Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

A R K A I K O   Maringá - PR - AC
arbarcelos   Porto Alegre
Alexandro   Cascavel - PR
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
elisalage   italia - Internacional

Portfólios Ver Mais

Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG
VFX Daniel   rua das domésticas - SC
alairjr1   Juiz de Fora - MG - MG
humbertovasconcelos duar   Porto Seguro- Ba- Brasil - BA

COMO ALINHAR & SOLDAR DUAS FACES DE DOIS OBJECTOS ( TIPO IMANO )

Por: anonymumm  

Em: 11/05/2018 12:42

Oi Anonymumm, tudo bem?

Qualquer dúvida ou problema que tiver quando seguir o passo a passo é só falar.

Sobre o lance de colisões, o Max tem um sistema de simulação física, mas ele é usado para animação ou para distribuir objetos.

Então, por exemplo, se quiser encher um recipiente com grãos de café você pode usar o MassFX para calcular fisicamente a colisão dos grãos com o vidro, facilitando muito o trabalho.
Agora, poder habilitar a colisão entre os objetos da cena na movimentação manual na Viewport seria sensacional e tenho certeza que a maioria dos usuários iria gostar.

A dica que o Screaming Fox postou também é excelente, eu tentei simplificar ao máximo o meu passo a passo, mas o ideal é fazer como ele falou, licando os Boxes num Helper, normalmete um Dummy ou um Point Helper.

Os Helpers não são renderizados, eles servem apenas como objetos de apoio, basicamente para usar o ponto Pivot deles como raiz dos Links.

No caso do meu passo a passo, você iria criar um Dummy alinhado com o Box amarelo e faria o Link do Box amarelo no Dummy igual fez do Box azul no amarelo, assim, quem iria controlar a posição e rotação de toda a estrutura seria o Dummy e não o Box amarelo.

Já sobre o Float Limit que ele mencionou, é uma ótima alternativa para restringir a movimentação e rotação do objeto diretamente na manipulação na Viewport sem precisar usar os Manipulators.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Mas é uma idéia interessantissima pra se fazer um rig de estudo... Pq, por exemplo 'no mundo real', os imas desse formato teriam mesmo uma coisa parecida se vc girar só 'deslizando' na ortogonal ou girando, mas, por exemplo, se vc cruzasse os 2 box (os 2 imas), e pressionasse de um lado, o pivot da rotação ('no mundo realzinho') seria na verdade o meio da superficie do outro objeto q n ta girando... XDD.. 

E n seria um rig nem tecnicamente simples nem pouco trabalhoso de se fazer (isso pra mim q n manjo de programação... talvez pra um cara q manje desses 'paranauê' todas essas fantasias nossas se tinjam ante um matiz de coisa mais crivel..) ... Mas é mais ou menos assim mesmo (de uma maneira extremamente resumida), é o mesmo q, por exemplo, 2 esferas se tocando, o giro de uma vai ter q ser pertinente à superficie do outro, etc... etc.. É um rig realmente classico e muito dificil de se fazer... a gente faz pra peças e tal, mas, fazer isso com qualquer objeto e tal seria realmente uma evolução interessante nos programas 3d.. :).. etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Screaming, tudo bem?

Realmente seria um Rig dificílimo de fazer para simular a ação entre dois imãs, porque o Pivot teria que mudar conforme a face do imã, como você ressaltou muito bem.
A única forma que consegui pensar para tentar resolver o problema seria usando o Plug-in gratuito Animatable Pivot, que o autor fez para o Max 2016, mas disponibilizou o código e o David Baker, do site MaxPlugins.de, recompilou para as versões mais recentes.

Ele é um Transform Controller que permite animar objetos em torno de um Pivot e animar o próprio Pivot, então, com ele é fácil fazer um Box rolar pelo chão, por exemplo, entende?
Acho que seria uma boa idéia para o Rig dos imãs, não acha?

Dá uma olhada no site do Plug-in: http://www.joleanes.com/animatable-pivot.html

O download para o Max 2018 é esse: http://www.maxplugins.de/r2018_files/joleanes/animpivot_1.0.6_Max2017_2018.zip

Eu adoro esse tipo de problema, o mais gostoso de trabalhar com animação para mim é solucionar a animação, mais do que animar propriamente, então, o ruim de ler essa sua idéia é que me dá vontade de parar tudo que preciso fazer para testar esse Rig. rsrsrsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707764.

Total de membros registrados: 135351

Últimos membros registrados: Otsuki026, wsakhrta, Luffe22, lemos1504, Cerioli, diego henrique, mcarval, Giovanni Avanzo.

Usuário(s) on-line na última hora: 395, sendo 1 membro(s) e 394 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Otsuki026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.