Oi José, tdo bem?
Abaixo segue a resposta do André, qualquer dúvida estamos a disposição.
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Oi, tudo bem?
Existem várias formas de associar objetos no 3ds max, o Link e o Attach são apenas duas delas.
O Link faz somente uma associação de PRS, ou seja, Position, Rotation e Scale, sendo assim, quando mover o objeto pai, aquele de onde partiu o Link, o objeto filho também se move, rotaciona ou escalona.
Mas se você mover o objeto filho, aquele que foi lincado no objeto pai, o objeto pai não se move, nem rotaciona e nem escalona.
Este sistema é mais utilizado em Rig, que é o nome dado ao processo para criar estruturas hierárquicas para animação, normalmente personagens e máquinas, pois quando você linca um objeto no outro está criando uma estrutura hierárquica como se fosse uma corrente, onde o membro anterior comanda os membros posteriores igual acontece no seu braço, por exemplo, porque se mover o braço, a mão e os dedos também mudam de posição, mas se mover apenas um dedo, a mão e o braço não precisam necessariamente mudar de posição.
Já o Attach realmente anexa a malha de dois ou mais objetos e elas passam a ser tratadas como apenas um objeto, mas ainda é possível acessar cada um dos objetos separadamente se acionar o Sub-Object Element do Editable Mesh ou Editable Poly, e pode desanexar os objetos utilizando o comando Detach do Editable Mesh ou Editable Poly.
Normalmente este sistema é mais utilizado em modelagem, pois um objeto pode ser composto de várias partes menores, mas ficaria chato trabalhar com todas elas separadas.
Uma alternativa para este procedimento do Attach é o Group, que também une vários objetos para serem tratados como apenas um, o Group fica no menu Group na barra superior do 3ds max, dentro dele tem várias outras operações que você pode utilizar com grupos, por exemplo, abrir o grupo para acessar os objetos individualmente, anexar novos objetos no grupo ou desanexar os objetos do grupo.
Este sistema é mais utilizado no gerenciamento da cena para facilitar a manipulação dos objetos, por exemplo, se tiver uma mesa com várias cadeiras, pratos e copos, não é prático anexar tudo no mesmo objeto com o Attach, é mais prático agrupar para poder mover a mesa com todas as cadeiras, pratos e copos de uma só vez, mas ainda mantendo um acesso fácil e rápido a qualquer objeto do grupo.
Ainda existem várias outras formas de relacionar objetos, por exemplo os Layers, que são similares ao sistema do AutoCAD e você pode manter cada tipo de objeto num Layer diferente para ligá-los e desligá-los da cena facilmente, outra ferramenta são os Constraints, normalmente utilizados em animação para lincar determinadas propriedades de dois objetos, por exemplo, lincar apenas a posição sem incluir também a rotação e escala como acontece com o Link comum ou então anexar um objeto numa determinada face de outro objeto.
Se ainda restou alguma dúvida sobre isso é só falar.
Abraços e tudo de bom.