Oi Vander.
Abaixo segue a resposta do André, arquivo em anexo.
--------------------
Oi, tudo bem?
Está quase lá, mas pode ser que fique melhor usando apenas um Plane, bem comprido e relativamente fino, para criar um reflexo só percorrendo o centro da mesa, como se fosse uma faixa inclinada no meio, pois se pegar em tudo ficará tudo branco, veja a imagem que estou enviando em anexo.
Como o reflexo é criado por um material e não por uma luz, você pode ajustar o nível do brilho sem interferir na iluminação da cena, porém, é importante que a iluminação da cena seja configurada de forma que este Plane reflexivo não pareça falso, que ele não pareça ser a fonte principal da iluminação, porque ele não gera luz.
Uma ótima técnica para iluminação de estúdio é criar 3 luzes, sendo uma pequena e forte para servir como iluminação principal, normalmente fica do lado direito ou do lado esquerdo da câmera, nunca na frente ou atrás, esta luz é chamada de Key Light.
A segunda luz é chamada de Fill Light e serve para preencher a parte em sombra criada pela primeira luz, portanto, ela precisa estar do outro lado da câmera em relação a primeira luz, se a primeira luz estiver do lado direito da câmera, a segunda luz estará do lado esquerdo. Ela é uma luz maior e mais fraca que a primeira.
A última luz é chamada de Back Light e fica atrás do objeto, ou seja, na frente da câmera olhando por cima, como mostra a imagem em anexo, ela é uma luz bem grande e com intensidade média, similar a da segunda luz, serve para iluminar a silhueta do objeto.
Todas as 3 luzes apontam para o centro do foco da câmera onde estará o objeto, o centro do estúdio.
O tamanho da luz define a suavidade da sombra, sombra é feio em estúdio e o objetivo é que apareça apenas uma sombra e bem suave, então, a Key Light cria a sombra principal, mais definida, por isso é menor, a Fill Light suaviza a sombra da Key Light tentando não criar outra sombra definida em cima, por isso ela é bem maior, já a Back Light é a maior de todas para produzir uma sombra bem borrada, suavizando as outras sem ser percebida.
Além destas 3 luzes você pode colocar quantas outras quiser para ajustar o estúdio conforme a sua necessidade, por exemplo o fundo, não fica bonito se ele estiver em sombra, então, pode criar uma ou mais luzes para iluminar o fundo.
O que chamamos de fundo na realidade, em um estúdio de TV, é chamado ciclorama, é uma estrutura redonda de madeira em forma de L, mas tem uma curva suave no encontro entre o piso e a parede, isso é importante para a iluminação fazer uma transição suave entre o piso e a parede sem mostrar uma linha muito definida.
Em anexo estou enviando um estúdio com estas configurações para você estudar, também pode usar para renderizar o que você quiser.
No meu arquivo vai notar que em cima de cada luz tem um Plane lincado nela, então, você deve mover e girar apenas as luzes, pois os Planes vão acompanhar.
Como te expliquei, em 3D as luzes apenas iluminam, elas não refletem, na verdade se quiser pode fazer a luz refletir, mas fica ruim, então, usamos o Plane com material Self-Illumination para refletir a fonte de luz, caso contrário, em objetos arredondados ficaria irreal, já que vai notar a iluminação forte vindo daquela direção, mas a fonte da luz não reflete no objeto.
O Plane que foi criado somente para fazer o reflexo da mesa está em vermelho na cena 3D, veja a posição que tive que colocá-lo e o tamanho para poder refletir corretamente no meio da mesa.
Outro detalhe importante é na texturização, para criar os detalhes mais finos de sombreamento sem precisar gastar muito tempo de Render, devemos habilitar o Ambient Occlusion nos materiais, que fica no menu Special Effects do Arch&Design.
Note os efeitos de Caustics no piso próximos das áreas do pé da mesa que refletem bastante luz, é uma simulação do AO, verifique as configurações do material cromado que está no Material Editor.
Logo abaixo do AO tem o Round Corners, que arredonda os cantos dos objetos na renderização ajudando no relismo, pois raramente uma quina é perfeitamente afiada nos objetos reais.
Veja o modelo da mesa que está no estúdio, a geometria dela não tem o arredondamento que aparece na imagem renderizada, foi o Round Corners, o mesmo vale para o pé da mesa.
Ainda tem uma imagem HDR no Environment para que as áreas escuras na reflexão não fiquem completamente pretas, você pode aumentar a intensidade dela se quiser tornar seu reflexo mais visível nos objetos.
Estude bem o arquivo e qualquer dúvida que tiver nas configurações é só falar.
Foi gravado no Max 2014.
ArquivoAbração e tudo de bom.