Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Shal   São Paulo
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Gabriel   Itapema - SC - SC
tiagoschuch   florianopolis - SC

Portfólios Ver Mais

Alcione Almeida   Goiânia Goiás Brasil - GO
junifor   Concordia SC
AdrianoAR3   São Paulo - AC

Espelho mais claro

Por: vanderabelo  

Em: 23/11/2016 12:31

Use um material composto do tipo aditivo pra tornar mais forte o claro da reflexão.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Material aditivo? Da um exemplo...
Material composto do tipo aditivo, vc pode fazer com o shellac, q só faz isso mesmo, ou com materiais compostos mais recentes, como o vrayBlend..

(Um material composto do tipo \'aditivo\' vai \"compor\" o material por \'adição\', assim como, no Photoshop, se chama um blend tipo \"screen\" de \"aditivo\".. ele pega o claro e quase q ignora o escuro, pra clarear a composição.. etc..)


@edit: Exemplo rapido com um material basico de \'espelho\' no vray, e um com Shellac usando o mesmo material copiado... Dá pra fazer com o material do Vray mesmo tbm é basicamente a mesma coisa, o Shellac é um material mais antigo e mais simples apenas.. Mas caso fique com artefatos usa o VrayBlend mesmo... Q o Shellac no Vray causa mesmo uns efeitos especiais (tipo ele pode causar um \'halo\' q nem sabre de luz ou \'neon\' dependendo de como vc usa ele com o V-ray..)..

Vê aí q apenas a reflexão ficou mais clara, n sei se é isso q vc queria e tal...


@edit: Vi q vc usa o mentalray XD... peor q nem salvei.. vou ver se tem no autosave e tento com mr..

@edit2: O principio é o mesmo no mr.. usei a mesma cena só troquei por materiais do mr.. pro espelho usei o \'autodesk mirror\' (como n manjo de mr isso me pareceu conveniente) e usei ele copiadão mesmo num shellac... Evidente q se vc tiver um material melhor pra combinar (q esse eu só peguei o autodesk mirror e pus), ou usa o seu (material q vc criou já) em combinação com esse num shellac pra realçar o reflexo do seu...

Eu fiz no mr e o resultado foi idêntico, fui por as imagens aqui mas dava uma mensagem dizendo q n era uma imagem valida.. mas enfim.. é igual ao teste das imagens aí...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Cara qualquer un destes resultados me atenderia, a preparação do material seria esta?
É tipo assim o shellac (ou o material \'composto do tipo aditivo\' em geral)..:

\"Shellac\" quer dizer \"laca\" (é o verniz mais fino e chique, q se usa desde a antiguidade, tradicionalmente \"a resina\" q passam nos violões e outros instrumentos musicais é a laca), imagina q vc tem um material de madeira, mas ele n é tão lustroso o quanto vc gostaria.. aí então vc usaria esse shellac da maneira mais literal mesmo, o material de madeira sendo a base, e um material bem brilhante como \'laca\'(shellac), e então muito provável q teria a madeira envernizada e tal..

Mas alem desse uso mais evidente (até pelo nome) de envernizar as coisas, dá pra usar pra causar \'efeitos especiais\', como o q vc quer.. Por exemplo se vc tem um tipo de reflexão num material e outro tipo de reflexão no outro, vai poder obter (com o shellac ou outro material composto) um material q combina, sobrepondo de maneira aditiva, os dois tipos de reflexo, tornando a reflexão bem mais brilhante...

No caso lá foi o mesmo, primeiramente, o material mais brilhante deve ficar como \'shellac\' e não como \'base\'.. Mas, no q eu fiz ali em cima, os dois (base e shellac) são o mesmo autodesk mirror (cliquei e arrastei pra copiar mesmo), e o blend tá em 100% mesmo... Ou seja ele iria adicionar ele mesmo ao claro do material... etc..

Mas eu não tava usando GI então talvez vc n chegue a precisar de 100% de blend... E esse tipo de material pode afetar caustics mas é só coisa de regulagem mesmo...


@edit: Vc pode também usar aquele seu material antigo como \'base\' e um autodesk mirror como \'shellac\', ir subindo o blend aos poucos e vendo como fica mais adequado..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
...estou fazendo teste de suas dicas mas ainda não chegeui a um bom resultado, não consigo burlar o efeito do ambiente sobre o espelho....
Veja o que consegui ate agora.....
Fiz ai um teste com uma hdri ,usei uma de exterior mesmo e dei uns toques no photoshop. Veja se é isso que procura.
É então, devia ter ficado assim q nem essa ultima imagem (peor q pra mim já fica praticamente assim com o material \'comum\' de espelho xd..)..

(acho q se vc (Vander) tivesse usando o material completamente reflexivo, n devia estar dando sombra... materiais reflexivos quase nunca dão sombra, se vc quer fazer um espelho e no seu material de espelho tá dando sombra, quer dizer q tem coisa errada na base mesmo do material... Tenta usar o Autodesk Mirror sozinho pra ver como fica...)

Vc disse q \'n dava pra burlar o efeito do ambiente no espelho\'... o q vc pode fazer é, por exemplo, deixar uma quasi-esfera branca ao redor do objeto e englobando às luzes, e então deixar essa esfera não-visível no render... então o \'ambiente\' (embora q n seja visível no render (mas ainda assim afetando questões como GI, etc..)) vai ser todo brancão tbm...

Eu n mexo em Mental Ray, mas será q tem questões (q nem no Vray e outros) de \'camera\' e tal? Q por exemplo um material completamente reflexivo ficar assim é estranho mesmo...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Fernando Cunha
Sim isso mesmo, preciso adaptar esta config em minha cena, veja a cena
https://1drv.ms/u/s!Aq7YSgqA9IQTgrZtCEzcqXUpc8UXLA


Uso Max 2017-SP3 com Mentalray.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707762.

Total de membros registrados: 135349

Últimos membros registrados: Luffe22, lemos1504, Cerioli, diego henrique, mcarval, Giovanni Avanzo, santos3231, Danielblackse.

Usuário(s) on-line na última hora: 410, sendo 23 membro(s) e 387 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, Adalberto Rocha, Celso Borttoloto, Sergio1987, slavazarkeov, cristianofigueredo, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, CAROLINEMULLER, Vladis, Geraldo Nunes, Victor Mendonça, nandao, Archiviz, Baldo, JMDesign, magster, Fabio Catelleno, mbranco, cretz, new, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.