Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
arq.andreis   caxias - AC
Shal   São Paulo
Weverson M   Guarapari - ES
rlmangili   dois corregos - SP

Portfólios Ver Mais

Neto   Campina Grande - PB
Pavanijjb   Rio Verde Goiás - GO
Fernando Progetti   Arapongas,PR - PR
vanderabelo   Barsil - MG

Quest?o de alinhamento

Por: 3dimensional  

Em: 13/04/2005 12:03

Olá amigos, em especial André. Tenho uma dúvida. Estou usando um script de criar janelas (ou portas) no meu max 5.1 que peguei na pág. da 3d1 mesmo. (acho que é o único que tem lá) Se quero criar um puxador ou maçaneta para uma porta por exemplo, quando a mesma se abre a maçaneta fica no mesmo lugar, então gostaria de saber se tem como alinhar o objeto com a porta de jeito que quando eu mexer no modificador de abertura da porta e ela se abrir a maçaneta a acompanhe. Valeu a todos! P4z!
De perto ninguém é normal...
tem muitas formas de fazer isso, por exemplo, uma solução seria criar agrupar a porta com a maçaneta e reajustar o pivot para o lugar onde é a dobradiça da porta. outra solução que nao exige ajuste do pivot seria vc usar o select and link, para linkar a maçaneta na porta, nesta ordem, assim a maçaneta vai seguir qq tipo de movimentação da porta, e tb rotação e escala. é uma espécie de constraint. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
da um atach na porta com a maçaneta :-P o mais certo seria linkar msmo
Amigos Oq vcs sugeriram, nao funciona pq a porta é um objeto paramétrico gerado por script. Eu nao abro a porta rotacionando-a e sim alterando um modificador "OPEN %" do objeto entederam? De qualquer jeito obrigado pelas sugestoes. Se mais alguem souber algo. Valeu!
De perto ninguém é normal...
Oi 3dimensional, tudo bem? Parece uma bobeira mas é um caso muito especial, é uma ótima pergunta. Para resolver depende de um conhecimento mais profundo na parte de animação do 3ds max. Assim vai encontrar diversas formas para resolver isso. Porque tudo acontece pelos pontos Pivots, se o Ponto Pivot não gira, é um parâmetro especial que faz girar, não tem como linkar normalmente, depende de recursos mais específicos. Um deles seria o Constraint Attachment, que está no menu Animation>Constraint. Com ele pode grudar a maçaneta numa face da porta, ai giraria com a porta. A outra forma seria com o Wire parameters, poderia fazer um Link do giro da maçaneta no parâmetro que faz abrir a porta, para isso teria que colocar o ponto Pivot da maçaneta na dobradiça da porta. Entre outras possibilidades. Mas em todas precisa ter um bom conhecimento de animação, uma área que o pessoal de maquete eletrônica não usa muito. Então, eu sugiro o seguinte: Transforma a porta em Editable Poly, seleciona os polígonos da porta, isso é feito facilmente com o Grow. Depois usa o Dettach para desanexar a porta, deixando o batente separado. Pronto, o ponto Pivot já está na dobradiça, é padrão, então, só precisa linkar a maçaneta normalmente que vai funcionar. Vai ter que girar a porta "na mão", sem usar o parâmetro especial do plugin Doors, porque será perdido, mas é mais simples fazer assim. Poderia criar um controlador especial para a porta, colocando num item no Modify, igual antes, mas ai depende do mesmo conhecimento para usar as opções que descrevi primeiro, então, não vale a pena. Usa o Snap para girar que fica facinho, você liga o Snap teclando "A". Abraços
André Usei o Constraint mesmo. Funcionou perfeitamente. :D Muito obrigado!
De perto ninguém é normal...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707779.

Total de membros registrados: 135362

Últimos membros registrados: dsabavda, sunitabhandariji, Nawari026, avol, Vitoria Luiza , JEFFERSONLUIZ, bobenick09@, ergerfgerg01.

Usuário(s) on-line na última hora: 607, sendo 2 membro(s) e 605 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WinterPT, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.