Resposta do André Evaldo.
------------------------
Oi, tudo bem?
A jogada da Autodesk foi muito estranha, porque a renderização por CPU está morrendo e todo mundo sabe disso, então, em teoria era de se esperar que eles investissem num renderizador por GPU.
Trocar o Mental Ray pelo Arnold parece quase que trocar seis por meia dúzia, seria o mesmo que trocar pelo V-Ray ou por qualquer outro bom renderizador por CPU, as únicas vantagens do Arnold neste sentido são a capacidade de trabalhar com cenas gigantescas e a velocidade.
Agora, olhando pelo lado da Autodesk, ela para de pagar licenciamento do Mental Ray e do Iray para a Nvidia pelo Maya e pelo Max, deve ser uma grande economia, ainda passam a oferecer o renderizador mais conceituado da atualidade para os usuários e cobrando por isso, pois o Arnold vem integrado no programa, mas com marca d\'água e tem que comprar a licença dele separado para retirar a marca d\'água.
Ou seja, quem quiser produzir imagens com os renderizadores de alto nível como Mental Ray, V-Ray ou Arnold terão que pagar, não vai ter mais o Mental Ray e o Iray \"de graça\" dentro do 3ds max como foi até agora, quem quiser continuar usando terá que comprar o Plug-in na Nvidia como já está acontecendo com o Maya 2017.
A Autodesk deu uma paulada forte no Mental Ray e no V-Ray, porque a penetração do Arnold integrado nestes programas será imensa e certamente vai atrair muitos usuários destes outros renderizadores.
Mas eu não acho que é boa idéia migrar para outro renderizador por CPU, porque a experiência com um renderizador faz toda a diferença e leva um bom tempo para adquirir, não só no resultado como no tempo de renderização, depende de anos de uso para aprender os macetes e não vale a pena trocar seis por meia dúzia.
Se for para aprender outro renderizador, o ideal é escolher um renderizador por GPU, que certamente é o futuro da renderização, mas é bom escolher entre os principais, entre os que têm mais chance de continuar na briga por muito tempo, pois vários vão ficar pelo caminho como aconteceu durante a briga dos renderizadores por CPU, ninguém lembra mais do Final Render ou Brazil Render.
Creio que os mais bem preparados para o 3ds max são o Octane, Iray e V-Ray RT, nesta ordem.
Ainda tem os renderizadores das Engines de Games como o Enlighten na Unity e o Lightmass/LPV na Unreal, no meu ponto de vista vale muito mais a pena uma pessoa que trabalha com maquete se dedicar aos estudos da Unreal ou Unity em vez de aprender outro renderizador por CPU para fazer a mesma coisa da mesma forma que já faz com o renderizador que domina há anos.
Abração e tudo de bom.