Oi Laio, tudo bem?
O tutorial que a Elis te indicou usa o Hair And Fur do 3ds max para distribuir os fios em cima do quiosque, simulando sapé e piaçava.
Agora, se quiser fazer uma cabana bem rústica com o telhado formado por folhas de palmeira ou similar, você pode seguir exatamente a mesma técnica explicada no tutorial, mas em vez de usar os fios padrões do Hair And Fur, basta substituílos por qualquer Plane com mapa de opacidade como fazemos com pessoas e vegetações 2D, por exemplo, pois o Plane vai respeitar a distribuição e curvatura dos fios.
É só entrar no menu Tools do Hair And Fur, clicar no botão Instance Node, como mostra a imagem em anexo, e selecionar o Plane com a imagem da folha que desejar.
Para funcionar direito é importante que o ponto Pivot do Plane esteja bem na raiz da folha, ou seja, no canto do Plane onde fica o caule e não na ponta da folha ou no meio dele.
Você ajusta o ponto Pivot no painel Hierachy, clicando no Affect Pivot Only para mover apenas o ponto Pivot, mas lembre-se de desligar o Affect Pivot Only quando terminar para conseguir mover os objetos novamente.
Abraços e tudo de bom.
André Vieira