Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Leandro Mendonça   Curitiba PR - PR
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

VisualArts3D   facebook.com/vsarts - AC
Valmor   Blumenau-SC - SC
Nego7   Teresópolis,rj - RJ

Espelho mais claro

Por: vanderabelo  

Em: 23/11/2016 12:31

Use um material composto do tipo aditivo pra tornar mais forte o claro da reflexão.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Material aditivo? Da um exemplo...
Material composto do tipo aditivo, vc pode fazer com o shellac, q só faz isso mesmo, ou com materiais compostos mais recentes, como o vrayBlend..

(Um material composto do tipo \'aditivo\' vai \"compor\" o material por \'adição\', assim como, no Photoshop, se chama um blend tipo \"screen\" de \"aditivo\".. ele pega o claro e quase q ignora o escuro, pra clarear a composição.. etc..)

@edit: Exemplo rapido com um material basico de \'espelho\' no vray, e um com Shellac usando o mesmo material copiado... Dá pra fazer com o material do Vray mesmo tbm é basicamente a mesma coisa, o Shellac é um material mais antigo e mais simples apenas.. Mas caso fique com artefatos usa o VrayBlend mesmo... Q o Shellac no Vray causa mesmo uns efeitos especiais (tipo ele pode causar um \'halo\' q nem sabre de luz ou \'neon\' dependendo de como vc usa ele com o V-ray..)..

Vê aí q apenas a reflexão ficou mais clara, n sei se é isso q vc queria e tal...

@edit: Vi q vc usa o mentalray XD... peor q nem salvei.. vou ver se tem no autosave e tento com mr..

@edit2: O principio é o mesmo no mr.. usei a mesma cena só troquei por materiais do mr.. pro espelho usei o \'autodesk mirror\' (como n manjo de mr isso me pareceu conveniente) e usei ele copiadão mesmo num shellac... Evidente q se vc tiver um material melhor pra combinar (q esse eu só peguei o autodesk mirror e pus), ou usa o seu (material q vc criou já) em combinação com esse num shellac pra realçar o reflexo do seu...

Eu fiz no mr e o resultado foi idêntico, fui por as imagens aqui mas dava uma mensagem dizendo q n era uma imagem valida.. mas enfim.. é igual ao teste das imagens aí...
Cara qualquer un destes resultados me atenderia, a preparação do material seria esta?
É tipo assim o shellac (ou o material \'composto do tipo aditivo\' em geral)..:

\"Shellac\" quer dizer \"laca\" (é o verniz mais fino e chique, q se usa desde a antiguidade, tradicionalmente \"a resina\" q passam nos violões e outros instrumentos musicais é a laca), imagina q vc tem um material de madeira, mas ele n é tão lustroso o quanto vc gostaria.. aí então vc usaria esse shellac da maneira mais literal mesmo, o material de madeira sendo a base, e um material bem brilhante como \'laca\'(shellac), e então muito provável q teria a madeira envernizada e tal..

Mas alem desse uso mais evidente (até pelo nome) de envernizar as coisas, dá pra usar pra causar \'efeitos especiais\', como o q vc quer.. Por exemplo se vc tem um tipo de reflexão num material e outro tipo de reflexão no outro, vai poder obter (com o shellac ou outro material composto) um material q combina, sobrepondo de maneira aditiva, os dois tipos de reflexo, tornando a reflexão bem mais brilhante...

No caso lá foi o mesmo, primeiramente, o material mais brilhante deve ficar como \'shellac\' e não como \'base\'.. Mas, no q eu fiz ali em cima, os dois (base e shellac) são o mesmo autodesk mirror (cliquei e arrastei pra copiar mesmo), e o blend tá em 100% mesmo... Ou seja ele iria adicionar ele mesmo ao claro do material... etc..

Mas eu não tava usando GI então talvez vc n chegue a precisar de 100% de blend... E esse tipo de material pode afetar caustics mas é só coisa de regulagem mesmo...

@edit: Vc pode também usar aquele seu material antigo como \'base\' e um autodesk mirror como \'shellac\', ir subindo o blend aos poucos e vendo como fica mais adequado..
...estou fazendo teste de suas dicas mas ainda não chegeui a um bom resultado, não consigo burlar o efeito do ambiente sobre o espelho....
Veja o que consegui ate agora.....
Fiz ai um teste com uma hdri ,usei uma de exterior mesmo e dei uns toques no photoshop. Veja se é isso que procura.
É então, devia ter ficado assim q nem essa ultima imagem (peor q pra mim já fica praticamente assim com o material \'comum\' de espelho xd..)..

(acho q se vc (Vander) tivesse usando o material completamente reflexivo, n devia estar dando sombra... materiais reflexivos quase nunca dão sombra, se vc quer fazer um espelho e no seu material de espelho tá dando sombra, quer dizer q tem coisa errada na base mesmo do material... Tenta usar o Autodesk Mirror sozinho pra ver como fica...)

Vc disse q \'n dava pra burlar o efeito do ambiente no espelho\'... o q vc pode fazer é, por exemplo, deixar uma quasi-esfera branca ao redor do objeto e englobando às luzes, e então deixar essa esfera não-visível no render... então o \'ambiente\' (embora q n seja visível no render (mas ainda assim afetando questões como GI, etc..)) vai ser todo brancão tbm...

Eu n mexo em Mental Ray, mas será q tem questões (q nem no Vray e outros) de \'camera\' e tal? Q por exemplo um material completamente reflexivo ficar assim é estranho mesmo...
Fernando Cunha
Sim isso mesmo, preciso adaptar esta config em minha cena, veja a cena
https://1drv.ms/u/s!Aq7YSgqA9IQTgrZtCEzcqXUpc8UXLA

Uso Max 2017-SP3 com Mentalray.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711056.

Total de membros registrados: 138530

Últimos membros registrados: Jardsonl, Gebio, MARCELO1977, breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11.

Usuário(s) on-line na última hora: 1092, sendo 2 membro(s) e 1090 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Jardsonl, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.