Pensamentos sobre tempo de render Mental Ray vs V-Ray

Por: Luiz  

Em: 20/09/2016 08:35

Depois de 10 anos usando Mental Ray, resolvi fazer um curso sobre V-Ray. O bom de fazer um curso, é que realmente você entende todos os parâmetros, não fica amarado em apenas seguir configurações predefinidas que se possa achar em algum lugar.
O comentário que mais ouvi foi sobre o tempo de render, onde no V-Ray seria muito mais rápido, porem tenho algumas observações. O V-ray se torna mais rápido por tem uma maior flexibilidade de configurações, onde digamos assim, você vai configurar o seu render baseado no tempo que você tem disponível para a renderização, se o prazo esta apertado, você configura de certa forma, onde sera gerado uma otina imagem, baseado no tempo que você tem. Agora desconsidere o tempo e simplesmente renderize uma imagem no V-ray com ZERO de noise, com a mesma qualidade do Mental Ray, sabe o que acontece?! Vai demorar um absurdo, igual ao Mental Ray.
Ainda não cheguei na minha configuração ideal, onde eu tenha um bom render com um tempo razoável, no Mental ray eu tinha noção da demora e tinha certeza que ia sair uma imagem com qualidade.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
kara voce esta equivocada, usei mr uns 7 anos e depois de um tempo com o Vray resolvi fazer alguns testes, no Vray meus testes com vegatação em baixa resolução estavam entre 40 segundos a 1 min e 30 segundo (Evermontio + grama com florest pack) no Mentalray passava de 20min a mesma cena, ai ajuste mellhor qualidade no vray nao passou de 7min ja o mr desisiti...

Veja essa imagem que fiz no Vray em 24min, nao ha noise na cena...

Imagem
Uma dica sobre o Vray usa a versao 3.4.01. e quanto ao noise do Vray, usa a opção de Denoiser e sua cena saira limpinha igual obra nova recem pintada rs
Eu não ia dizer nada para não levantar discussão sobre o que é melhor ou não, mas uma coisa eu sei vray é bem mais rápido e nem tem comparação o quanto mais rápido é, até em brute force bate o Mental, e já nem falo dessa versão nova com denoise que ai então é para humilhar.
Para que não restem dúvidas fui utilizador do mental 7 anos e ainda fico nostálgico quando vejo gente trabalhando com ele, mas sempre que penso nos tempos de render esqueço logo a vontade de fazer um trabalho nele eheh, só de pensar que cheguei a esperar mais de 10 horas para ter um interior cheio de luzes e materiais com baixo gloss e agora faço o mesmo em render com mais do triplo do tamanho em menos de 2 horas.
Neste momento o único sem ser render GPU que se compara com o vray é o Corona que tem até sido mais rápido em lançar novidades importantes, acho até que o vray anda um pouco atrás do que aparece no Corona.

Conforme o curso vai passando, e meu conhecimento vai aumentando sobre V-Ray, tudo indica que mudarei de opinião em breve. :)
Vai ver que sim Luiz, já não tem volta para trás eheh
Será que o meu recomeço com 3ds Max terá que ser com o V-Ray?
Desconsidere a imensa bobagem que falei no inicio do post, V-Ray é infinitamente mais rápido que Mental Ray...kkkkkkkkkkkkkkkk
Luiz ja chegou a testar o Denoiser??
Será que o meu recomeço com 3ds Max terá que ser com o V-Ray?

Complicado né? eu tentei 2x aprender a Vray e desisti ai na terceira vez resolvi aprender por conta sem muitos tutorias ai deu certo, na net tem cada gambiara com o render que faz tu desaprender ate o que tu nao sabe rs, mais um kara que tem ótimas dicas é o Adan Martin e vale tanto pra o Vray quanto pra o Corona. melhorei muito com as dicas dele,

Garanto que quanto tu comecar a usar o Vray ou Corona nao conseguira mesmo volta ao mr

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716978.

Total de membros registrados: 143009

Últimos membros registrados: ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy, TruvoraME.

Usuário(s) on-line na última hora: 570

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.