusive logisticamente ou seja, produzir mais rápido tbm..)..

Ou seja, mesmo se for \'facinho\' e tal, vc deve cobrar seu preço... É \'facinho\' pra vc pq vc DOMINA a parada.. Se eu ligar pro Micheal Jordan e falar q to fazendo um filminho e pedir pra ele vir pra uma quadra e dar uma \'enterrada\'... Pô.. Pro Micheal Jordan é muito facinho dar uma enterrada.. Mas pode ter certeza q n vai ser por causa dessa facilidade q ele vai cobrar 50 conto e tal né... Mas se a produção pagar ao \'Micheal Jordan\' (ele no caso é pra ocasião de comparação lúdica, etc..) o q ele se sentir confortável recebendo, com certeza na produção final vai aparecer uma enterrada ÉPICA... etc..

Então, vc deve sempre negociar o custo dos seus trampos, a nível de vc poder comer, curtir e fazer a manutenção periódica dos seus equipamentos... Se vc n cobrar esse custo, vc vai acabar parando de trabalhar com isso, e junto com vc milhares e milhares, e voltaremos à era-da-pedra da computação-grafica.. Não por mal desenvolvimento tecnológico, mas pelos próprios artistas cobrando, um contra o outro, preços cada vez mais baixos pra tentar \'pegar cliente\'.. Mas chega a um ponto q vc vai ter problema pra pagar a propria conta de luz q deixa o pc ligado pra mexer com 3d e tal... Então.. Vc TEM q cobrar, pra comer, pagar as contas, e se sentir feliz...

Inclusive por eu cobrar assim q eu n faço tanto trampo, mas faço alguns de fato.. e sempre faço de maneira Excelente (inclusive com \'suporte\' e tal, XD..)..

(E eu me considero barateiro pra caramba XDD... Mas pessoal me chama mais pra modelagem do q pra imagem completa e tal... etc.. XD... ainda bem q estudei muito modelagem poligonal heuhueuhe)

@edit: Pra ter uma base de renders arquitetonicos dá uma olhada nas cenas do pessoal daqui da 3d1, e tbm de sites como Archibase e tal :)... Pra ter uma medida autocrítica da sua qualidade de render tbm e tal, e na archibase vc pode baixar uma porrada de models gratis (inclusive uns meus e tal XD..) pra fazer cenas de render arquitetonico e tal...

@Edit:... Quanto ao q eu tinha falado, q vc se não cobrar o justo iria acabar parando de trampar com isso... Realmente, as pessoas TODAS tem muitas possibilidades e talentos.. No caso a gente treinou e estudou macetes de modelar e renderizar, etc... Mas, alem da gente conseguir suprir pra gente o \'necessário\',a gente as vezes tem também q \'encher o pote\'...

@Edit: Lembre-se sempre, que, Carpinteiro do Universo Inteiro és tú!.. =D

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138542

Últimos membros registrados: gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen, FairyFarmsHempGummies, NowSlimKapselnPreisde.

Usuário(s) on-line na última hora: 1081, sendo 4 membro(s) e 1077 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, Ronson, Frederico Wagner N. R., gustavovladson.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.