Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Colli   Maringá - AC
Millow   São Paulo - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
EvandroGP   Paraná - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

georgeluisnunes   Rio de Janeiro - AC
Tiruleysi   Rio de Janeiro - RJ
3dmarco   Blumenau - SC
Felipe   São Paulo - SP

Brilho

Por: vanderabelo  

Em: 21/12/2016 08:42

Pessoal
Preciso dar mais brilho a este tampo, lembrando que preciso de brilho somente para o tampo o restante da cena esta tudo ok, já adicionei uma HDR no Environment do material e não resolveu, veja a imagem
Oi Vander, tdo bem?

Abaixo segue a resposta do André.

---------------

Oi, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, estou colocando os emails em dia depois das férias de final de ano.

O reflexo no objeto depende do ângulo entre a câmera, o objeto que reflete e o objeto refletor, quando o objeto é redondo ele reflete facilmente o entorno, mas quando é plano precisa posicionar estes três elementos com precisão para o reflexo aparecer, formando um ângulo de aproximadamente 90 graus entre eles, sendo o vértice do ângulo o objeto que reflete, no seu caso a mesa.
Tem até Scripts para alinhar luzes com um objeto para o reflexo aparecer onde você deseja.

Olhando a imagem HDR que está usando de fundo, vejo que as luzes estão nas lateriais, então, não vai refletir nunca nesta posição, a não ser que você baixe a câmra ficando quase na altura da mesa para ver a superfície dela quase que paralelamente, assim, pode ser que os reflexos apareçam.
As luzes teriam que estar no teto, acima da mesa para o reflexo aparecer.

Se você colocar uma esfera cromada em cima da mesa verá que vai formar o reflexo normalmente em volta dela, se isso não acontecer também tem problemas na configuração da HDRI.

Eu sugiro que você crie Planes, aplique um material Arch&Design habilitando o Self-Illumination e ajustando o valor do Physical Units até o reflexo ficar na intensidade que deseja.
Não habilite a opção Illuminates the Scenes que já vem desabilitada por padrão no Self-Illumination, este material será usado apenas para refletir.
Posicione os Planes acima da mesa até aparecer o reflexo, você pode usar o Mental Ray no Active Shade a partir do 3ds max 2015, assim fica fácil ajustar, pois verá o resultado imediatamente com renderização progressiva na Viewport.

Abraços e tudo de bom.
Vc pode fazer mil coisas no seu ambiente, pra clarear uma coisa q tá nesse ambiente... Isso a gente viu numa outra pergunta sua e tal... E inclusive a gente praticamente extinguiu as maneiras (eu e os q responderam antes) de fazer isso aí na primeira-imagem (diretão do render)..

Mas caso seja ainda mais não-realístico e tal (embora dê mesmo pra causar um efeito bonito e tal etc..), no sentido daquela mesa brilhar e o resto estar escurão, etc... Acho q o ideal e mais pratico seria vc fazer uns elementos separados (vc pode fazer só a cena externa num render legal, e então usar os models dela pra causar um matte-reflection e tal coisa assim..) e então combinar com os elementos separados no PS ou seu programa de imagens favorito...

(ou renderizar separadamente o espelho, num ambiente BEM mais claro (n sei pq c n consegue obter esse efeito de espelho... As vezes a gente têm essas coisas... outro dia mesmo ensinei um amigo a fazer um \'trilho de tanke\' (aquela esteira do tanque sabe... os tanques de guerra e tal... ele tava tentando fazer todo um esquema complexo e quebrado com bones, e eu ensinei a fazer com \'mesh (path) deform\' e tal... Aí falei pra ele sentar q eu ia mostrar pra ele.. falei assim \"quiném no vídeo\" =D...


(tem q modelar modelando... tem q animar, animando...tem q renderizar curtindo... =3..)


Vou te propor um \'exercício psicológico\' e vc vê se dá certo =D... Renderiza separadamente cada coisa, e renderiza da maneira mais bonita q vc achar (renderiza em png ou transparencia pra dar pra compor).. E então compõe relaxadamente (curtindo sabe.. e \"numa boa\", e deixando o q vc considera o mais bonito)... Talvez seja mais fácil q gerir materiais ruins e tal... talvez... Isso é uma sugestão só... n sei pq c n ta conseguindo fazer esse \'espelho\'... xd..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Boa noite
Elis obrigado por levar esta minha dúvida ao André...
André, obrigado mais uma vez por nos ajudar..., Como vc disse a iluminação não esta ajudando muito, fiz teste como vc surgeriu, seria este o resultado?


ScreamingFox
Estou liagdo nas suas dicas, talvez isso seria solução...
Oi Vander, tdo bem?

Envia o arquivo pra mim, [email protected]

Att, Elis
Oi Elis, tudo e vc?
Arquivo enviado, obrigado!!!!
Oi Vander.

Abaixo segue a resposta do André, arquivo em anexo.

--------------------

Oi, tudo bem?

Está quase lá, mas pode ser que fique melhor usando apenas um Plane, bem comprido e relativamente fino, para criar um reflexo só percorrendo o centro da mesa, como se fosse uma faixa inclinada no meio, pois se pegar em tudo ficará tudo branco, veja a imagem que estou enviando em anexo.

Como o reflexo é criado por um material e não por uma luz, você pode ajustar o nível do brilho sem interferir na iluminação da cena, porém, é importante que a iluminação da cena seja configurada de forma que este Plane reflexivo não pareça falso, que ele não pareça ser a fonte principal da iluminação, porque ele não gera luz.

Uma ótima técnica para iluminação de estúdio é criar 3 luzes, sendo uma pequena e forte para servir como iluminação principal, normalmente fica do lado direito ou do lado esquerdo da câmera, nunca na frente ou atrás, esta luz é chamada de Key Light.
A segunda luz é chamada de Fill Light e serve para preencher a parte em sombra criada pela primeira luz, portanto, ela precisa estar do outro lado da câmera em relação a primeira luz, se a primeira luz estiver do lado direito da câmera, a segunda luz estará do lado esquerdo. Ela é uma luz maior e mais fraca que a primeira.
A última luz é chamada de Back Light e fica atrás do objeto, ou seja, na frente da câmera olhando por cima, como mostra a imagem em anexo, ela é uma luz bem grande e com intensidade média, similar a da segunda luz, serve para iluminar a silhueta do objeto.
Todas as 3 luzes apontam para o centro do foco da câmera onde estará o objeto, o centro do estúdio.

O tamanho da luz define a suavidade da sombra, sombra é feio em estúdio e o objetivo é que apareça apenas uma sombra e bem suave, então, a Key Light cria a sombra principal, mais definida, por isso é menor, a Fill Light suaviza a sombra da Key Light tentando não criar outra sombra definida em cima, por isso ela é bem maior, já a Back Light é a maior de todas para produzir uma sombra bem borrada, suavizando as outras sem ser percebida.

Além destas 3 luzes você pode colocar quantas outras quiser para ajustar o estúdio conforme a sua necessidade, por exemplo o fundo, não fica bonito se ele estiver em sombra, então, pode criar uma ou mais luzes para iluminar o fundo.

O que chamamos de fundo na realidade, em um estúdio de TV, é chamado ciclorama, é uma estrutura redonda de madeira em forma de L, mas tem uma curva suave no encontro entre o piso e a parede, isso é importante para a iluminação fazer uma transição suave entre o piso e a parede sem mostrar uma linha muito definida.

Em anexo estou enviando um estúdio com estas configurações para você estudar, também pode usar para renderizar o que você quiser.

No meu arquivo vai notar que em cima de cada luz tem um Plane lincado nela, então, você deve mover e girar apenas as luzes, pois os Planes vão acompanhar.
Como te expliquei, em 3D as luzes apenas iluminam, elas não refletem, na verdade se quiser pode fazer a luz refletir, mas fica ruim, então, usamos o Plane com material Self-Illumination para refletir a fonte de luz, caso contrário, em objetos arredondados ficaria irreal, já que vai notar a iluminação forte vindo daquela direção, mas a fonte da luz não reflete no objeto.

O Plane que foi criado somente para fazer o reflexo da mesa está em vermelho na cena 3D, veja a posição que tive que colocá-lo e o tamanho para poder refletir corretamente no meio da mesa.

Outro detalhe importante é na texturização, para criar os detalhes mais finos de sombreamento sem precisar gastar muito tempo de Render, devemos habilitar o Ambient Occlusion nos materiais, que fica no menu Special Effects do Arch&Design.
Note os efeitos de Caustics no piso próximos das áreas do pé da mesa que refletem bastante luz, é uma simulação do AO, verifique as configurações do material cromado que está no Material Editor.
Logo abaixo do AO tem o Round Corners, que arredonda os cantos dos objetos na renderização ajudando no relismo, pois raramente uma quina é perfeitamente afiada nos objetos reais.
Veja o modelo da mesa que está no estúdio, a geometria dela não tem o arredondamento que aparece na imagem renderizada, foi o Round Corners, o mesmo vale para o pé da mesa.

Ainda tem uma imagem HDR no Environment para que as áreas escuras na reflexão não fiquem completamente pretas, você pode aumentar a intensidade dela se quiser tornar seu reflexo mais visível nos objetos.

Estude bem o arquivo e qualquer dúvida que tiver nas configurações é só falar.
Foi gravado no Max 2014.

Arquivo

Abração e tudo de bom.
Obrigado Elis...

André
Obrigodo pela atenção e pelas dicas.
Não sei se você viu meu arquivo, nele tem apenas uma luz para iluminar o ambiente, sendo assim diante das suas explicações fica difícil eu ter reflexos e detalhes com tão pouca luz...

Qual seria valores ideais a serem colocados no Special Effects? Utilizo centimetro nas unidade de medidsa.

O Round Corners sempre usei ele com o material \"Autodesk Harwood\" e sinceramente não sabia que tinha esta opção no Arch&Design [;)][;)][;)][;)],

Eu não consegui baixar o arquivo...Ele foi gravado no Max 2014, consigo abri-lo no Max 2017?

Abraço!!!!

Vai conseguir abrir Vander, deu alguma mensagem quando tentou baixar?
Bom dia Elis
veja...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707721.

Total de membros registrados: 135323

Últimos membros registrados: [email protected], vsanbrva, pmmng, unaarq, kene1981, leticiabarros, alexjohnson, Rickertjohnse.

Usuário(s) on-line na última hora: 555, sendo 24 membro(s) e 531 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, Willmitnick, Vladis, Victor Mendonça, Geraldo Nunes, deathstars, rmagaton, Roberto Movanni, Duda, magster, Hot, [email protected], rodolfosantos3d, Paulo Rodrigues Lima, Le_Andro, Fabio Catelleno, Reinaldo Silva, Osvaldo Arquiteto, Thiago Couto, Celso Borttoloto, Lucas Reis, JMDesign, gago, Andre Vieira.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.